Abnel Alecrim Andrade, fisioterapeuta
Se o seu joelho, quadril e coluna doem, continue se exercitando, para que os analgésicos do corpo sejam produzidos e ajudem a controlar a dor e a corrigir problema.
A CIÊNCIA CONFIRMA: se você quiser melhorar ao máximo sua saúde procure dar 10 mil passos por dia, incluindo meia hora de caminhada moderada, mas, qualquer quantidade de caminhada já traz benefícios, diz estudo publicado na revista acadêmica The Conversation.
Dar 4 mil passos de caminhada por dia pode reduzir o risco de doenças como câncer, alguns problemas cardiovasculares e demência.
A maioria dos episódios de dor lombar tem melhora espontânea em até 3 semanas, e o problema depois será a desinformação.
No tratamento da dor nas costas, o profissional de saúde precisa calar a boca e ouvir mais o pacientes, pois, a solução do problema está no paciente.
Por que a dor nas costas cresce?Dor não é o problema de coluna, é só um alerta sobre a sua postura. Pacientes só "tratam" a dor e esquecem a postura.
Manter uma boa saúde não acontece por acaso. Requer trabalho, escolhas inteligentes de estilo de vida e exames e testes ocasionais, se necessário.
Todo o peso do mundo parece estar sobre minhas costas, mas sei que não devo carregar o mundo nas costas.
Só é possível ensinar uma criança a amar e ser amada, se você for exemplo de amor, de respeito e de admiração pra ela.
A crença sobre a postura errada que causa dor não é ciência sólida, mas uma justificativa sobre não ter o que falar.
Dor no joelho persistente está associada à presença e ao desenvolvimento de depressão, diz estudo publicado na BMC, Reino Unido.
O problema da inatividade física é que ela leva ou agrava as diversas doenças evitáveis e as incapacidades, alerta a OMS.
Menos escolaridade, mais dor nas costas incapacitantes, mas, a internet está ajudando a diminuir essa desigualdade.
A solução para suas dores nas costas não vai cair do céu, sair de um exame, nem está dentro de um frasco. Está na educação.
A postura relaxada de sentar pode alterar a pressão abdominal normal, que vai empurrar o ácido estomacal na direção errada e causar a azia e a digestão lenta.
Perda de força, flexibilidade e equilíbrio, estão mais associados a dor nas costas e incapacidade do que com o envelhecimento.
A postura provoca mudanças inconvenientes no funcionamento dos músculos, nervos, circulação e articulações do corpo.
A postura é a maneira como você mantém seu corpo no dia a dia e diante da gravidade em pé, sentado ou realizando tarefas diárias.