Armínio

1 - 25 do total de 33 pensamentos de Armínio

⁠Uma teoria pela qual Deus é considerado, necessariamente, o autor do pecado deve ser repudiada por todos os cristãos e, na verdade, por todos os homens, pois nenhum homem pensa que o ser a quem considera divino é mau- no entanto, segundo a teoria de Calvino e Beza, Deus é, necessariamente, considerado o autor do pecado- portanto, essa teoria deve ser repudiada.

⁠Deus ama aqueles que buscam a justiça e a salvação pela fé em Cristo, mas odeia aqueles que buscam a mesma coisa pelas obras da lei.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O amor é um afeto de união em Deus.

⁠É secreto quem são aqueles a quem Deus quer endurecer? De maneira nenhuma! Nada é mais comum na Escritura, do que [o fato de que] os pecadores, ao perseverarem em seus pecados contra a longanimidade de Deus, que os convida ao arrependimento, são aqueles a quem Deus quer endurecer.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O objetivo da Teologia é a união de Deus com o homem, para a salvação do homem e a glória de Deus.

⁠A justiça não é obtida por aquele que quer, nem pelo que corre, mas por aquele a quem Deus se compadece, a saber, o crente.
Armínio - Uma Análise de Romanos 9

⁠A religião cristã tem sua fundação na cruz de Cristo.
Jacó Armínio

⁠Deus ama o bem antes de odiar o mal.

⁠A fé é um dom gracioso e gratuito de Deus.

⁠Vontades contraditórias não podem ser atribuídas a Deus.

⁠A adoção é preparada para os que creem, e não a fé é preparada para os que serão adotados.

⁠Não busque, de maneira inconsequente, as coisas que são difíceis demais para você; nem busque, tolamente, coisas que ultrapassem a sua capacidade.
Armínio Obras - Vol. 1, 509p.

⁠A graça é, simplesmente e absolutamente, necessária para a iluminação da mente.

⁠A pregação da Palavra é vã sem a cooperação do Espírito Santo; sempre com ela se junta a cooperação do Espírito Santo. Razão pela qual, o evangelho é chamado de ‘o ministério do Espírito’ (2º Coríntios 3.8), e os que resistem a ela se diz que 'resistiram ao Espírito Santo’ (Atos 7 e 13, e Mateus 12), não só porque se opõem a pregação externa administrada pelo mandamento e orientação do Espírito Santo, mas também porque se esforçam contra a cooperação do Espírito Santo.

⁠Queira Deus que todos concordemos plenamente nas coisas necessárias para Sua glória e para a salvação da Igreja. E se, entre outras coisas, não houver harmonia de opiniões, que haja pelo menos harmonia de sentimentos, e que assim possamos manter a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Armínio, Um Exame da Predestinação e da Graça no Panfleto de Perkins

⁠Ela [a predestinação divina] é um eterno e gracioso decreto de Deus em Cristo, pelo qual ele determina justificar e adotar os crentes, e também lhes dotar a vida eterna; porém, condenar os descrentes e impenitentes.
Armínio, Uma Carta para Hipólito A. Collibus

⁠O Antigo Testamento é o contrato no qual os pecados estão escritos (Cl 2.14); mas o Evangelho é a proclamação da liberdade (Isaías 61.1) e da doutrina da cruz, na qual foi pregado o contrato, ou escrito de dívida, que por este mesmo ato foi cancelado.

⁠A norma da Verdade teológica não é dupla, uma primária e outra secundária, mas é única e simplesmente, as Sagradas Escrituras.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Nenhum homem crê em Cristo a menos que tenha sido previamente disposto e preparado pela graça preveniente.

⁠Prender a consciência dos homens a escritos humanos é tirânico e papal.

⁠O Autor da santificação é Deus, o próprio Santo Pai, em seu Filho que é o Santo dos santos, através do Espírito de santidade. O instrumento externo é a Palavra de Deus, o interno é a rendição da fé a Palavra pregada. A Palavra não santificará, somente por ser pregada, a não ser que a fé lhe seja adicionada e assim através dela os corações dos homens sejam purificados.

⁠É impossível que fé e obras concorram juntas para a justificação.

⁠Cristo e a sua obediência são a causa meritória ou assecuratória da justificação.

⁠O poder e a eficácia da morte de Cristo consiste na abolição do pecado e da morte, e também da lei, que é o escrito de dívida que nos é contrário.

⁠Sem amor nenhuma adoração a Deus pode lhe ser agradável e aceitável.