Américo Ribeiro
Café da manhã
Hoje resolvi acordar mais tarde, como se nada nesse mundo me esperasse, mas como nas manhãs é normal as tarefas corriqueiras desci para jogar o lixo. No caminho pensava: que garantias temos de quanto tempo ainda nos resta? Subi mais que depressa, fui à cozinha e comecei a prepara algo que jamais fiz outro dia qualquer. Preparei um café digno de príncipe, ovos fritos, bolos, torta, frutas, suco, queijos, pães, café, leite, geleia a até chocolate. Sabe aquele café que você só prepara eventualmente quando recebe visitas? Me dei conta naquele momento que talvez tenha brindado a muitos, mas raramente a mim mesmo. Que tenha dado muita importância a quem realmente tinhas a tantas outras vezes a quem pouco merecia, mas a pessoa que mais merecesse esse brinde, nunca havia recebido tal importância.
As vésperas de mais um marco simbólico que o homem criou para delimitar seu medíocre tempo, tempo em que usa para fazer promessas que jamais serão cumpridas, e que dentro de dois ou três meses ficarão para a virada do próximo ano, me dei conta que não é necessário chegar ao final de uma jornada para perceber que vida é única. Que não é preciso chegar ao final de mais um ano, ano esse que também delimita momentos a menos em sua vida terrena para valorizar o seu próximo, mas antes de tudo pensar que essa valorização a você mesmo é essencial. Que amar é preciso, desde que esse amor comece de você e pra você. Que cobrar do seu irmão é muito fácil, mas dá a sua contra partida é quem vai garantir o sucesso de sua cobrança. Que roupas, joias, perfumes, óculos de marca são muito bons para enfeitar o seu corpo, mas a alma, só se enfeita com sentimentos. Que cada um só te olha de acordo com suas limitações, que só se dá o que se tem. É preciso enxergar o tempo presente não apenas, como um tempo verbal, mas como um presente embrulhado cheio de surpresas como um verdadeiro presente dado por quem mais te protege e te guia. O que vem no embrulho? Quem planta sabe bem o que esperar na sua colheita.
Um brinde com café fresquinho feito agora, de você pra você!
Em uma sociedade globalizada...
Ao longo das últimas décadas o mundo vem desenvolvendo um patamar de auto globalização, neste novos tempos a sociedade vem se modificando a passos largos, neste contexto o serhumano vem aperfeiçoando novos métodos de comunicação que nos levará a caminhos que ainda não podemos prever. Você já parou para pensar que situações que tornavam os seres mais sociáveis vem se modificando? Há alguns anos era comum vizinhos se cumprimentando ao chegar ou ao sair de casa, hoje são apenas poucas palavras quando não, uma simples buzinada como cumprimento ou simples gesto com a mão. E os laços afetivos estão se alargando, as relações vem tomando novas formas e características sociais.
Nosso mundo vem assumindo novas posturas e as relações são baseadas no virtualismo, os namoros virtuais, as fertilização in-vitro, partes do corpo humano sendo substituídas por robôs, coração vira máquina e os sentimentos humanos se baseando em meros programas, somos hoje meio androides. Amizades virtuais e até mesmo os locais onde eram point dos jovens vem tomando novas formas neste novo mundo, as compras são virtuais, pagamentos são online, as faculdades são à distância e as relações de amizade, companheirismo, a troca de experiências, as vivencias que levavam ao conhecimento mais amplo do ser homem, estão sendo extintas. E não para por ai, o bom dia na saída do prédio já não dá mais, os porteiros são eletrônicos, nos banco caixas são rápidos ou internet bank e até o velho cinema hoje está sendo substituído pela tela de led de um computador que podem ser vistas em nossas casas. O velho barzinho que era o point no sábado a noite hoje está sendo substituído, pelo MSN, ORKUT, FACEBOOK só o que ainda continua o mesmo, é o velho refrigerante, mas, que agora é 0, e a pipoca é light, claro!
Já não há espaço para a saudade, pois quando há um tempo, passam-se um e-mail, MSM ou scrap, se está longe conversamos pelo MSN, já não se manda mais flores, mandam-se (f), flor vitual , não se sentem-se mais o calor humano, manda-se um abç, ou um bjs, não paramos mais para dar boas risadas, não há tempo! Somente um rsrsrs, um kkkk ou se a piada digitada for boa mesmo, dizemos (lol). Os mecanismos que foram criados para tornar o mundo menor, também nos torna mais máquinas e menos humano e as relações sociais nos distancia, espere ai! não devia ser o contrário? Sempre ouvi dizer que o mundo acabaria um dia, e acho que o meu mundo hoje, acaba todos os dias em que acordo e não tem internet.
