David Livingstone
David Livingstone nasceu em Blantyre, Escócia, no dia 19 de março de 1813. Estudou medicina e levado por ideais humanitários e pela sede de aventuras, oferece seus serviços à Sociedade Missionária de Londres. Em 1840 é ordenado missionário e com 28 anos embarca pela primeira vez em direção à África, chegando a Kuruman o posto mais avançado da exploração europeia no continente africano.
As missões na selva, além de evangelizar os povos africanos, realizavam atendimento nos postos médicos, ensinavam a população a cultivar a terra e a criar animais. Acompanhado de alguns nativos, Livingstone atravessou florestas, planícies, aglomerações indígenas e fez anotações de tudo que vivenciou. Aprendeu o idioma dos nativos e conquistou a confiança de alguns povos.
Livingstone era um missionário Metodista e se opunha ao tráfico de escravos, entrando em choque com os traficantes holandeses. Em 1855, atravessou a África Meridional de um extremo a outro, encontrando rios, lagos e cataratas. Em 1858, é homenageado pela Rainha Vitória, sendo nomeado cônsul britânico na costa Oriental da África. Faleceu em Old Chitambo, Zâmbia, África, no dia 1 de março de 1873.