Alexandre Costa

Encontrados 25 pensamentos de Alexandre Costa

"Depois de anos na fogueira, aprendemos que é de grande sabedoria mergulhar em águas profundas e esperar o maremoto passar".

Deixa eu te dizer: eu não tenho freio, não economizo nem faço promoção do meu amor. Amo com todas as forças e meios. Encaro as dificuldades e os medos, e não me arrependo de ser completamente insano. Não há por que economizar nos sentimentos por você, não há lógica em deixar de sentir todos os sintomas da paixão e do amor verdadeiro quando se instala dentro da gente...
Para: Gaby

A verdadeira filosofia da vida consiste em compreender a loucura dos outros.

Ilusão...

Me distraio e pego-me sonhando teu sorriso, tua voz em meu ouvido, palavra falada de fala embargada de uma garganta arranhada à me vê sozinho escutando o silêncio que expressa mais que palavras tortas. Coração cansado das escritas que não dizem nada, fita o vazio buscando o olho que fala mais alto que o grito, e teu olhar farol agora apagado me deixa ver a verdade antes ofuscada.

Minha alma de te ver é agora vidraça embaçada pelo frio que emana de teu ser, não te vejo mais como antes, es agora imagem distorcida, fantasma perdido nas tempestades de lagrimas choradas em tristes noites de chuva acida que corroem os destroços do castelo de cartas onde fiz morada e caiu sob os ventos da farsa.

Pago o preço do pecado de ter ousado amar, sonhado querer o que não se pode ter.
Esqueci, desaprendi a me viver por ter por muito tempo te vivido, minha alma agora em carne viva medita na dor suave da verdade sussurrada pela brisa soprada pelas
frestas da cabana para onde me mudei de você.

Tudo que traz uma recompensa imediata, traz uma dor futura.

Tudo que traz uma dor imediata, traz uma recompensa futura.⁠

Na tentativa de decodificar os enigmas da vida, deparamo-nos com a ousadia de nosso espírito que, de alguma forma, nos instiga para os mistérios que a envolve. O problema do Ser é incontestavelmente o maior de todos, longe das incertezas da vida. É no Ser que se encontram as partículas inalteráveis da razão derradeira das coisas, da complexidade humana e da analogia da vida. A astúcia da experiência do Ser é a única porta para a realidade, se é que ela existe.

O real existe de fato, no entanto nos é negado.

⁠Para que sua vida seja um verdadeiro concerto, são necessários muitos consertos!

Imagem é o resultado da reconstrução mágica dos estímulos do sentido que transformam os sinais fecundos do mundo natural em percepção criadora e mediadora do ser no mundo.

A imagem necessita de estímulos para sua percepção, ao mesmo tempo em que clama por um suporte para sua manifestação. A possibilidade de acesso ao real imbrica na presença da visibilidade da imagem, tornando-se ponte para a sua existência.

Imagem é imagem, não é mídia. Fotografia não é a imagem, é uma mídia à imagem.

"Quem ama não deixa; quem ama não mata; quem ama se dá por inteiro; quem ama simplismente ama. EU TE AMO, porque te amar é a única maneira que sei para viver; porque te amar me completa; o amor em mim é como o ar: não pode faltar. Não te amar é não respirar, não dormir, não viver, não ter o que comer, não se surpreender com um carinho de madrugada, não te incluir em minhas preces. Deixar o coração de bater, ou o mar perder o sal."
Para: Gaby

Eu poderia escrever todas as cartas que todos os poetas do mundo pudessem escrever para impressionar você, e nenhuma delas te impressionaria tanto quanto um simples sorriso seu me impressiona!
Para: Gaby

...amor deixa eu morrer por você hoje a noite, assim como o sol: pra renascer pleno e morrer por você mais uma vez, e renascer pleno...
Para: Gaby

eu durmo o seu sono e acordo o teu despertar, eu ando junto sem nunca deixar que minha sombra oculte o seu briho...te amo!
Para: Gaby

As vezes aquela pessoa de quem menos se espera ea mesma pessoa que faz coisa que ninguém consegue imaginar

A gente sabe quando está amando, sabemos também quando encontramos a pessoa que vai nos modificar por dentro e por fora. A gente sabe que é por aquela pessoa que esperávamos a vida inteira.
Eu sei que você é a pessoa certa, não porque olhei para trás e vi onde cheguei, mas porque olho para frente e vejo onde vamos chegar juntos.
TE AMO GABY!

Não terceirize sua sorte!

Salvador, 17 de Maio de 1984


Meu Querido Amor!

Sonhei contigo. Alias só tenho feito isso.

Escrevi esta carta praticamente de trás pra frente, espero sinceramente que não te ofendas, pois ela é a síntese do que penso, do que sinto, do que sou.

"Sou a favor de sacrifícios em nome do Amor, mas nunca em favor das convenções"

Somos comprometidos, mas e daí?
Temos nossos pares, e eles completam uma parte de nós e daí?

Não temos culpa de sentirmos o que estamos sentindo um pelo outro.
Você me atrai, eu te atraio.
Eu gosto de você, e sinto que você gosta de mim.
Não é justo não podermos viver isto.
Não é justo nos sentirmos frustrados por estarmos presos a outros compromissos.
Não é justo não podermos realizar nossas fantasias, dar vazão a nossos instintos, só porque regras e leis de moral e proibidades que não foram escritas por nós nem submetidas a nossa aprovação, regem o certo e o errado.