Para cada coração sem âncora, uma mente e uma alma a deriva. O amor desconhece tempo, beleza, riquezas. O amor é o tempo, a beleza e a riqueza. Em tempos de desamor o amar é o único bem que verdadeiramente vale a pena cultivar. Ame o seu próximo pelo simples fato de existir, não espere o tempo certo para ser grato, para reconhecer o valor de quem faz da sua vida mais bela. Esperar o amanhã para ser feliz e viver na incerteza da felicidade!
A cada dia fica mais evidente que o mundo precisa de pensadores. É fácil filosofar usando pensamento alheios.
Faça sempre o seu melhor, mesmo que o reconhecimento não venha a curto prazo. Não se acomode a mínimo, o máximo é mais atraente. Não se conforme com um não, o sim vem com a melhora e a persistência. Não seja escravo de elogios, as críticas construtivas te levam ao aperfeiçoamento. Quem conhece sua capacidade e potencial, se conhece profundamente, não se deixa dobrar por quem conhece apenas o superficial. Não viemos ao mundo pra ser melhor ou pior que o outro, nossa missão é ser hoje melhor hoje que ontem.
Nunca se abale diante de qualquer situação. Lembre-se sempre: Quem tem 1% de chance, tem infinitamente mais chances do que quem não tem nem uma. " O pouco com Deus é muito, mas o muito sem Deus é nada".
Deixe que as pessoas digam quem é você na visão delas, que digam de onde veio e onde está, mas jamais deixe que digam onde você é capaz de chegar, pois apenas quem voa pode determinar a altura que pode voar. Se chegou até aqui, pode ir além.
Esse país só será de fato uma nação em desenvolvimento quando o cidadão deixar de ser partidário e passar a ser patriota.
Ser original em um mundo de cópias é um dos maiores desafios na sociedade contemporânea, mas ainda é o melhor caminho a ser seguido.
A LUCRATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES SE FAZ COM PESSOAS COM POTENCIAL DIFERENCIAL COMPETITIVO.
Vivemos em um mundo competitivo onde o seu próprio tapete é capaz de te derrubar para se sentir mais alto que você. São cobranças diárias por perfeição, por um sorriso mesmo que sem vontade. São cobranças pela mudança, mudança de cor, de aparência, mudança de peso, mudança, mudança, mudança… Mesmo que essa tal mudança não afete a você, mas apenas aquelas pessoas incapazes de ver o ser individual como parte de um sistema em que cada componente tem suas diferenças. Vivemos em um mundo de crueldade, preconceituoso que te molda, te doutrina e te sufoca. A incapacidade de aceitar seu próximo como um ser individual que apenas vive em coletividade, mas com gostos, gestos, características, formação, personalidade e vivência própria, tem sufocado pessoas a ponto de levá-las ao stress, dores emocionais e em casos mais estremos ao suicídio, vale lembrar quem nem um suicida busca com o ato a morte, mas aliviar as dores causadas por fatores internos e externos.
Uma forma de amadurecimento é entender que está acima ou abaixo é um processo de escolha sua e não de “pavões” que se incham para mostrar o inverso. Assim como toda camuflagem o tempo revela a verdadeira cor, forma e intuito da mudança para colorir a curto prazo o espaço de inserção.
Seja você. Ouça a você. Pense em você, seu sucesso com o meio vem a partir de sua compreensão com sí mesmo. O mundo já está cheio de cópias e réplicas e o diferencial está no ser original, no ser diferente. Quanto aos que “mudam” para se adaptar ao gosto de todos? Bem, é preciso entender que o mercado mais que nunca precisa de dinamismo e ideias convergentes, profissionais diferenciados que podem levar a organização a criação de produtos e serviços que satisfaçam a diversidade de público. Quem réplica nada mais será que algo obsoleto em algum tempo,serão apenas multiplicadores de cópias de pensantes.Os rumos da história foram mudados pelos loucos e não pelos “normais”. Quem nasce para ser normal jamais ultrapassar os limites da zona de conforto tão necessário a evolução e ao crescimento da sociedade, das organizações e das pessoas.
Um louco boa noite de um louco em formação!