clarice klegin

1 - 25 do total de 30 pensamentos de clarice klegin

o folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem..

um outro processo a merecer atenção é o da espetaculização das manifestações folclóricas pela pressão dos meios de comunicação de massa e do turismo. Algumas das manifestações tradicionais guardam a natureza de espetáculos, que têm sido levados à exacerbação, convertendo-se em produto da cultura de massas. O exemplo mais evidente é o do boi-bumbá de Parintins. Preocupante, porém, é o caso de manifestações de natureza ritual, reservadas aos membros de comunidades religiosas, que por seu exotismo estão sendo cooptadas para converter-se em eventos de massa. É o caso das panelas-de-Iemanjá, convertidas em festivais para turistas. Diante desse quadro, torna-se necessária uma nova postura liberada dos preconceitos etnocêntricos, a reciclagem das técnicas de pesquisa em trabalho interdisciplinar com a incorporação das contribuições renovadas das ciências humanas e das ciências da linguagem, o uso de novas tecnologias e equipamentos disponíveis".

Sinto saudades do tempo em que conhecia meus sentimentos;
Do tempo em que sabia o motivo pelo qual eu chorava ou sorria;
Dos momentos em que eu vivia plenamente minha vida;
Sinto saudades de tudo o que vi e vivi, porque sei que minha alma estava tranqüila nesses momentos;
Hoje quando tento me encontrar te vejo em tudo. A mesma dor, as lembranças das promessas vazias, tão vazias que nem mesmo você acreditava das juras de amor que me faziam sonhar e que com o tempo foram me dominando.
Por mais que eu tente não consigo entender como pude me entregar a um amor tão esnobe, um amor incapaz de amar, de fazer feliz, de se permitir ser feliz.
Hoje vejo todos os defeitos que antes me pareciam preciosidades. Hoje sinto um vazio que ainda não sei explicar o que é e que talvez um dia o tempo me permita entender.
Hoje sei que de todas as coisas ruins que você me fez sentir a pior ainda esta comigo: a lembrança de saber que alguém como você ainda existe.
Sinto tanta falta de mim que só vou me reencontrar quando conseguir dizer com toda serenidade que não me lembro quem você foi, é ou será.
Infelizmente um amor nem sempre vem como amor.

Em todas as coisas belas da vida existe magia, como explicar o encanto
que certas pessoas exercem sobre a gente? É tão difícil explicar e tão
fácil de perceber.
Há magia no ar, quando algo de especial acontece.
É tão bom viver esses momentos. Por um instante perceber a sincronia,
fazer parte de um segredo, estar vendo as engrenagens do universo se
encaixando com perfeição, porque nada - mas nada mesmo - acontece por
acaso...

Com a noite veio a solidão porque é nas horas mais mortas que a nossa alma se põe de joelhos e começa a refletir sobre as coisas que ama.
E a noite parecia um manto alto trazido pela tristeza e a nevoa enroscando se na imensidão de vales desolados amortecendo a própria voz dos ramos batidos pelo vento.
E a solidão veio falar de saudade.
Era uma estranha nevoa coroada por uma luz que ia entrando lentamente no meu coração.
Era uma estranho sentimento que iria acariciando de leve a minha alma tocando os recantos mais íntimos do meu ser.
Compreendi então, meu amor a tristeza de estar sozinha, pois junto comigo trazia as infinitas magoas de sonhar com a ausência de ser amado.

