Daniela Bonelli
Céu azul. O Sol querendo transparecer ao meio das nuvens brancas. Areia escaldante. Mar agitado. Pessoas correm de um lado para o outro para não queimar seus pés. Crianças brincam no razo do mar. Casais passam abraçados a minha frente. Fico com saudades do meu amor que aqui não está. Sinto o sol queimar, porém ele custa a me deixar marcas. Mulheres de todas as idades com o bubum para cima para pegar uma corzinha. Os Homens dentro da água batendo papo furado. Alguns vovôs e vovós jogam frescobol. Outros lêem livros enquanto esperam a sol se pôr. Final da tarde, as famílias pegam suas coisas, desarmam seus guarda-sois, fecham suas caixas de isopor, chamam as crianças para lavarem os pés, e vão para casa. Todos começam a deixar a praia vazia. A areia passa a esfriar, e o mar a se acalmar. Ali fica um Deserto frio, a espera de um novo inferno tropical chegar pela manhã.
Desde quando meus olhos se prenderam no teu sorriso, ele não conseguiu mais tirá-los da mente, e de certa forma nem do coração. Eu te admirava de longe, e no fundo sabia que eu tinha que ir atrás do que eu queria. Do que eu buscava em você. Os dias e meses foram se passando, e a gente ia ficando cada dia mais próximo, e a cada dia que ficavamos mais próximos você ganhava um pouco de mim. Ganhava meu sorriso, o meu pensamento, o meu coração (..) E ganhou. Ele é teu de “certa forma”. Mas se for pra ver teu belo sorriso todos os dias, eu te deixo partir, te sinto longe agora, a cada dia. Te sinto distante, te sinto com o pensamento longe, e com o coração na mão. Mas eu não vou te prender, vou deixar você escolher, pois quando deixamos nossos pássaros voarem, como dizem “se voltar é seu”. E é isso que vou fazer. Voe, que estarei com os pés no chão esperando você voltar, ou para ver você partir.
A gente é tão bom né? A gente faz tudo por um amigo, a gente escuta, a gente cuida, a gente protege, a gente desfaz a gente constrói. Mas quando nós precisamos de tudo isso, aonde eles estão? Aonde procurá-los? Bom.. nem todas as pessoas são boas, nem todas as pessoas gostam de ajudar, e retribuir tudo o que recebe. Infelizmente ou felizmente sou a pessoa que ajuda, e que não recebe ajuda em troca quando eu mais preciso.
Eu me vejo perdida em cada detalhe teu. Eu me derroto todinha no teu sorriso, e minhas pernas bambão com o jeito que olha pra mim. Eu sei que posso dar meus braços e minhas pernas, colocar minhas mãos e meu coração ao fogo por ti. Porque eu reconheço amor verdadeiro de longe.. e sei que esse amor, foi Deus que reservou pra mim, reservou pra ti, pra ser eterno. Demorou, custou, mais finalmente as coisas deram certo. Vários meses, e um ano se passou e as coisas só melhoram, e vão melhorar ainda mais daqui pra frente. Sei que é o homem que escolhi para eu ver ali, de terno e gravata me esperando no altar, em uma igrejinha simples, ou até mesmo na beira de uma praia. Estarei lá, de branco, véu e grinalda, para te dizer perante a Deus, que estaremos juntos, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe.
Homens, garotos, meninos. Gostamos quando nos abraçam forte, sem dizer nada. Gostamos de beijos roubados, gostamos que nos surpreendam. Achamos lindo ganhar flores. Vocês ficam muito fofos quando ficam tímidos. Adoramos receber elogios, mesmo que a gente fique negando o que falam. Amamos quando mandam uma “sms” que nos deixe surpresa. Nós, meninas, amamos quando nos mandam escutar uma música porque vocês lembram da gente ao escutá-la. Achamos a coisa mais fofa receber uma carta escrita. O perfume de vocês, são suas identidades, nos deixam loucas quando passam por nós. É lindo ouvir vocês falarem de seus sentimentos, mesmo sendo do jeito mais simples do mundo. Adoramos quando dizem coisas bobas só para nos tirar um sorriso encabulado do rosto. Vocês, que nos fazem se sentir bem, apenas por estarem por perto. O abraço que nos deixa completamente segura do mundo lá fora. E aqueles olhares, que nos deixa sem chão e ao mesmo tempo sem jeito. Homens, vocês podem tanta coisa, mas do que imaginam. É só reagirem realmente como um.
