Alexar Moser

Encontrados 6 pensamentos de Alexar Moser

"Enquanto for possível encontrarmos milhares de desculpas que tentem justificar a violência gerada, desde a mais fútil briga que resulta em um tapa na cara, até a maior das guerras, que acaba com milhares de pessoas mortas e outras milhares machucadas física e emocionalmente. As razões propostas são bem variadas: podem ser por questão religiosa, afetiva, política e até física. Porém, quando se tratando de uma guerra, e é feita a pergunta: todas essas mortes, de crianças, idosos, mulheres grávidas, e das vítimas em geral, foram necessárias, são justificáveis? A única resposta obtida é “Não, mas…”. Não adianta tentarem achar uma razão que justifique essas perdas, simplesmente não existe. São vidas, que foram tiradas, injustamente."

Inserida por Alexar

A maioria das pessoas olha e considera paz como um momento entre duas guerras, uma ausência de violência. É uma definição negativa. A violência é a referência e a ausência de violência é paz. A humanidade geralmente está em guerra e uns poucos momentos de descanso, é que ocorre a paz.

Inserida por Alexar

É importante lembrar que , hoje em dia, os conflitos são bem mais banais e a guerra esta dissolvida pelo mundo, em cada região, cidade e até mesmo bairros. A violência faz parte do cotidiano da geração atual, principalmente por ser patrocinada pelo mundo bélico que movimenta grande parte da economia mundial.
Talvez Bob Marley estivesse certo ao dizer que ” parece que a paz só vai chegar quando o homem destruir todo o planeta e não sobrar um pedacinho sequer que valerá a pena guerrear”, e se for verdade, quantos mortos serão até lá? É cruel essa realidade que afasta a paz, e a torna cada vez mais idealizada.

Inserida por Alexar

“Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa”. Essa frase dita por Erasmo de Roterdam representou e representa até hoje o pensamento de milhares de pessoas que sofrem ao ver o caos das guerras e a ausência de paz no mundo inteiro. Durante toda sua história, o homem tem lutado pela preservação de seus interesses, mesmo que isso custe vidas ou a desarmonia entre os diversos povos habitantes desse fantástico planeta, mesmo que custe uma das coisas mais almejadas do munda, a paz. A verdade é que Numa época em que se fala tanto em violência, em que a sociedade sente crescer cada vez mais a criminalidade e que os governos sentem-se menos potentes em vencer a escalada dos bandidos, a conquista da paz torna-se cada vez mais um sonho distante.

Inserida por Alexar

O princípio de não-violência defendido por Mahatma Gandhi, enquanto vivo, se encaixa perfeitamente nos parâmetros atuais, onde a busca pela paz é cada vez mais almejada. Entretanto Aristóteles já dizia “Façamos a guerra para poder viver em paz”, em outras palavras, mo bem só é conhecido quando se conhece também o mal. As pessoas só se tornam mais unidas, compreensivas, quando algo ou alguém está passando por dificuldades, e isso pode ser percebido em qualquer lugar que se vá no mundo.

Inserida por Alexar

Será que nós, seres humanos, seremos um dia capazes de reconhecer que nossa estrutura física, mental, psicológica e espiritual é muito semelhante? Não somos iguais. Não há dois seres iguais. Cada um, cada uma de nós é um ser único. Mesmo gêmeos idênticos, mesmo clones. Cada experiência de vida nos transforma e nos modifica. A cada instante. Cada livro que lemos, programas de televisão ou rádio que escolhemos, cada mensagem virtual – tudo nos transforma por meio do conhecimento e da informação. Sabemos mais. Precisamos aprender a selecionar e dar foco aos nossos interesses.

Inserida por Alexar