Se o Tempo demorar…
se a Distância se aproximar…
se o Medo chegar…
se a Tristeza invadir:
Mostre ao Tempo que Tu sabes esperar.
Diz a Distância que o amor não tem limite.
Revele ao Medo sua coragem.
Destrua a Tristeza com um sorriso de felicidade.
Mais acima de tudo seja SEMPRE FELIZ

O AMOR E O ORGULHO
Uma vez o amor se apaixonou perdidamente pelo orgulho.E decidindo conquistar o orgulho.O amor ligava todas as noites, se declarando e falando as mais lindas palavras, e o orgulho sempre forte, ria, não tava nem ai.
Um dia o amor distraído foi atropelado.No hospital esperando a hora de partir decide ligar pro orgulho, E mesmo assim ele continuava forte, depois de dois dias o orgulho descobriu que o amor tinha morrido e em sua sepultura o orgulho se declarou, mas já era tarde demais.
Por isso se declare pra quem você ama, deixe seu orgulho de lado,antes que seja tarde demais,
por que o amor por mais forte que seja um dia acaba.

Quando me apaixonei,não pude escolher quem seria
Nem pude perceber que um dia eu sofreria.
Como gostaria que me amasse como eu te amo Mas não adianta,do jeito que você é,não daria certo mesmo...

Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado a uma cirurgia de emergência. Ele respondeu ao chamado, o mais rápido possível, mudou de roupas e foi diretamente para o bloco cirúrgico. Ele encontrou o pai do menino indo e vin
do na sala de espera do médico. Depois de vê-lo, o pai gritou:

"Por que você tomou todo esse tempo para vir, não sabia que a vida de meu filho está em perigo... você não tem senso de responsabilidade??"

O médico sorriu e disse: "Desculpe, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a chamada... E agora, eu gostaria que você se acalma-se para que eu possa fazer o meu trabalho"

"Me acalmar? E se fosse seu filho quem estivesse nesta sala agora, você estaria calmo? Se o seu filho fosse agora o que estivesse morrendo?" Disse o pai irritado

O médico sorriu novamente e respondeu:. "Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia "Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus" Os médicos não podem prolongar a vida. Vou interceder por seu filho, vamos fazer todo o possível pela graça de Deus "

"Dar conselhos quando não estamos em situação é tão fácil", murmurou o pai.

A cirurgia levou algumas horas, depois que o médico saiu feliz, "Graças a Deus! Seu filho está salvo!"

E sem esperar por uma resposta do pai, com muita pressa olha para o relógio e foge. Ao mesmo tempo que vai, ele disse: "Se você tiver alguma dúvida, pergunte a enfermeira!"

"Por que é tão arrogante? Não podia esperar mais alguns minutos para eu pedir mais informações sobre o estado do meu filho"

E a enfermeira, cheia de lágrimas pelo seu rosto:

"O filho do Dr. morreu ontem em um acidente de estrada, o médico estava no cemitério quando você chamou para realizar a cirurgia do SEU FILHO. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele correu para terminar o sepultamento de seu filho."

Não julgue as pessoas, você não sabe qual é a realidade delas...

Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe nada sobre a vida dessa pessoa e o que está acontecendo na vida dela.

"Se você ler esta mensagem, clique em Compartilhar, para que outras pessoas possam vê-la e refletir sobre isso."

É necessário aprender a "ficar triste"
Hoje irei falar sobre um dos tópicos, para mim, mais cruciais e importantes da sociedade pós-moderna: a questão da felicidade. Na realidade, será apenas uma abordagem, de muitas, dessa questão, justamente me apegando ao contrário, de algum modo, que é a questão da tristeza.
Bem, para começo de conversa, a felicidade é basicamente o principal objetivo de todo o ser humano (pelo menos civilizado - se ainda fôssemos animais irracionais, o objetivo primário, naturalmente, seria sobreviver, procriar e garantir a manutenção da espécie). Mas não somos irracionais. E o ser humano, por isso, primariamente, busca ser feliz. E, durante os muitos séculos de nossa existência, essa felicidade foi buscada de muitas maneiras diferentes.

