Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847. Filho de autoridade na correção da fala e inventor de um sistema de educação para surdos, ele passou a se interessar pelo som das palavras e também pela forma como eram emitidos os sons. Depois de educado em casa, com onze anos ingressou na High School Real de Edimburgo. Com 14 anos reproduziu o aparelho fonador, que ao ser soprado emitia algum som.
Depois de assistir conferências na University of Edinburgh e na University College London, em 1864, tornou-se residente e mestre da Academia Weston House, na Escócia, estudando e ensinando técnicas de correção da fala.
Em 1870 muda-se com a família para o Canadá. Faz palestras em Boston, e em 1872 abre uma escola de formação de professores para surdos. Em 1873, a escola passa a integrar a Universidade de Boston e Bell ocupa o cargo de professor de fisiologia vocal. Nesse mesmo ano inicia as pesquisas sobre os modos de transmissão do som utilizando a eletricidade.
Em 1875, Graham Bell ganha a patente do telégrafo múltiplo. Em 1876, fazendo experiências com o telégrafo consegue transmitir a voz para outro aparelho. Bell inventa o telefone e inicia uma das mais complicadas lutas judiciais sobre questões de patente, com o italiano Antonio Meucci.
Em 1877, foi criada a “Bell Telephone Company”, em Boston. Em 1882, Bell naturalizou-se cidadão norte-americano. Recebeu diversas condecorações, entre elas o Prêmio Volta, na França. Alexander Graham Bell faleceu no Canadá, no dia 2 de agosto de 1922.