Alexandre Basileis
Há pessoas que podem até não ser falsa. Acredito até mesmo que não seja. Mas seu sorriso é dissimulado.
O Direito é um plano superior entre os homens; é uma divindade que precisa ser interpretada, que precisa transliterar suas palavras para a linguagem humana e nela perceptível para sua aplicação.
Não conseguimos ser hoje a mesma pessoa que fomos ontem e amanhã seremos diferentes da pessoa que somos hoje.
Da mesma maneira que uma largada será depois de um momento de isolamento e luta uma linda borboleta, assim acontece conosco, precisamos nos despir do velho homem com suas atitudes reprováveis e nos revestirmos do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento.
Ainda me surpreenderei. Tenho certeza que surpreenderei a mim mesmo. No dia em que eu deixar de me surpreender com coisas que já sei que são, que já estão escritas e que estão bem desenhadas.
O limão não é ruim. O problema é que como estamos acostumado com mel, o azedo se torna amargo além do que ele é.
Mas podemos tomar três atitudes em relação ao limão:
1º - chupar o limão e fazer cara de que não gostou (mas ai muita gente vai rir de nós);
2º - podemos fazer cara de quem não tá nem ai (isso surpreenderá muita gente);
3º - podemos fazer pouco dele e sorrir (Isso deixará muita gente sem endender nada).
Ou podemos simplismente fazer uma limonada. Mas isso seria disfarçar o limão com açucar.
Nós escolhemos como reagir ao limão.
Re - nascimento
Hoje pensei no que poderia dizer a respeito desse dia que tão logo se aproxima e não achei palavras para expressar.
O pensamento em minha mente se perde em meio a tantas coisas, tantos sonhos, tantos acontecimentos... foram 365 dias até que aqui chegamos novamente como se o primeiro dia fosse.
Certa vez lendo um livro, nele dizia que o aniversário de certo povo não se conta pelos dias, anos ou meses e sim pelo amadurecimento que cada um vai tendo no decorrer da vida.
No judaísmo, o aniversário ensina o conceito de renascer. Não importa como as coisas transcorreram ontem, ou ano passado, temos sempre a capacidade de tentar de novo.
Já a Bíblia não fala nada sobre aniversário, mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante.
Então, o que comemorar? O nascimento? Renascimento? O aprendizado? Uma nova oportunidade? O que se pode comemorar?
Tantas coisas se passaram nesses dias, tanta Gente que entrou em minha vida e saiu tão rápido que nem pude verificar suas qualidades ou seus erros.
Vejo que nossa vida é como um trem. Cada estação que passa é um período que te faz lembrar da estação de onde saiu (sua origem) e que te faz avançar para a estação que se segue (seu destino) e em cada estação que passa, pessoas embarcam (entram) e desembarcam (saem) do trem. Mas, acontece que algumas pessoas descem com o trem em movimento e sem chegar na estação. Simplesmente pulam do trem e lhe deixam sem saber o que fazer.
Bom, não temos tempo a perder. E novamente o trem vai partir para uma nova estação, onde levará consigo lembranças e sonhos pelos trilhos da boa vontade. E novamente iremos chegar à próxima estação, onde outras pessoas embarcarão e outras desembarcarão, mas espero que sempre ao que desembarcar, ainda que haja trepidações, sacolejos e balanços no trilhar do trem, que leva a boa lembrança e saudades de ter participado dessa viagem e compartilhado momentos únicos.
O tempo é tão senhor da vida que faz com que nos esquecemos até dos nomes de algumas pessoas. Ou seu funcionário, o Sr. Alzheimer, nos visita e faz com que não tenhamos mais essas lembranças. De certa forma é razoável, pois, nos protege de certas memórias.
Tentei resgatar o que não se resgata. Tentei ressuscitar o que não se ressuscita. Tentei voltar atrás. Depois de tantas tentativas, verifiquei que é melhor viver o tempo chamado hoje e deixar o futuro aos poucos me conquistar.
O passado? O passado passou. O lugar dele é na poeira que fica como nuvem que passa e que vai embora e que somente servirá de lembranças.
Como resumir alguns anos de vida?
Com uma lágrima ou com um sorriso?
Como você resumiria sua vida?
Para resumir os anos de sua vida em poucas palavras, em um simples gesto ou com apenas um sorriso ou lágrima é necessário a operação básica da matemática: somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Some as conquistas. Foram quantas vitórias?
Subtraia o medo. Quantas vezes sentiu medo de agir?
Divida as derrotas. De quantos momentos ruins você se levantou e se fortaleceu?
Multiplique a felicidade. Quantos momentos felizes você passou?
Assim, você poderá resumir sua vida em poucas palavras...
...___________ e verás que sempre foi um vencedor.
Apesar das circunstancias, você está vivo e tem a possibilidade de criar um novo mundo, uma nova história, um novo caminho.
As vitórias virão quando você vencer o medo de tentar e lutar.
A felicidade, as lágrimas e a dor será vivenciada em vários momentos entre o início e o fim da luta.