A questão é que, hoje, há talvez uma super valorização da felicidade que causa um problema muito grave. Vemos em séries de televisão, filmes, revistas e pelas redes sociais, um mundo onde todos são felizes, o tempo inteiro; onde ser feliz, como bem me disseram uma vez, parece uma obrigação. Mesmo quem não é, tenta parecer assim no facebook, no twitter e etc... (com suas raras exceções). O que isso cria? Uma impressão de que ser feliz o tempo inteiro é normal, de que todos são assim, de que todos devem ser assim. E o que isso cria num indíviduo normal, que naturalmente não é feliz o tempo inteiro? Uma simples pergunta: se eu não sou feliz assim, será que há algo de errado comigo? E o maior problema é quando essa pergunta se torna uma afirmação: há, de fato, algo de errado comigo.

Vejamos bem. A tristeza é um sentimento, como outro qualquer, como o sentimento de estar feliz (e não ser feliz). E, como todo o sentimento, ele é irracional (afinal, sentimentos são emoções) e independe de qualquer fator lógico externo para ocorrer. É claro que muitas vezes nos sentimos felizes por um motivo evidente (tivemos um filho! yay!) e nos sentimos tristes por um motivo evidente (perdemos um ente querido, etc...). Mas em muitos casos não há motivo algum para nenhuma das duas emoções, elas simplesmente acontecem. E podem acontecer por uma quantidade tão grande de fatores (que estão até mesmo ligados à alimentação e à química do corpo) que é simplesmente impossível termos controle sobre elas. E é aí que mora o problema. Nossa sociedade nos ensina a simplesmente não aceitar que estejamos tristes. Como se a tristeza fosse um sentimento que precisa ser eliminado e que pode ser controlado - e que aqueles que estão tristes são os excluídos. A questão é que, como com toda emoção, controlá-la não é possível. O que acontece, então, é que o indivíduo entra em um ciclo vicioso negativo. Se sente triste, não consegue aceitar, e como não consegue mudar, se sente ainda mais triste e ainda mais frustrado e, como dito anteriormente, passa achar que é um problema dele, que há algo de errado com ele, quando, na realidade, o problema está na sociedade - na mentalidade por ela criada e transmitida.

A tristeza não é algo negativo. E nem deve, necessariamente, ser visto como oposto a ser feliz. É completamente natural estar triste por algum motivo e por um bom período de tempo até, sem que se deixe de ser feliz. O que a sociedade precisa é entender que estar triste é algo natural e, na realidade, positivo, pois se trata de um processo essencial à mente e ao corpo para a construção de um indivíduo saudável. Isto é, é necessário "abraçar" essa tristeza em alguns momentos em vez de tentar combatê-la e de, inutilmente, tentar transformá-la em felicidade (o que leva ao ciclo vicioso falado anteriormente). Além disso, é necessário também repensar um pouco a questão da mídia, que a todo momento coloca o estar feliz o tempo inteiro como algo possível (o que não é) e normal; excluindo todos aqueles indivíduos que não estejam assim. Isso, assim como nas questões de padrões estéticos, acaba criando um padrão ilusório e inatingível, que leva inúmeras pessoas a se sentirem tão excluídas, mas tão excluídas, que a elas parece nem ser mais possível fazer parte, funcionalmente, dos ambientes sociais. E é claro que, naturalmente, a criação desse padrão ilusório tem muito a ver com uma sociedade de consumo, mas isso é assunto para uma próxima postagem.

