Bertoudo Matos
A guerra é uma ação que os homens justos fogem dela, mas não se obtém a paz sem antes enfrentar a guerra. Os justos não provocam a guerra apenas se defendem dos maus para alcançarem a paz.
Bertoudo Matos
Crê em Deus é uma condição para poucos, a crença não é um ato externo. Esta é o sentimento que vem do âmago, a sensação mais íntima que um ser humano pode experimentar.
Bertoudo Matos
Tu não serás reconhecido pelo o que fazes para ti mesmo, mas será enaltecido e afagado por tudo que fizeres de bem a teu semelhante.
Bertoudo Matos
A vingança é o mau presságio do homem fraco. Pois, o homem virtuoso concentra seus pensamentos em agir bem, mesmo perante as injustiças.
O homem justo é aquele que reconhece e corrige as próprias faltas. A virtude estar em reparar os erros, não no seu semelhante! Mas em si mesmo.
O verdadeiro sábio não é aquele que se pronuncia entre os tolos, mas aquele que permanece em silêncio entre eles.
Feliz é o homem que crê em Deus, pois! A crença em um ente Supremo fortalece a vida terrena e torna o homem rústico em um ser melhor.
O homem sábio diverge de suas próprias ideias para atingir a ideia perfeita, alcançando o mínimo de conhecimento para aplicar em seu cotidiano a bem da humanidade.
O bom homem é sábio e reflete com frequência sobre suas próprias ações e pensamentos, de tal maneira, que será capaz de corrigir a si mesmo.
Gratidão é o ato de poder elevar o olhar rumo a abóbada celeste e agradecer sua própria existência a cada amanhecer.
Caridade é o verdadeiro significado da existência humana, quem pratica a caridade prepara o caminho para eternidade purificando o espírito.
Virtude é a simplicidade do homem em suas ações, reconhecendo o seu semelhante em si mesmo. Não se apresentando como melhor que o outro.
Sentir o verdadeiro poder de Deus é acordar e ver a imensidade da vida que a cada manhã nos é oferecida pelo criador.
Sentir o despertar de cada amanhecer é saber que Deus é a Supremacia e o Arquiteto de todo o Universo.
Quando fores fazer algo que possa ferir sua consciência, olhe para todos os lados. Mas, não abjugar o olhar para cima, pois o olho onisciente estar a ver todos os nossos atos.
O ser humano não oferta o que não tem, portanto, quem tem amor doa amor e bondade. Quem produz ódio dissemina ódio e rancor.
Não é necessário demonstrar sua fé aos tolos, eles não a entenderão. Mas esta será benefica a todos à sua volta, inclusive aos tolos.