Amy Winehouse
Amy Winehouse nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de setembro de 1983. Sobrinha de cantores profissionais de jazz cresceu convivendo com a música. Com 10 anos fundou uma banda de rap. Em 1997 recebeu uma bolsa para estudar canto na Sylvia Young Theatre School, mas foi expulsa por indisciplina. Ingressou na Brit Performing Arts and Tecnology School. Nessa época já consumia drogas.
Com 15 anos começou a compor e se apresentar em clubes de jazz. Com 16 anos passou a ser vocalista da banda National Youth Jazz Orchestra. Em 2003, Amy lançou o CD de estreia pela Island Records “Frank” (o nome é uma referência a Frank Sinatra). O disco foi indicado para o Mercury Music Prize. A cantora foi classificada como um cruzamento artístico entre a rapper Lauryn Hill e a diva do jazz Billie Holiday.
Em 2006 lançou o segundo CD, pela Universal, “Black to Black” e passou a ser reconhecida internacionalmente. O disco é um trabalho inspirado na soul music. A faixa “Tears Dry On Their Own” é uma homenagem a Ain’t No Mountain High Enough, hit de Marvin Gary dos anos 60. Na faixa “Rehab”, Amy discorre sobre seus problemas com o álcool.
Apesar do reconhecido sucesso de público e crítica, Amy cancela shows e turnês e tenta tratamento em clínica de reabilitação. No dia 23 de julho de 2011, a cantora é encontrada morta em seu apartamento em Camden Town, Londres, Inglaterra.