Biografia de Betinho

Betinho

Betinho nasceu na cidade de Bocaiuva, em Minas Gerais, no dia 3 de novembro de 1935. Betinho e seus irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, eram hemofílicos, doença herdada da mãe. Em 1962 fundou a “Ação Popular”, movimento que lutava pela implantação do Socialismo no Brasil. Nesse mesmo ano formou-se em Sociologia pela Universidade de Minas Gerais.

Durante o governo de João Goulart trabalhou no Ministério da Educação, defendeu as reformas de base e principalmente a reforma agrária. Em 1964, com o golpe militar e a repressão, foi obrigado a se exilar no Chile. Com a anistia, voltou ao país em 1979. Em 1981, junto com os economistas Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

Em 1993, Betinho criou sua maior obra, a “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e Pela Vida”, que movimentou diversas campanhas e distribuía alimentos para a população carente. Hemofílico e portador da AIDS, adquirida em uma transfusão de sangue, faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de agosto de 1997.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Betinho.

Frases e Pensamentos de Betinho

Temos sociólogos bons e medíocres. Uns acabam professores, outros presidentes da República.

Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.

Há mudança no Brasil. Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre.

No Brasil não existe filantropia, o que existe é pilantropia.

O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.