Bruno Bettelheim
O Mundo só está vivo para a pessoa que desperta para ele. Só o relacionamento com os outros nos desperta do perigo de deixar nossa vida adormecida. (Bruno Bettelheim, em A Psicanálise dos Contos de Fadas)
Nós encontramos sentido na vida e segurança em nós mesmos por termos entendido o resolvido problemas pessoais por nossa conta, e não por eles nos terem sido explicados por outros. ("A Psicanálise dos Contos de Fadas")
É exatamente a mensagem que os contos de fadas transmitem à criança de forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável,é parte intrínseca da existência humana-mas que se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominará todos os obstáculos, e ao fim emergirá vitoriosa.
A capacidade de ler torna-se desvalorizada quando o que a pessoa aprendeu a ler não acrescenta nada de importante à sua vida.
Se esperamos viver não apenas de momento a momento, mas com a verdadeira consciência de nossa existência, então nossa maior necessidade e realização mais difícil é encontrar sentido em nossas vidas.
Você não pode ensinar as crianças a serem boas. O melhor que você pode fazer pelo seu filho é levar uma vida boa. A criança vai se apoiar naquilo que seu pai sabe e acredita.