Autonomia
Autonomia você tem para saber se suas escolhas condizem com sua vida.
Cabe a você saber se são certas ou não. O poder está em suas mãos!...
Você é LIVRE! Você tem o poder de escolher o que quer fazer. Ser livre é ter autonomia de decisões, nada feito por obrigação. O prazer estar na decisão de ser, ser livre e ter responsabilidade. Porque no final você viverá com as consequências das suas escolhas. Ser livre é ter escolha consciente, e não escolha por necessidade
Com frequência, a humanidade se equivoca ao confundir a reclusão com a autonomia, e a busca pelo entretenimento com a verdadeira essência da felicidade.
Se tenho autonomia para dizer a uma pessoa o que ela deve fazer, então eu também tenho uma autonomia para o fazer.
Irei enrolar minha causa na sua como se eu nunca fosse embora, mas te darei total autonomia para escolher se devo ou não ficar.
A vida não é uma linha reta de acontecimentos sequenciais sobre os quais você não tem autonomia. Todos os dias, cada um de nós tem nas mãos o poder de decisão sobre acordar cedo ou tarde, sobre o que fazer com o dinheiro, sobre a forma como vai lidar com os seus relacionamentos, com o seu trabalho, com a sua saúde e com o seu tempo, o bem mais precioso que todos nós temos.
Liberdade é a autonomia de escolher, assim também a junção de pequenas escolhas. Mas, sabendo que toda escolha implica em uma renúncia, onde está a liberdade?
Ser livre seria utopia?
Todo santo dia temos o poder de escolha:
Escolher viver ao invés de sonhar;
Escolher amar ao invés de esperar ser amado;
Escolher viajar ao invés de só planejar;
São pequenas escolhas diárias que determinam se temos a real liberdade ou se somos eternos escravos de um sonho utópico.
As oportunidades têm autonomia nas suas decisões, nossa busca não. Por isso devemos ser constantes em nossa busca pelas oportunidades, porque elas acontecem quando querem, não quando nós queremos.
Fortalecimento, autonomia e vigor delineiam o empoderamento, enquanto sagacidade e perspicácia são facetas da inteligência. Protagonismo reflete liderança e influência assertiva. Coragem, por sua vez, se traduz em ousadia, bravura e determinação. Esses elementos entrelaçam-se, forjando um tecido resiliente e dinâmico que impulsiona a ascensão individual e coletiva.
Ao unificarmos responsabilidade e autonomia, tomamos posse do protagonismo da construção e do desenvolvimento do nosso trilhar.
"Quanto mais autonomia você tiver sobre si mesmo, mais tu saberá se suas boas ações são frutos de virtudes ou apenas obediência"
Evidente.
Andei matutando os pés
Nunca gostei de autonomia
Me sinto fraca gostando de andar sozinha
Mas a culpa é sua garota por nunca entender o que escrevo
Seria fácil agradar se você não comparasse minhas palavras com esterco
Passei em uma loja cara de moveis, achei bonita a cama
Lembrei de você dizendo que me ama
A cama era bonita, mas você não merece uma cama nova
Nem uma chance, nem uma volta
Compreendeu que a multidão dos meus pesares te ignoram
Aqui, ali, do lado de lá, do lado de cá
Agonia, agonia