Charlie Brown Jr
Charlie Brown Jr. foi uma banda brasileira que misturava vários ritmos como o rock, reggae, rap, hardcore e skate punk. Criada em 1992, a banda teve seu fim com a morte do vocalista Chorão, em 06 de março de 2013.
A banda Charlie Brown Jr. foi formada em Santos, por Chorão (Alexandre Magno), Champignon, Renato Pelado, Marcão e Thiago que, ainda sem nome, começou a se apresentar na cidade e só foi batizada em 1992.
Em 2002, a banda já fazia sucesso e tinha seu público fiel. Os primeiros álbuns da banda traziam músicas que criticavam o sistema capitalista, a classe política e denunciavam as desigualdades sociais e a passividade do povo brasileiro.
Em 2003, Charlie Brown Jr. lança o “Acústico MTV”, que foi marcado pelo sucesso. Em 2004 lança o sétimo álbum da carreira “Tâmo Aí Na Atividade”. Em 2005, após desentendimentos com Chorão e com a gravadora, Marcão, Renato Pelado e Champignon deixam a banda e são substituídos por Thiago Castanho (guitarra), que havia saído da banda em 2000, André Ruas (bateria) e Heitor Gomes (baixo). No mesmo ano lançam o álbum “Imunidade Musical” pela gravadora EMI. O lançamento trouxe uma mudança radical para a banda, com letras politicamente corretas, sem palavrões e com críticas mais leves. Um exemplo é a “Canção do Senhor do Tempo”. Em 2012, após desentendimentos entre Chorão e Champignon, o baixista deixa o palco, em pleno show e a briga foi divulgada no YouTube.
No dia 06 de março de 2013, Chorão foi encontrado morto em seu apartamento, em consequência de overdose de cocaína e álcool. A partir de então os outros integrantes resolveram mudar o nome da banda que passou a se chamar “A Banca”. No dia 09 de setembro de mesmo ano, o ex-baixista e atual vocalista, o Champignon foi encontrado morto em sua casa, com um tiro na cabeça.