Carl Sagan
Carl Sagan (1934-1996) foi um cientista, astrônomo e divulgador científico norte-americano. Escreveu mais de 600 trabalhos científicos. Realizou a série de TV “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”.
Carl Sagan nasceu em Nova Iorque, no dia 9 de novembro de 1934. Desde criança mostrou seu interesse pela natureza. Era considerado um aluno superdotado, e no ensino médio foi nomeado presidente do Clube de Química. Formou-se em Física, concluiu a pós-graduação e em 1960 tornou-se doutor em Astronomia e Astrofísica na Universidade de Chicago.
Foi professor da Universidade da Califórnia, trabalhou no observatório Astrofísico Smithsonian, em Cambridge. Lecionou na Universidade de Harvard, onde fez palestras, realizou pesquisas e orientou os alunos de pós-graduação. Foi também professor da Cornell University, em Ithaca. Entre 1972 e 1981 foi diretor associado do centro de Radio-física e Investigação Espacial de Cornell.
Carl Sagan teve papel importante no programa espacial norte-americano, foi consultor e conselheiro da NASA, chefiou projetos importantes de exploração do sistema solar. Foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária.
Sagan tornou-se conhecido por seus livros científicos e pela série de TV “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”, baseada no livro “Cosmos” (1980). Escreveu o romance “Contatos”, que serviu de base para um filme de 1997 com o mesmo nome. Escreveu: “Pálido Porto Azul”, “O Universo”, “O Inverno Nuclear”, “Sombras dos Antepassados Esquecidos”, entre outros. Ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura, por seu livro “Os Dragões do Éden”. Recebeu o Prêmio do Projeto Apollo concedido pela NASA, entre outros. Sagan faleceu em Seattle, Estados Unidos, no dia 20 de dezembro de 1996.