Abilio Diniz
Abílio Diniz nasceu em São Paulo no dia 28 de dezembro de 1936. Estudou no Colégio Anglo Latino e no Colégio Mackenzie Desde jovem, conciliou os estudos com a prática de esportes. Cursou a Escola de Administração de Empresas Getúlio Vargas. Depois de formado, junto com o pai, dono de padarias, abriu o primeiro supermercado Pão de Açúcar. Em 1968, o Pão de Açúcar já contava com 40 supermercados.
Entre os anos de 1979 e 1989, convidado por Mário Henrique Simonsen, atuou como membro do Conselho Monetário Nacional. Em 1989, foi vítima de um sequestro, quando passou sete dias no cativeiro. Enfrentou uma batalha com os irmãos pelo controle do Pão de Açúcar, solucionada em 1994, com um acordo que garantiu a Diniz o controle da empresa.
Em 1990, o Pão de Açúcar esteve à beira da falência. Depois da crise, iniciou um longo período de expansão. Associou-se ao grupo francês Casino. Em 2003, Diniz passou a exercer a presidência do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar. Em 2009, comprou a rede Ponto Frio e, em 2010, associou-se à empresa Casas Bahia.
Em 2013, Abilio Diniz assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, empresa de alimentos dona das marcas Perdigão e Sadia. Nesse mesmo ano, deixou a presidência do Grupo Pão de Açúcar. Em 2014, a empresa de investimentos da família Diniz, a Península, adquiriu participação acionária no capital do Carrefour Brasil, quando Abilio passou a fazer parte do conselho da empresa. Em 2016, também integrou o Conselho de Administração do Grupo, dando continuidade a sua trajetória de empreendedor.
Abilio também foi professor universitário, dando aulas por mais de 10 anos na FGV, além de escritor, com as obras "Caminhos e escolhas: o equilíbrio para uma vida mais feliz" (2004) e "Novos caminhos, novas escolhas" (2016). Também foi apresentador de TV pela CNN, nos programas "Olhares brasileiros" e "Caminhos".
Abilio Diniz morreu em 18 de fevereiro de 2024, aos 87 anos, vítima de uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonite.