Biografia de Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda (1928) é um líder budista, escritor, poeta e educador japonês. É o presidente da organização budista Soka Gakkai.

Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, no dia 2 de janeiro de 1928. Ainda adolescente viu seu país ser devastado durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época conheceu Josei Toda, líder da organização budista Soka Gakkai, fundamentada na filosofia do monge budista Nitiren Daishonin, que afirmava que todas as pessoas têm o potencial para atingir a iluminação.

Em 1947, Ikeda entrou para a Soka Gakkai e após a morte de Toda, assumiu a presidência da organização, dando início à propagação da filosofia em outros países. Desde então tem implantado uma extensa rede global que além de ensinar a prática e a filosofia do Budismo, promove a causa da paz, cultura e educação em várias partes do mundo.

Em 1968, Ikeda fundou em Tóquio, as Escolas Soka Second do ensino básico e superior, em 1971 criou a Universidade Soka e em 2001 fundou a Soka University of America, onde desenvolve um sistema de educação humanística.

Em 1974, foi convidado para lecionar na Universidade da Califórnia e no ano seguinte lecionou na Universidade Estadual de Moscou, o que marcou o reconhecimento internacional das contribuições de Ikeda para a promoção da educação e da paz.

Entre suas publicações estão: “Revolução Humana” (12 vol.), “Nova Revolução Humana” (23 vol.), “Desafio de Uma Nova Era de Paz” e “Diálogo Sobre a Juventude” (03 vol.).

Acervo: 52 frases e pensamentos de Daisaku Ikeda.

Frases e Pensamentos de Daisaku Ikeda

"A morte não é a maior tragédia do ser humano, é pior quando algo vital dentro da pessoa morre enquanto ela ainda está viva. "

Há momentos difíceis na vida.
Grandes ou pequenas, as dificuldades
Podem ser decisivas.
Somente a firme determinação
De enfrentar as adversidades
Leva o indivíduo a vencê-las verdadeiramente.
Nessas horas cruciais,
Jamais hesite o mínimo.

Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente a não esperar apenas bons momentos, e nem a detestar os maus.

Nas horas de aflição os problemas parecem intermináveis. Porém, não é assim. O inverno sempre se transforma em primavera, sem falta. Não há inverno que seja eterno. Por ter sofrido muito mais do que os outros, você compreenderá muito mais os sentimentos das pessoas. Por ter passado por grandes aflições, será mais sensível à cordialidade das pessoas.

Uma pessoa que consegue brilhar nas sombras consegue ser feliz em qualquer lugar, em qualquer circunstância.