C. H. Spurgeon
C. H. Spurgeon (1834-1892) foi um pregador da Igreja Batista inglesa durante a era vitoriana.
C. H. Spurgeon nasceu em Kelvedon, no condado de Essex, na Inglaterra, no dia 19 de junho de 1834. Passou sua infância e início da adolescência em Stambourne, Colchester e Newmarket. Com 15 anos de idade se converteu ao cristianismo e fez sua primeira pregação. Em 1851 aceitou seu primeiro pastorado, na Capela Batista de Waterbeach.
Em pouco tempo a capela atraiu um grande número de membros, o que chamou a atenção de New Park Street, a maior Igreja Batista de Londres. Em 1853, após um breve período de estágio, mudou-se para Londres e tornou-se o novo pastor da igreja, que foi sendo ampliada para comportar o grande número de admiradores.
Publicou "Palestras aos Meus Alunos" (1840). A partir de 1855, passou a publicar um sermão a cada semana. Todos os anos, esses sermões eram reeditados em livros, entre eles, “The New Park Street Púlpito”. Em 1869 publicou “Tesouro de Davi". Escreveu obras polêmicas como os sermões “Regeneração Batistal” e os artigos “Baixo Grau”, opondo-se a alguns ensinamentos anglicanos. Em 1887 demitiu-se da União Batista.
Em 07 de julho de 1891, C. H. Spurgeon pregou seu último sermão no Metropolitan Tabernacle. Faleceu em Nenton, na França, no dia 31 de janeiro de 1892.