Agatha Christie
Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa, uma das maiores representantes do romance policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.
Agatha Christie nasceu no Torquay, condado de Devonshiri, na Inglaterra, em 15 de setembro de 1890. Filha de uma família rica estudou em casa com professores particulares. Estudou canto e piano, obedecendo aos pais queriam que ela seguisse a carreira de cantora ou pianista, mas Agatha passava a maior parte do tempo escrevendo poemas e contos.
Em 1914, casa-se com Archibald Christie, piloto inglês, de quem adotou o sobrenome. Em 1917, Agatha aceita o desafio da irmã e escreve uma história policial em que o leitor não descobrisse a identidade do assassino no desenrolar da trama. Em 1920, publica seu primeiro livro “O Misterioso Caso de Styles”, em que o pequeno e elegante detetive belga “Hercule Poirot”, aparece pela primeira vez.
Nos anos seguintes a escritora publica: “O Inimigo Secreto” (1922), “O Assassinato no Campo de Golf” (1923), “O Homem de Terno Marrom” (1924), “Poirot Investiga” (1924) e “O Segredo de Chimneys” (1925), mas só em 1926, com a publicação de “O Assassinato de Roger Ackroyd”, ela consegue destaque.
Nesse mesmo ano, após seu marido revelar que iria se separar, Agatha desaparece misteriosamente e como em suas histórias, deixa pistas que confundem a polícia. Depois de 11 dias ela é encontrada em um hotel. Seu desaparecimento deixou a suspeita de ter sido uma trama para vender mais livros.
Em 1930, já divorciada, casa-se com o arqueólogo Max Mallowan e com ele viaja pelo Oriente, onde se inspira para escrever vários livros, entre eles, “Assassinato no Expresso do Oriente” (1934), “Morte na Mesopotâmia” (1936), “Morte no Nilo” (1937) e “Aventura em Bagdá” (1951).
Outro personagem constante em sua obra é a curiosa Miss Marple, uma simpática velhinha, inspirada em sua avó. Sua estreia ocorreu no livro “Assassinato na Casa do Pastor”. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema, televisão e o teatro.
Agatha Mary Clasrissa Miller faleceu em Wallingford, na Inglaterra, no dia 12 de janeiro de 1976.