Artur Figueiredo Marchiori
Na noite vejo a verdade oculta, da clara mentira do dia.. Pessoas se escondendo atras de máscaras, quando tudo que precisam temer, são seus respectivos interiores. Vejo sorrisos falsos por baixo de um rostinho lindo, e olhos caídos por trás de uma falsa felicidade. Vejo que talvez, tudo o que você deseja, simplesmente não faz a menor diferença para quem você queria que realmente se importasse, e que por mais que continue mal, ainda não fará a diferença.. Vejo como o mundo da voltas, e que quem um dia estava no chão, sendo esfolado por imundos sapatos, num futuro não tão distante estenderá a mão a quem tropeçou em seu próprio ego. Vejo que nem tudo é mais como antes, o que se acreditava ser eterno, hoje talvez não tenha prioridade em nossas vidas, e pessoas que simplesmente sumiram, o tempo fez questão de esquecer. Porém, vejo que as melhores lembranças ficam, e nos acompanham mostrando que aprendemos a nos superar e ser melhor do que fomos ontem. Sendo assim, vejo que nada é planejado, e que imprevistos são inevitáveis.. A questão é, você estará pronto quando tiver a necessidade de enfrentar a si mesmo, seu próprio eu, suas decisões.. sua própria identidade? O tempo há de nos dizer..
Por Onde Anda?
Tudo mudou
Ninguém percebeu
Ele se foi
Muito se perdeu
Finais felizes
Com término marcado
Pobre esquecido
Ele se foi
Mas não se assuste
Palmas a quem acredita
Flores, flores... Bombons
Esperança
Oh nuvem, clara e formosa
Tocada pelo vento, vento de sorte
Envolvente céu, delicadamente estrelado
Brilho dos teus olhos
Tempo não me falta, linda menina
Quero te amar
Enquanto ondas vem e vão
Eu fico a te esperar.
E quem disse que a vida é só isso? Quem falou que há de impor limite em suas decisões? Às vezes paro, reparo, percebo que as pessoas parecem que simplesmente não se importam em se superar, evoluir, tentar ao menos ser capaz de ser melhor do que foi ontem. É como se não fizesse sentido. Então me diga como pode uma sociedade tão moldada por expectativas que no fundo não fazem a menor diferença? Vejo no olhar de cada um o desejo de crescer, mas o desprezo do que realmente importa. Percebo que muitos lutam, muitos tentam. Muitos, não são nada, num lugar onde estatísticas são mais importantes que valores. Você realmente crê naquilo que vê? Ou não vê? Não consegue, ou não se importa? É estranho falar em futuro, nova era, quando os programados já somos nós.. O que há de mal nisso? Não que mereça importância, já que você se sente mais feliz fechando os olhos para o que não quer ver, ou não tenta.. A verdade dói não é mesmo? Quem um dia será capaz de entender que os pensamentos são seus melhores esconderijos, sua melhor companhia, sua melhor arma, por que não? Seu mundo melhor, e só seu.. Mas pensar agora é difícil não é? Tinha me esquecido de sua vida levada por ordens, tendências, imposição e desconforto. Acho que ainda não é capaz de se superar.. É quando chegar a sua hora de escolher qual o melhor modo para não se perder em meio a tantas verdades mal contadas, e mentiras bem fantasiadas? Um brinde a você, que alimenta a vaidade dos ditos ignorantes! Mas confesso que talvez, ignorante não é quem impõem, e sim quem obedece sem questionar.
“Mas então ela foi embora, e lá estava ele, sentado à mesa com os olhos vidrados, como se estivessem procurando algo que não estava ali. Ao fundo a música tocava, suas lembranças jamais se desmanchariam.. Mas então, enfim ela foi embora, de sua mente e de seu coração.. E quando se pensava não mais importar.. Com apenas um olhar.. A verdade é que ele nunca a esqueceu..”
