Alexander Pope
Alexander Pope (1688-1744) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 21 de maio de 1688. Filho de um comerciante burguês, que se converteu para o catolicismo, numa época em que os católicos viviam sob uma legislação repressiva, foi proibido de frequentar as escolas do estado. Aprendeu a ler com uma tia, estudou grego e latim com um sacerdote local e frequentou escolas católicas clandestinas.
Com 21 anos, publicou seus primeiros poemas “Pastorals”, com influência de Horácio e Boileau, em que estabelecia uma estreita relação entre a arte e a natureza. Com 23 anos, publicou “Ensaio Sobre Crítica”, no qual defende seu ponto de vista sobre a verdadeira poesia. Em 1712, escreveu o poema heroico-cômico, “The Rape of The Lock”, escrito sob a influência de Voltaire, em que descreve o ambiente dos salões da alta sociedade, obra que o consolidou como poeta.
Em 1717, Alexander Pope escreveu o poema “Eloísa to Abelard” (De Eloísa para Abelardo), baseado no célebre romance entre Pedro Abelardo e Eloísa de Paráclito, passado na França do Século XII. Em 1720 concluiu a tradução da obra Ilíada, que recebeu os maiores reconhecimentos literários e econômicos.
Em 1925, instalado em sua casa na vila de Twickenham, iniciou a tradução da Odisseia. Entre 1933 e 1934 escreveu “Essay on Man” (Ensaio Sobre o Homem), no qual discute se é ou não possível reconciliar os males desse mundo com a crença no criador justo e misericordioso.Alexandre Pope faleceu em Twickenham, Inglaterra, no dia 30 de maio de 1744.