Catecismo da Igreja Católica

Encontrados 12 pensamentos de Catecismo da Igreja Católica

O termo carne designa o homem na sua condição
de fraqueza e de mortalidade.
"A carne é o eixo da salvação" (Tertuliano).
Com efeito, nós cremos em Deus criador
da carne; cremos no Verbo
feito carne para redimir a carne;
cremos na ressurreição da carne,
consumação da criação e da redenção da carne.

Catecismo da Igreja Católica
Catecismo da Igreja Católica 203
Inserida por NewtonJayme

Os últimos tempos, que estamos vivendo, são os tempos da efusão do Espírito Santo. (§2819)

João, Capítulo 21.
Os simbolismos.
Por que na rede, que não se rompe, havia 153 peixes? Os números que aparecem nas Escrituras são ao acaso? Qual o motivo da tríplice confirmação do amor de Pedro a Cristo? A missão da Igreja e seu pastor. Leia o capítulo 21, com o qual João conclui seu Evangelho. Com rico simbolismo ele reafirma a missão Evangelizadora da Igreja e da missão de Pedro para guiá-la com amor. Na barca, símbolo da Igreja, os discípulos - aos quais Jesus disse que converteria em pescadores de homens (Lc 5, 1-11) - pescam sem nada conseguir. Com a ajuda do Ressuscitado, o trabalho dá fruto abundante. A rede, que não se rompe, significa a capacidade da Igreja para manter unida a multidão de pessoas, e o número 153, a quantidade de nações conhecidas naquela época, simboliza a universalidade da Igreja. Depois vem tríplice confissão de amor que Jesus exige de Pedro, substituindo as três vezes que negou Cristo, mostrando o valor do arrependimento e da conversão. Depois diz que, se Pedro o ama, ele deve alimentar suas ovelhas, mostrando o Primado do Príncipe dos Apóstolos. A presença do discípulo muito amado representa tanto a comunidade joanina quanto todos os cristãos que devem ser aceitos por Pedro.

Inserida por EmOutrasPalavras

A fecundidade é um dom, um fim do matrimônio, porque o amor conjugal tende naturalmente a ser fecundo. O filho não vem de fora acrescentar-se ao amor mútuo dos esposos; surge no próprio âmago dessa doação mútua, da qual é fruto e realização.

Catecismo da Igreja Católica

Nota: Catecismo da Igreja Católica 2366

Inserida por CarlosPinheiroT

“A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida” (§ 2270)

Quanto mais alto se sobe, tanto maior a queda. O desânimo doloroso é o inverso da presunção. Quem é humilde não se surpreende com sua miséria. Passa então a ter mais confiança, a perseverar na constância. (§ 2733).

Não se pode justificar uma ação má com boa intenção. O fim não justifica os meios.

Todos os nossos atos são julgados pelo juízo da nossa consciência inscrita por Deus no coração do homem. Quando escutamos a nossa consciência moral podemos ouvir Deus, que fala.

Inserida por peterkildes

A salvação está na verdade.

(Parágrafo 851)

Inserida por ZeBarros

52. Deus, que "habita numa luz inacessível" (1 Tm 6, 16), quer comunicar a sua própria vida divina aos homens, criados livremente por ele, para fazer deles, em seu Filho único, filhos adotivos. Ao revelar-se, Deus quer tornar os homens capazes de responder-Lhe, conhecê-Lo e de amá-Lo bem mais do que seriam capazes por si mesmos.

Inserida por dodaflima

⁠26 ...O que significa "crer"? A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo, ao mesmo tempo, uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último de sua vida.

Inserida por dodaflima

⁠27. O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, visto que o homem é criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem a si e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.

Inserida por dodaflima