“não havia nada que eu pudesse fazer, mas eu fiz.
Alcançar tal coisa era impossível, e eu busquei.
“Não havia mais esperanças, eu as mantive.
não me restava tempo para mais nada, e eu lutei ate o ultimo minuto.
Não queriam, mas eu insisti.
A ultima palavra já havia sido dada, mas eu ainda assim falei.
Enfim... Estou passando pela vida e tudo vai se fechando.”
“mas a felicidade esta em mim.
Pois se nada tenho, por tudo lutei.
E sem me arrepender de nada, num futuro poderei dizer: Tentei.
O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir...
Somente a tentativa nos possibilita a conquista.”
“quando te conheci houve um lugar um tempo e um sentimento.
O tempo ficou marcado, o lugar será sempre lembrado,
E o sentimento jamais apagado.”
“se eu tivesse que resumir minha vida em momentos felizes,
Resumiria no dia em que te conheci.”
“não chore ao ver momentos felizes acabados...
Mas sorria ao lembrar que um dia eles existiram.”
“lembrar é fácil para quem tem memória,
Esquecer é difícil para quem tem coração.”
“o amor é algo muito delicado,
Mas não há força no mundo capaz de destrui-lo.”
“o sonho as vezes nos da o que a realidade nos nega.”
“não faça de sua vida um rascunho,
Pois talvez não dará tempo de passar a limpo.”
“a maior dor não é estar longe das pessoas que amamos,
Mas sim estar perto e não consegui-las alcança-las.”
“por este motivo não me afastarei de você,
E nem cansarei de te dizer!!!!!!!”
“eu te amo!”

O dia de amanhã

o dia de amanhã,
sempre tem segredos.
nunca sabemos,
o que pode acontecer,
no dia seguinte.
no dia de hoje,
sabemos o que,
vai acontecer.
segredos são bons,
outros ruins.
mas sempre tem,
um segredo que,
guardamos para sempre.
podemos dizer que,
sabemos o que vai,
acontecer amanhã.
mas nunca diga,
que tem certeza,
por que de um dia para o outro,
tudo pode mudar.
o dia de amanhã,
somente quem sabe,
é o Jesus Cristo.
ninguém sabe,
o que poderá,
acontecer no dia de amanhã.

muitas vezes esperar por algo que você deseja muito é simplesmente esperar pela coisa mais linda de todas. nem sempre ficamos esperando a vida toda, mas o tempo que esparamos nos ajuda a perceber coisas incriveis que existem ao nosso redor. entao espere sim e muito mas não morra esperando, por que depois que você morrer não poderá mais notar as coisas lindas da vida.

Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e/ou do negro.

Faz alguns anos que DEUS te enviou a terra para iluminar a todos com a tua presença, e neste dia mais que especial de evidência a tua chegada ao mundo, as palavras não bastam para te homenagear, você é uma obra preciosa que DEUS criou e revestiu com muitas e boas qualidades, uma grande pessoa que admiro e quero muito bem.
PARABENS HOJE E FELICIDADES SEMPRE!

A vida é bela e podes torná-la linda,
mais bela ainda,
com o teu modo de ser.
que DEUS te acompanhe sempre e ilumine teus caminhos,
para que prossigas nas trilhas do bem,
que possas ser feliz,
fazendo seres felizes!
que continues espalhando paz,
alegria, amor e simpatia!

algumas pessoas acham que a vida é feita apenas de coisas simples e fáceis. mas nunca foi assim. pra ser bem realista,pessoas que pensam assim nunca conseguem o que querem. pois nunca sentiram o gosto de lutar por aquilo que se quer.
no mundo quem não aprende a sobreviver com o que ele tem a oferecer acaba morrendo ou se matando depois de certo tempo, apenas por não conseguir o que tanto queria.
muitas vezes devemos aprender a conviver com as coisas que não gostamos. não basta apenas tentar esquecer ou dizer que não faz falta por que faz. mas sim devemos nos amar mais e procurar soluções para os nossos problemas sejam eles quais forem.

