Danilo Gandin
A experiência não vem de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas que aconteceram.
O planejamento trará a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão.
A precisão no corte do bisturi, a clareza sobre as condições globais e específicas do paciente, o domínio da teoria médica e o compromisso com "aquele" doente são de igual importância para a saúde.
Não será possível nenhum peixe razoável sem pensar no anzol e na rede, sem distinguir o rio do mar, sem conhecer linhas e iscas, sem apanhar chuva e sentir o sol.
O longo voo das aves, desde o gelado Canadá ao calor do Brasil, ultrapassa todas as dificuldades, as aves "sabem" o seu destino
Se você tem baratas na sua cozinha, terá que livrar-se delas, mas não poderá fazer disto a grande tarefa de sua vida.
Você pode numa emergência, comer abóboras durante uma ou duas semanas e ser feliz; se por obrigação ou por comodismo, fizer isto por alguns anos, será frustrado.
Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade: há que se ir por ela para aumentar a rapidez e a segurança, mas é preciso estar atento à eficácia dos atalhos e à alegria e plenitude da paisagem.
Se não conhecemos nossos pontos fracos, nossas falhas e nossa incoerência, não poderemos alcançar nenhuma dignidade.
Andar algum passo, a cada dia, na direção traçada como debater o rumo e questionar se caminhamos nele.
Tanto mediram, avaliaram e estudaram o terreno que faltou tempo para semearem, cultivarem e colherem.
Se alguém for atirado em alto-mar para aprender natação, provavelmente morrerá; se ficar numa piscina com água pelos tornozelos nada aprenderá; o melhor modo de aprender a nadar é exercitar-se em águas com profundidade tal que, ao mesmo tempo, obrigue ao esforço e permita o descanso quando necessário.
A unidade não vem do fato de todos, pessoas e setores, de uma instituição realizarem as mesmas ações, mas de todos caminharem na mesma direção.
Na escola de hoje, muitos somos como marinheiros (esforçados ou não) que pintam (bem ou mal) as partes superiores do navio que naufraga inexoravelmente.
Qualquer tentativa de agir a partir do que "todo mundo diz" e do que "todo mundo faz" é um fazer sem sentido e um permanecer imaturo.
Minha mãe teve seis filhas seguidas. Quando já eram meninas crescidas, traziam problemas porque queriam preparar o almoço junto com ela que tinha muito pouco tempo para isto. Para que não incomodassem, ela organizou toda uma "cozinha" na rua e as meninas faziam sua "comidinha", com terra, folhas e gravetos.