Daisaku Ikeda
Daisaku Ikeda (1928) é um líder budista, escritor, poeta e educador japonês. É o presidente da organização budista Soka Gakkai.
Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, no dia 2 de janeiro de 1928. Ainda adolescente viu seu país ser devastado durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época conheceu Josei Toda, líder da organização budista Soka Gakkai, fundamentada na filosofia do monge budista Nitiren Daishonin, que afirmava que todas as pessoas têm o potencial para atingir a iluminação.
Em 1947, Ikeda entrou para a Soka Gakkai e após a morte de Toda, assumiu a presidência da organização, dando início à propagação da filosofia em outros países. Desde então tem implantado uma extensa rede global que além de ensinar a prática e a filosofia do Budismo, promove a causa da paz, cultura e educação em várias partes do mundo.
Em 1968, Ikeda fundou em Tóquio, as Escolas Soka Second do ensino básico e superior, em 1971 criou a Universidade Soka e em 2001 fundou a Soka University of America, onde desenvolve um sistema de educação humanística.
Em 1974, foi convidado para lecionar na Universidade da Califórnia e no ano seguinte lecionou na Universidade Estadual de Moscou, o que marcou o reconhecimento internacional das contribuições de Ikeda para a promoção da educação e da paz.
Entre suas publicações estão: “Revolução Humana” (12 vol.), “Nova Revolução Humana” (23 vol.), “Desafio de Uma Nova Era de Paz” e “Diálogo Sobre a Juventude” (03 vol.).