Dayse Vescovi
Se manter inerte diante de situações que exigem ações benéficas não é agir com sabedoria, mas sim com covardia! Dê a chance do livre arbítrio ao sujeito. A inércia não muda estado. Aja pelo bem!
Rede social tem etiqueta da boa educação sim! Se alguém curtiu seu post, escreveu algo para você visando te prestigiar, seja educado e recíproco. Um obrigado não mata ninguém, pelo contrário, inicia uma onda de pessoas mais educadas.
A síndrome da pouca fama tomou conta das redes sociais. Todos querem telespectadores e bajuladores, mas não estão dispostos a serem espectadores de nada e nem de ninguém.
Impressionante como aumentou drasticamente o número de astros hollydianos nas redes sóciais. São tantos elogios e comentários, que todo e qualquer ser recebe, que ficou impossível ser agradável e gentil respondendo com um simples obrigado. Ser educado é um gesto de pessoas que têm valor e se baseiam em princípios da boa convivência recíproca.
Rousseau dizia: "Ninguém nasce mau, a sociedade corrompe". Estava certíssimo! Hoje em dia um adulto educado "passa carão" quando cumprimenta uma criança ou adolescente, e estes fingem não ser com eles e tampouco fazem questão da reciprocidade da boa educação. Onde estão seus espelhos da boa educação?
Os pais querem educação de qualidade, mas não qualificam seus filhos para que sejam respeitosos e receptivos a aprenderem e a evoluírem. Pois, os próprios pais já qualificaram os professores como incompententes na missão do educar e ensinar. Controverso, não?!
O bom pai não é aquele que não vê, ou finge não ver as reais qualidades e defeitos de seus filhos. O bom pai está atento aos defeitos e age para corrigí-los ou amenizá-los, assim como valoriza as boas ações, reforçando o que realmente têm valor.
O melhor presente que você pode dar ao seu filho, através de suas ações, é a transmissão de valores éticos e morais que contribuirão para a formação de um ser que poderá ser útil e transmissor dos bons costumes no meio em que vive.
O livre arbítrio é de fato utilizado quando um ser tem a consciência e a capacidade de análise das consequências de suas ações. Se mesmo sabendo que sua ação causará algum dano a alguém e, mesmo assim utiliza seu livre arbítrio e prefere fazê-lo, esse ser tem um grave defeito na constituição de sua moral, restando- lhe somente arcar com as consequências.
O céu de Monet é algo que alegra a alma. Vira e mexe temos a possibilidade de apreciá-lo, mas só o enxergará aquele que olhar para o céu com os olhos da alma e do coração.
Muitos pais delegam a responsabilidade da decisão aos seus filhos quando ainda pequenos e imaturos. Quando crescem, querem que os mesmos acatem ordens...
Não sou perfeita e tampouco dona da razão. Apenas acerto mais pelo simples fato de estar disposta a ouvir e a escutar os diversos lados das histórias e analisá-las.
Tem gente que é mega capaz em condenar as ações alheias, mas são incapazes de analisarem as consequências de suas próprias ações.
A ignorância muitas vezes não se trata de algo opcional, são muitos os fatores envolvidos. Já a arrogância atrelada à agressividade é algo opcional e definirá qual é o seu caráter.
Para o interesseiro, o valor das pessoas não está em suas ações nem tampouco em seu bom caráter, mas sim na vantagem que ele poderá ter.
Não é que eu me afaste de certas pessoas, é que eu prefiro me aproximar de quem é mais receptivo e recíproco.
Educar uma criança na crença de que ela é a voz que comanda, independente de suas vontades, não é contribuir com a vida de um adulto autônomo e útil ao mundo.