Dante Alighieri
Dante Alighieri, (1265-1321) foi um importante escritor e poeta italiano da Idade Média. "A Divina Comédia" tornou-se a obra máxima da literatura medieval. Foi escrita em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, numa viagem além-túmulo, onde Dante é o personagem principal.
Dante Alighierei (1265-1321) nasceu em Florença, Itália, provavelmente em maio de 1265. Com nove anos apaixona-se por Beatriz, que seria a musa de suas obras. Estudou em duas escolas religiosas: os conventos de Santa Croce e Maria Novella. Seu interesse pelos textos bíblicos só é superado pelo estudo dos grandes clássicos romanos e gregos, sobretudo os poetas.
Em 09 de fevereiro de 1277 casa-se com Gemma Donati, numa aliança entre as duas famílias. A ela e aos quatro filhos Dante jamais se referiu em todos os seus escritos. Em 1290 morre sua amada Beatriz e em 1292, escreve "Vita Nuova" que é um canto de louvor à sua musa.
Em 1305 começa a escrever dois grandes tratados: O Convívio e Sobre a Eloquência Vulgar, onde mistura suas teses políticas, religiosas e filosóficas. Provavelmente nessa época começa também a redigir a Comédia, que as gerações seguintes denominaram Divina Comédia.
A Divina Comédia, é considerada a obra máxima da literatura medieval, é um poema alegórico, em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso, em que as preocupações éticas, políticas e sociais se juntam a uma imaginação prodigiosa, à lírica exaltação da mulher amada, Beatriz e a um vasto conhecimento que o poeta tem de seu tempo.
Em 1317, a primeira parte de sua obra já era conhecida pelo público. A segunda parte foi publicada em 1319 e a terceira após sua morte. Dante Alighieri morreu em Ravena, Itália, no dia 13 de setembro de 1321.