A Razão

Eu nunca fui perfeito,
A tanto que eu queria te dizer,
Mas continuo aprendendo,
Eu nunca quiz fazer você sofrer,
Agora tenho algo a te dizer,
Você precisa saber,
Que eu sempre amei você,
Eu nunca quis te perder,
Achei uma razão pra viver,
E a razão é você.
Desculpe eu sei que errei,
Agora estou tentando consertar,
E tudo aquilo que falei,
Foi realmente pra te machucar,
Desculpa eu não pude evitar.
Mas você precisa saber,
Que eu sempre amei você,
Eu nunca quis te perder,
Achei uma razão pra viver,
E a razão é você.

sinto saudade
sinto saudade do medo,
do amor de primavera,
do cheiro do perfume,
do carinho das amigas.

sinto saudade do sol,
da lua durante a noite,
das estrelas que brilham,
da água gelada do verão.

sinto saudade de ser criança,
de brincar sem se machucar,
chorar por qualquer coisa.
sinto muitas saudades,
dos bons tempos de escola.
de sair com os amigos,
e de dar muitas risadas.

mas de uma coisa,
eu sinto muita saudade,
e até mataria se fosse preciso...
sinto saudade mesmo
é de você ao meu lado.

Nada adianta
Podemos fazer de tudo,
Tudo mesmo,
Mas quando chega a hora,
Não temos escolhas.
Podemos ate cuidar da saúde,
Mas isso só faz viver mais,
Mas não te livra da morte,
Querendo ou não,
Todo mundo morre um dia,
E vão todos para o mesmo lugar,
Podemos pagar indigências,
Mas isso não nos reserva um lugar no céu,
Viver anos e anos,
Mas um dia iremos morrer
E daí não tem mais volta.

a cada 10 pensamentos 9 são dedicados a alguém que acho que nem percebe que eu ainda penso nela e muito mais ela deve imaginar que eu jogaria tudo pro alto pra poder ter ela em meus braços outra vez então eu penso que essa pessoa pode me dar uma chance de fazer ela muito feliz

Jogo de baralho
Uns dizem sete vermelho,
Outros dizem sete preto.
Uns jogam uma carta,
E outros a recolhem,
Mas no fim de tanta concentração,
Apenas um deles vence o jogo.
Mesmo os que não se concentram no jogo,
Pedem ter a chance de no final vencer.
Então todo jogo, seja qual for ele,
Sempre tem apenas um vencedor.

foi preciso
foi preciso o sol para iluminar,
foi preciso que tivesse a noite,
para podermos ver a lua.
foi preciso existir o céu,
para ter estrelas à noite.
foram precisas muitas coisas,
as quais não damos valor,
e aquelas que gostamos de paixão.
precisamos de tudo ao nosso redor,
para que possamos viver felizes.
e o que não temos então,
corremos atrás até tê-las.
precisamos de tudo,
menos de desistir.

Um sonho de natal
Em um belo dia de natal do ano de 1998, uma família de duas mulheres e três crianças estavam comemorando seu natal em baixo de um viaduto na zona sudoeste de São Paulo. Uma família humilde e sem muitos conhecimentos.
Eu estava passando pelo viaduto quando vi essa família humilde. Olhei em seus olhos e pude enxergar a ausência do conhecimento do mundo que existe ao seu redor, me enchi de coragem e fui perguntar: Qual é o sonho de natal dessa família?
-Nosso sonho de natal é de um dia conhecer o Iguatemi: como não temos condições, este sonho nunca será realizado.
Ouvindo esse sonho que não seria difícil de realizar, cabe a mim então realizá-lo. Eu sei que não as conheço muito bem, mas pelo que pude sentir quando ouvi o pedido de natal, soube que essa família tinha bom coração.
Eu como não tenho com quem passar o natal, quero que entrem em meu carro que realizarei seu sonho.
quando chegamos ao Iguatemi percebi o brilho nos olhos de cada um, para mim isso foi mais que um presente. Foi uma grande realização em minha vida, e na vida daquelas pessoas.

quando lembrar
pense muito antes de tudo,
antes de lembrar de mim,
pense se é coisa boa,
e se não for não lembre.
quando lembrar
tenta sorrir, mas discretamente.
lembre dos momentos que passamos juntos.
lembre do meu jeito de andar,
de falar, de sorrir,
de olhar e de viver.
quando lembrar,
lembre que foi você quem quis acabar com tudo,
e que foi você quem me fez chorar.