Chacal
Chacal nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de maio de 1951. Estudou Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1970 escreve seu primeiro livro intitulado “Muito Prazer”, uma edição mimeografada, um misto de cartão de apresentação com livro de poesia, pessoalmente distribuído pelo autor, em 1971, com edição de 100 exemplares.
A partir de 1972, passou a colaborar com a revista Navilouca. Publicou o livro “Preço da Passagem”, também em edição mimeografada, com tiragem de mil exemplares. Chacal foi um poeta da chamada geração mimeógrafo, que fazia uma poesia que saia da página do livro e ganhava as ruas. Uma poesia irreverente, descompromissada com qualquer estética, chamada de Poesia Marginal.
Em 1979, junto com Charles Peixoto, criou o “POBRÁS”, “um órgão de classe”. A partir de 1990 passou a dirigir o projeto CEP 20.000 – Centro de Experimentação Poética, que mensalmente realiza eventos multimídia no Rio de Janeiro. Sua poesia foi reunida no volume “Belvedere” (2007). O romance autobiográfico, intitulado “Uma História à Margem”, foi publicado em 2010.
Acervo: 6 frases e pensamentos de Chacal.