Nossas vidas foram entre laçadas a partir do momento em que seus olhos cruzaram aos meus.. Eu sei que o amor não surgiu ali, naquele momento, naquela hora. Ele demorou para surgir, e para ser percebido.Mas desde aquele momento eu sinto que Deus havia colocado uma sementinha em cada um de nossos corações. Eles foram crescendo, se abrindo, se multiplicando até nossos corações ficarem totalmente ligados um com o outro. A chegar em certo ponto de não conseguirmos mais nos distanciar. Sabe, você é um anjo na minha vida, um anjo que posso enxergar com meus próprios olhos, um anjo sem asas, sem auréola, e sem vestimentas brancas. É um anjo humano, um anjo que chora, um acho que sorri, que dá gargalhada, um anjo per(feito) pra mim, um anjo que ama, um anjo que entregue em minhas mãos, pra mim cuidar e pra mim dar e receber amor. Eu sei que nada do que nos acontece é por acaso, e nem você é meu simples “acaso”. Você é o meu destino. Deus o concedeu para ficar comigo. Pra construir uma vida inteira junto a mim. E sabe aqueles tantos planos? Eles não irão acontecer da forma que planejamos, vão ser melhores que isso. Assim como tudo o que planejávamos lá.. desde o nosso princípio. Meu menino-homem, como você cresceu, parece que quando te conheci eras uma pequenino, agora já te enxergo um homem, um ser capaz de poder fazer com que todos seus sonhos se tornem possíveis, que se tornem reais. Ah, meu grande homem.. como me orgulho de ti, como seria minha vida sem ti. E sabe o que eu vejo agora? Nosso filho perguntando da nossa história, de como nos conhecemos, e porque resolvemos nos casar. E sabe o que eu vou responder? Amor. Não há palavra mais forte, e mais concreta que isso pra você. Amor.
Aí tem uma hora, que chega alguém, que te mostra que é igualzinho você, dos pés a cabeça. Aparece alguém que vai te entender, que vai te escutar seja para falar qualquer asneira. Aí você vai se sentir completo, você vai se sentir de bem com a vida, porque sabe que tem alguém ali pronto para tudo, pronto para o que der na telha. Vai te acompanhar nas curtições, nas horas de foça, e quando for para apenas estar fazendo companhia, esse alguém é a sua melhor amiga.
Não entendo porque as coisas persistem em acontecer comigo. Não entendo. Nunca fui de expressar meus sentimentos, minhas revoltas e minhas mágoas.. Mas a garotinha aqui, resolveu crescer, resolveu não engolir mais nada tão facíl, deixar ser a “cabeça fria”. Ela cresceu, de uma hora pra outra. Seu coração mole não à trouxe benefícios algum. Agora a menina cresceu, coração de vidro, sem medo de chorar, sem medo de se machucar, já acostumou tanto com a dor que hoje nada mais vai derrubá-la. A “menininha de família”, doce, tímida e com medo de errar.. já não existe mais, ela morreu.
Porque não consigo de tirar da cabeça? Porque sinto teu perfume ainda no ar? Porque não consigo parar de falar com você? Porque não consigo ver um filme e não imaginar nós dois? Porque não consigo imaginar outra pessoa quando abraço meu travesseiro? Porque não consigo deixar de mandar uma mensagem se quer durante o dia? Porque não consigo parar de fuçar a sua vida? Porque não consigo parar de me importar? Porque não consigo parar de ver nossas fotos? Porque não consigo parar de pensar em uma solução para nossos problemas? Porque não consigo viver sem você, porque?
Me desculpe por essa minha obsessão em escrever. É que consigo me expressar livremente em palavras escritas do que faladas. É um erro, eu sei. Quero que vá para longe com a certeza de que aqui ficarei, aqui permanecerei com meus versos e meu coração a espera da sua volta. Vai belo príncipe, vá cavalgar com seu cavalo branco em meio a mata, a procura de ar livre. Vá singelo príncipe, com a certeza que aqui te esperarei, que quando retornar-tes estarei na porta de seu quarto esperando um abraço de “oi, tudo bem? Prazer.” Volte, com a certeza de que meu amor é infinito, e que não haverá perigos. Volte com o alívio de começar do zero. Volte purificado, volte para meus braços.
Por favor, jogue todos os planos fora, pegue um papel e uma caneta, e reescreva-os. Escreva novamente tudo aquilo que pretendes, e tudo aquilo que anceias. Escreva do que sente saudades. Escreva o que quer. E o que não quer. Mas escreva apenas o que vai te fazer sorrir. Não escreva planos possíveis demais, porque a dificuldade e o sofrimento fazem parte. Pegue um papel em branco, sem nenhuma rasura. E comece novamente, letra por letra. Quando estiver pronto, me avise. Vou aí buscar.
E daí tem aquele momento, em que nossos olhos se encontram, o silêncio fica, e a vontade do beijo vem chegando.
Namorar não é prisão. Não é ficar preso em casa, ter que dar satisfações para alguém aonde quer que você vá, deixar de usar roupas curtas, não se arrumar para não ficar bonita, não cumprimentar seus amigos, não aproveitar a vida literalmente. Namorar é ter alguém do seu lado, compartilhar dores e alegrias, segredos e fofocas. Namorar é poder beijar a hora que quiser, é poder ganhar abraços apertados quando desejar, é ganhar carinho na hora de dormir, é acordar com um beijo de bom dia, é brincar com alguém feito criança se sentindo adulto o suficiente. Namorar é ter um melhor amigo de verdade, que não combina algo para fazer com você final de semana, é aquele que te acompanha aonde quer que você vá, que te liga no meio da noite se você precisar, corre pra socorrer se um dia você necessitar. Namorar é ter um anjo perto de você, é ter um amor pra vida inteira, é planejar a vida, é ter um irmão, um melhor amigo, um pai e uma mãe. E o indevido que achar que namorar é perca de tempo, não sabe que é ele que está perdendo muito tempo não conhecendo o que é amar.