ANTÔNIA VICENTINA DE ARAÚJO
Na flor do umbuzeiro vejo a natureza e a esperança, o trabalho do homem do campo e a luta por seu sustento. O seu sacrifício e o seu lamento. Que as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus sejam a luz e a proteção dos agricultores em todos os momentos de suas vidas.
Toinha Vicentina
"É no plantar de todos os anos e na lida diária com o gado que realizamos o nosso trabalho no campo e com as bênçãos do pai eterno recebemos os recursos para o nosso sustento".
Toinha Vicentina
“Juntei os retalhos de pano, guardei junto as minhas costuras e um certo dia costurei à mão cada tecido. São bonecas de pano que vou guardar com muito carinho.”
Toinha Vicentina
"O benzimento faz parte da sabedoria popular, sendo uma missão que se aprende e se pratica com respeito e fé, precisando ser preservada e respeitada.
Que nossas mãos sejam abençoadas pela santíssima trindade e que nossas palavras tragam tranquilidade a todos aqueles que necessitam de ajuda.
É a fé e a oração que nos move na “Arte de benzer” em busca de ajudar ao próximo".
Toinha Vicentina
"Agradeço a São Vicente de Paulo, pai dos pobres, doentes, necessitados, desamparados, da evangelização dos camponeses e motivador das obras de caridade".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Nossa Senhora das Dores, virgem rainha dos mártires, acolhedora mãe que auxilia todos os seus filhos nos momentos de angústia, aflição, sofrimento e dor".
Toinha Vicentina
“A terra está seca... Vejo a jurubeba, a catingueira e o gado na sombra do juazeiro... É tempo de seca. Mas olhando para o céu, vejo também esperança”.
Toinha Vicentina
"Está amanhecendo para mais um dia de trabalho e luta. Quando tirar o leite e botar a palha seca de milho para o gado, vou nos cajueiros colher cajus para fazer um doce".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Padre Cícero Romão Batista, protetor dos pobres, necessitados, agricultores, sertanejos, retirantes, romeiros e romarias, padrinho querido dos nordestinos pelas contribuições ao catolicismo, a fé, a devoção popular e a história do Nordeste brasileiro".
Toinha Vicentina
"Agradeço a Nossa Senhora da Saúde, protetora dos doentes e enfermos, santíssima mãe que cura todas as enfermidades e que nos protege de todas as doenças".
Toinha Vicentina
Vou passá-los no açúcar e colocarei eles no sol novamente, virando eles de um lado para o outro para que fiquem secos. Quando estiverem bem sequinhos estarão no ponto de guardá-los.
Esse é o delicioso doce de caju cristalizado, doce conhecido pelos sertanejos e nordestinos.
TOINHA VICENTINA (1911-1998)
Escritora e beata Markenciana
BENZER UMA CRIANÇA
“Eu me sinto sempre abençoada em poder benzer uma criança”.
Toinha Vicentina (1911-1998)
Fragmento do livro "Num sorriso de criança".
"São as crianças que nos alegram, mostrando o abençoado início da vida”
Toinha Vicentina (1911-1998)
“São borboletas que voam humildemente ao vento com sabedoria e esperança”
Toinha Vicentina
(1911-1998)
Flor do Umbuzeiro
Quando o umbuzeiro começa a florir, a alegria começa a brotar em nosso coração.
Na flor do umbuzeiro vejo a natureza e a esperança, o trabalho do homem do campo e a luta por seu sustento. O seu sacrifício e o seu lamento.
Que o Sagrado Coração de Jesus sejam a luz e a proteção dos agricultores em todos os momentos de suas vidas.
Toinha Vicentina (1911-1998)