Bob Dylan
Bob Dylan nasceu em Duluth, cidade de Minesota, nos Estados Unidos, em 24 de maio de 1941. Ainda na infância, escreveu os primeiros poemas e aprendeu a tocar harmônica e violão, influenciado pelas músicas do cantor de folk Hank Willians.
No começo dos anos 1960, tocou em bares. Em 1961, abriu o show do cantor John Lee Hooker. Foi contratado pelo produtor John Hammond. Seu reconhecimento veio com o álbum “The Freewheelin” (1963). O grande sucesso foi a música “Blowin in the Wind”. Em 1969, foi destaque com a canção Lay Lady Lay, do álbum “Nashville Skyline”. Suas músicas dessa época foram bastante utilizadas em manifestações políticas, civis e pelo movimento da contracultura.
Nos anos 1970, converteu-se ao cristianismo e compôs Slow Train Comming, Saved e Shot of Love. Nos anos 1980, o hit foi a canção Jokerman. Em 1998, lançou o disco “Time Out of Mind”, considerado um dos melhores trabalhos de sua carreira.
Em 2012, lançou seu 35º disco, “Tempest”, em que a faixa-título, com 14 minutos, 45 versos e sem refrão, toma como mote o naufrágio do Titanic. "Tempest" tem jazz, blues de raiz e baladas sombrias. Nesse mesmo ano, foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Barack Obama.
Em 2016, venceu o Nobel de Literatura pelas suas contribuições poéticas na música estadunidense, tornando-se o primeiro cantor e compositor a vencer o prêmio. É também o único músico que possui o Nobel, o Pulitzer, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.
Bob Dylan é considerado um dos maiores cantores de todos os tempos, que influenciou e ainda influencia uma geração inteira de músicos e ouvintes.
Acervo: 39 frases e pensamentos de Bob Dylan.