Talvez a vida não seja mesmo para fazer sentido, talvez suas escolhas podem não ser sempre as certas. Talvez o que não sai da sua cabeça pode não ter uma definição, e mesmo que tenha certeza que pode não ser o melhor para você, você continuará pensando e imaginando o outro lado da situação, e continuará se sentindo mal pela duvida e pela incerteza. Talvez o que se sempre sonhou, bem no fundo, você sabe a verdade, e conhece o final, apenas é mais fácil não aceitar e tentar se esconder atrás de seus pensamentos, afinal.. O que seria de nós sem a nossa imaginação? Ninguém sabe o que se passa por dentro de nossa cabeça. Ninguém conhece nosso verdadeiro interior, e suas memorias e fantasias nele escondidos.. Porém, isso vai acabando aos poucos com o resto de esperança, e mesmo que esteja pedindo ajuda até mesmo pelo olhar caído, não se sente a vontade para compartilhar com ninguém sequer.. Talvez suas vontades e desejos, você tenha certeza que é impossível, mas a agonia do “e se fosse assim” te aperta e sufoca até mesmo o que um dia já foi bom o bastante para te fazer feliz, e é nessa hora que, na sua mente, nada mais entra nem sai.. Até que você encontra um novo motivo para tentar, para ao menos se superar, e ser melhor do que era antes. No entanto você sabe que, nesta situação, já não consegue mais identificar se vale realmente a pena, ou se terá alguma chance de se tornar uma nova ideia de vida, ou no mínimo substituir o que chegou a não sair de dentro de você por um longo tempo.. Mas talvez.. Talvez a vida não seja mesmo para fazer sentido..
Então me deixe a sós, com meus pensamentos, minha imaginação. Me dê um espaço para colocar os fatos em ordem.. Dentro da cabeça e do coração..
Acreditar é a maneira mais simples de se sentir bem em seu interior, e a mais reflexiva de se poder estar enganado.
Eu tinha me conformado, me esquecido.. Até falarem o seu nome.. Tinha me perdoado, me dado mais uma chance.. Até ver seus olhos novamente..
Talvez a vida não seja mesmo para fazer sentido.. Por mais confusa que esteja sua cabeça, as respostas que procura nunca serão entregues sem medir esforços.. Há quem vive e quem sobrevive em meio a multidão desorganizada..
Nenhum grande homem venceu sem sofrer. O que hoje nos tortura já torturou milhões antes de nós. Superar sua própria dor é a maior vitória do homem.
Sabe quando nos pegamos pensando no impossível? Quando nos damos conta de simplesmente estar fantasiando nossa realidade, a procura de se sentir melhor, de poder encontrar uma maneira apenas de nos fazer mais felizes? É quando percebemos que nada na vida faz mais sentido, e que tudo que se precisa é uma maneira de se encontrar, se identificar, se valorizar, ou até mesmo, apenas existir.. Ou se basear em alguém que você tem a certeza que te faria tudo isso, simplesmente por estar alí, ao seu lado, o que mais uma vez, traz a questão do impossível e da fantasia. Mas é claro, você se acha forte o bastante para resistir, e diz para si mesmo que suas escolhas estão sendo tomadas por você, para você e para seu futuro, quando na verdade, não passa de uma tentativa (em vão) de transformar esta tal fértil imaginação numa realidade profunda e intensa.. Mas no fundo, você sabe que utilizar dessa fantasia, é meramente uma maneira de tentar estar próximo de algo que nunca existirá. Você se perde em meio a tantas coisas que se passam pela cabeça, e não consegue mais distinguir o certo do errado, ou no mínimo, a coisa mais sensata a se fazer.. A partir daí, o vazio em seu interior só tende a crescer, tanto na cabeça quanto no coração. Não sou idiota a ponto de matar a angustia a meios de vícios prejudiciais ao meu corpo, mas sou o bastante para não resistir, me entregar e ainda sim querer acreditar, e fazer de minha vivência um completo conjunto de momentos, que ao se juntarem, não contam ao menos um trecho de um final feliz, mas tem muito a dizer. Eu sei como é indispensável a felicidade, já ouvi dizer que sou amargo, frio, tanto quanto já me senti amargo e frio, mas esta casca de aparência apenas esconde o verdadeiro interior, como um vulcão, prestes a explodir, por fora, uma bela montanha, por dentro, o fogo que consome toda e qualquer substancia, ou sentimentos, que seja, que apareça em sua frente. E é neste momento que você percebe, ele irá explodir.. a fumaça denuncia, o olhar entrega.. Os abalos geográficos assustam como os sentimentos amedrontam.. Mas enfim ele entra em erupção, e se desmancha, derretendo tudo por onde passa. Mas é só se explodindo, que seu interior se acalma, enfim, o descanso, se transforma, se reinventa, com gramas ao redor, e belas flores a nascer de sua grande inovação.