Só porque séculos atrás, um punhado de pessoas impuseram seus conceitos de fidelidade, de pecado, e criaram o que na concepção deles é o ideal para a felicidade das pessoas.
E a fidelidade aos nossos sentimentos, nossos instintos?
E a felicidade que realmente queremos para nós?
Vamos castrá-las, abortá-las, cerceá-las, em nome de que?
De conceitos impostos por pessoas hipócritas, falsos moralistas que séculos após séculos nos impõe sua lavagem cerebral, a fim de nos tornar o que na verdade eles não são?

Não somos cascas vazias de vontade própria, nem parias.
Eles e suas leis é que nos transformam em marginais recriminados e condenados apenas por querer ser verdadeiramente humanos.

Covardes é o que somos. Por aceitarmos calados, por nos submetermos, e assim como eles, nos transformarmos em hipócritas, quando não em infelizes exemplos de moral, que se sacrificam em nome de uma utopia chamada paraíso. O paraíso deles, uma eternidade de monotonia e renuncia aos prazeres. Se for para vivermos a margem da lei e da moral da igreja, de Deus e da sociedade. Que assim seja.

Contanto que possamos costurar a nossa felicidade como uma colcha de retalhos, composta de pedacinhos de alegria, que os poucos momentos que conseguimos ficar juntos nos proporciona. Uma colcha que aquecerá nossos corações nos momentos frios da saudade, e tranqüilizará nossas consciências quando nos sentirmos culpados de apenas querer ser feliz.

Somos humanos, seres imperfeitos, criaturas contraditórias, capazes de dar nossas vidas nas mãos de outras pessoas, mas incapazes de abrir nossos corações.

Impomos uma fachada de indiferença, erguemos muralhas ao nosso redor, escondemos nossas emoções por traz de um verniz de aço. Que nos isola dos sentimentos que nos assusta.
O que não queremos aceitar é que a vida é uma perda atrás da outra, e o jeito é perder o mínimo possível, e viver o mais que pudermos, amando ao Máximo possível.

Imponho a mim esta filosofia de vida, aceitando tudo de bom que a vida me dá, e suportando da melhor forma possível, as perdas. Busco aprender com a dor. Minha dor e a dor dos outros.

Em meus sonhos, eu já estive nos lugares mais remotos de minha mente e alma. Já enfrentei medos e decepções tantas vezes que perdi as contas. Às vezes, sinto meus braços cansados, o cinzel cego e o martelo pesado. Tive sempre que demolir barreiras para alcançar meus objetivos, me sinto cansado de dar mais do que recebo, mas quando as pessoas me deixam ver através de suas barreiras (muitas vezes inconscientes disso), eu percebo que por mais que doa, tenho que continuar dando o melhor de mim, mesmo que nada receba em troca.

Porque a vida sempre acrescenta camadas de complexidade no que deveria ser uma equação simples?
Porque tem que ser Eu + Você = a eles?
Porque não Eu + Você = alegria, prazer... Felicidade?

Perdoe-me se sou soturno, perdoe-me se deixo cair mascaras que escondem minha verdadeira face, pois quase sempre, o que realmente somos, e mais feio do que aparentamos ser.

Mas, eu simplesmente não posso ignorar meus sentimentos.

Eu só queria passar as mãos em teus cabelos, sentir tuas costas tensas nas pontas de meus dedos, recostar tua cabeça em meu colo... Te ver sorrir

Viver sem o medo de ser apedrejado, não que eu tenha medo das pedras, o que tenho é nojo da sujeira das mãos que as seguram.

Do homem que te ama, sem medo nem culpa


Alexandre Costa

Desconfie sempre das imagens, interrogue-as e descubra que por baixo da superfície midiática existem inúmeras tramas e suas múltiplas histórias ávidas para serem contadas.

Enquanto a espera gentilmente me prepara para recebê-la em meus braços, não corro o risco de exagerar na chegada e te amar tudo de uma úncica vez. Vou devagar, como a esperar pela neve no deserto, ou a chuva no Perú. Mas se não for assim de modo exagerado, então me diga: há outra maneira de ser amado?
Para: Gaby

Se você se sente como eu, parabéns, porque então você ri à toa e por nada. Sente no coração uma pontada?, não se preocupe, não é dor - é a presença física do que só a alma sente quando ama.
Se você se sente como eu me sinto agora, pega na minha mão, porque estou no céu e quero te apresentar aos anjos. Se estou delirando você também está, e quem delira junto comigo, só pode estar a me amar!

Porque te amo: porque o mundo gira, porque o céu é azul, porque o cinza é triste, porque o mar tem sal, porque o sol alimenta, porque o vento sopra, porque a lua brilha a noite. Eu sei que tudo isso parece estranho para você, porque só o meu amor faz sentido. Mas tente entender que todas essas coisas ainda não te conhecem como eu te conheço!

A imortalidade é simbólica, escrava da manutenção de uma imagem criada, da qual somos eternamente dependentes.

Quero te dizer: "deixa eu pegar na tua mão e te levar aonde o sentimento não consegue se esconder, cada um tem a coisa que o outro deseja (precisa); deixa eu caminhar ao seu lado debaixo do sol do planalto, ou da garoa paulistana; é certo dizer que não precisamos de mais ninguém para sermos felizes, é certo dizer que nunca estaremos sozinhos, é certo dizer também que só teremos noites divertidas e não haverá despedidas. Te amo Gaby.