A derrota faz parte da vida de quem avança, de quem tenta, de quem tem objetivos e alvo.
Em síntese, Ao iniciar, depois de perder o medo de avançar, momentos de felicidade, dor e tristeza ocorrerá, mas nada impede de que você seja vitorioso no final.
Nunca na história houve um momento em que a repreensão melhorou o convívio social. Educação sim, apesar de ser um meio moroso pra ver o resultado, pelo menos tem efeito positivo.
Há uma coisa que aprendi da vida em relação ao temor, ao que se tem medo é que quando criamos uma crença sobre algo ela se torna nossa verdade. Seja boa ou ruim.
Isso ocorre por que acreditamos que aquele medo é real. Não existe um mostro debaixo da cama, mas, de tanto acreditar, ainda olhamos embaixo dela pra ter certeza que não há. Nossa crença nos afeta diretamente.
Por que o que eu não quero acontece e o que quero não acontece? Pelo mesmo motivo que acreditamos que a verdade absoluta está em temer o que não quer e reverenciar o medo, quando acredito que isso me afetará.
Então, minha crença está mais em temer o que não quero, do que acreditar que o que quero possa acontecer. As energias gastas estão focadas no ponto negativo. Não querer que algo aconteça por que tenho medo, tenho temor delas.
Poucas vezes me vi impelido a tomar uma decisão sob a base de uma escolha sem fundamentos.
Mas, nem sempre minhas escolhas são decisões deliberadas;
Muitas das vezes, as circunstâncias assertivas não me dão escolha de decidir e,
Outras vezes, são as atitudes das pessoas que decidem por minha escolha.
A dualidade existe pra que sempre possamos tomar decisões onde há opções. O ato de decidir sem que tenha as opções, seria uma vida robótica e vazia.
Por conta disso, precisamos escutar as duas verdades; conhece os dois caminhos; saber as diferenças dos fatos e então tomar a decisão sabendo ponderar sobre os fatos concretos e optar pelo que melhor nos clareou.
Diversas vezes me peguei elaborando discursos brilhantes, me envolvi com pensamentos arrojado e palavras difíceis e cultas. Diversas vezes me perdi tentando achar a melhor maneira de se expressar de maneira sofisticada. Outras tantas vezes me peguei querendo mostrar que eu sabia tanto quanto outros sabiam.
há-ha-ha! É uma piada quando vejo o filósofo dizendo que: "só sei que nada sei" e eu querendo saber mais do que eu mesmo sabia; numa busca incansável pela sabedoria ou pela informação como um aplicativo que precisava ser atualizado constantemente.
Enfim, se toca e fala ao coração com palavras simples e muitas das vezes cheia de erros. Percebi que o importante é a sinceridade e que a simplicidade e seriedade valem muito mais.
Pelo menos quando se quer alcançar o coração, pois quando se quer alcançar o ego... procura-se a perfeição e qualquer coisa serve.
Enquanto os fracos recebem o que querem, os fortes conquistam o que precisam.
Diga o fraco: eu sou forte. (Apóstolo Paulo)
Viva o hoje, para que no amanhã, quando você lembrar dele, o sentimento seja de quem fez a sua parte. Deixe a vida lhe surpreender
Ontem pensei no dia de hoje. Hoje lembrei do dia de ontem. E quase tudo saiu conforme o planejado. Estamos num futuro tão presente que podemos mudar as atitudes do amanhã hoje.
Sempre ouvi dizer que o amanhã pertence a Deus. Mas ele próprio nos deu a maravilhosa capacidade de pensar no amanhã, planeja-lo e lembra-lo quando hoje.
E aí? Tá disposto a viver seu futuro hoje de que jeito? Aonde? Com quem?
Estejais contentes
O motivo de milhões de pessoas viverem amarguradas na vida, com depressão, com ansiedade é o fato de:
a) Querem o que ainda não está no tempo;
b) Querem o que às vezes não é ter;
c) Querem além do que é pra ter ou
d) Querem só por ter, sem finalidade alguma.
Resume-se em egoísmo.
O apóstolo Paulo disse que “Tendo, porém, sustento, e com que nos vestirmos, estejamos com isso contentes.”
A expressão “estejamos contentes” do grego clássico está relacionado a contentar-se com; satisfazer-se (arkesthsometa) bem próximo ao grego contemporâneo (αρκεστείτε – fique tranquilo)
No entanto, o verbo "arkeõ" faz alusão ao Ser – ser suficiente, ser possuído de força, ser forte - na expressão paulina relaciona-se com estar, ou seja, posição.
Combinando o verbo “arkeõ” com a expressão “arkesthsometa” temos o sentido de posição, de estar em seu espírito tranquilo em relação ao que temos no momento.
O Apóstolo Paulo taxativamente diz “estejamos contentes em ter sustento e com que se vestir.” Não significa voto de pobreza, mas que, em posição, dentro de seu ser, você saiba que, o que tem no momento é proporcional e suficiente para lhe manter vivo e feliz e não deixar o desejo de querer ter ou possuir lhe dominar e ser maior que sua felicidade em viver.