Arminianismo Brasil
O cumulo da incoerência e escutar calvinistas dizendo: “minhas ovelhas ouvem minha voz”; mas eles não dão ouvidos aos textos que refutam as heresias que eles aceitam como verdade. Isso prova que eles é que não são as ovelhas que ouvem a voz de Jesus.
A Bíblia de Estudo da Reforma nos comentários de 1º Jo 2.2 diz que a doutrina da expiação limitada é um falso ensino.
“Esses textos repudiam o falso ensino de uma "expiação limitada" (que Cristo não fez expiação por toda humanidade, mas somente para os eleitos)”.
A doutrina da "expiação limitada" é uma consequência lógica da doutrina da "eleição incondicional", e não um resultado de uma exegese bíblica séria e ortodoxa. Ainda bem que a Bíblia de Estudo da Reforma percebeu essa heresia!
Os dois aspectos da Graça em Armínio:
Graça preveniente - "opera o que queremos".
Graça subsequente - "que coopera para que não queiramos em vão".
Enquanto o segundo é sinérgico, o primeiro é monergista.
Ainda assim, nesse sinergismo o papel humano é apenas consentir através da não resistência – o que deixa claro não haver qualquer obra humana na apropriação da salvação.
Uma das máximas mais ridículas ditas por calvinistas: “Você não compreende o calvinismo”. Sério isso? Como bem disse Dave Hunt: “Se fosse exigida uma habilidade especial para testar o calvinismo contra a Escritura, certamente isso já seria prova que essa peculiar doutrina não veio de uma embasada exegese bíblica. O que quer que seja enigmático, por definição, não poderia ter sido derivado da Bíblia, que afirma ser escrita para os simples, como é dito por Paulo em 1° Coríntios 1.26-29.”