Autoestima
Seja sua melhor companhia… Seja a mulher com a autoestima lá em cima, seja dona da sua própria história. Seja inverno, seja verão, seja furacão ou calmaria, mas passe como um vendaval, uma ventania. Seja a mulher de salto alto, poderosa, que atrai todos os olhares para si. Que, por onde passa, é notada. Seja mulher de luz própria, de alma iluminada, sorriso tão radiante que irradia como o sol, beleza exuberante que deixa qualquer um de boca aberta. Brilhe, meu bem, brilhe como uma estrela!
Autodestruição, autocontrole, autocrítica, autoajuda, autoestima, autoafirmação, autossuficiência: autoexplicativo.
Ainda que minha autoestima me dissesse estar horrível, arrumei meus cabelos e passei uma boa maquiagem. Olhei-me no espelho e repeti comigo mesma “nada irá me derrubar”.
Calcei meu sapatos, saí a trabalho. E ainda que eu recebesse elogios sendo direcionados a mim de todos os lados, os únicos elogios que eu desejava somente poderiam vir de uma única pessoa. Agradeci com educação, embora enjoada de ouvi-los todos os dias ao decorrer do meu caminho frente a minha rotina diária. Eles nunca serão notados como a quem sou de posse exclusiva.
E me indagam: “tens namorado?”
Eis minha resposta: “não, mas meu coração possui um dono, e sou fiel aos meus sentimentos”.
Dizem-me que são raras as garotas como eu no mundo, que são bonitas, e ainda assim fiéis mesmo sem estar em determinado compromisso, que possuem valores, se guardam e vivem uma vida se dedicando a outra pessoa. Dizem que dariam tudo para ter uma garota como eu em suas vidas, mas não dou ouvidos. Somente uma pessoa no mundo serve pra mim, mesmo que demore tempo para amadurecer. Logo penso: “É somente uma fase, logo ele volta e tudo volta a ser como antes”.
Houve um começo onde tudo era perfeito. Éramos seres que se completavam, éramos seres que se policiavam para ocultar nossos defeitos e agradar um ao outro.
A vida não fazia sentido se fosse imaginada com a presença do outro ao lado, o dia não teria graça se a voz do outro não escutássemos.
Houveram histórias que marcaram, houveram momentos que ficaram.
Mas, como em todas as ocasiões, o tempo levou embora todo o encanto, os defeitos começaram a se desmascarar, as brigas surgiram e os sentimentos se acalmaram.
Mas quem disse que precisa ter encanto para se amar? Quem ama não desiste, ainda que a vida os queira testar. Quem ama insiste, corrige, se adapta. A paixão irá nos visitar de tempos em tempos. Mas o que nos fará permanecer é o amor, e o hábito de estarmos juntos.
Então me deito tranquila em meu colchão todos os dias, sem pressa, esperando que Deus guie meus caminhos e faça sua própria vontade.
Se for pra ser, será, se não, Deus irá tira-lo do meu coração, fazer-me mais velha, mais madura, mais bonita e me fará dar a volta por cima.
Deus só tira algo de nossas vidas quando está preparando algo melhor.
É um trabalho constante e permanente de amor próprio, e vamos regando nossa autoestima com coisas inspiradoras
Autoestima é uma estimativa de valor, corresponde ao quanto entendemos que realmente valemos por nossas qualidades, virtudes e competências.
e a lagarta virou borboleta
tomou um banho de amor-próprio
e de autoestima
bateu as asas e voou
pra sua imensa felicidade
tornou-se livre dentro da sua possibilidade
ganhou o mundo de presente
e foi ser feliz com o que lhe sobrou
restou-lhe apenas a digniddade
de ser quem sempre foi
com alma transparente e translúcida
assim como seu coração e suas asas!
Esqueço pessoas mais rápido do que aprendo a amá-las. Faz bem pra minha autoestima, alimenta meu amor-próprio... Mas maltrata corações alheios.
As mentiras mais devastadoras para a nossa autoestima não são as que contamos, mas sim as que vivemos...
Quando sentir que a tua autoestima está perdida, sem saber o que fazer, por qualquer motivo que seja, não se entregue a esse sentimento. Olhe-se no espelho e diga a si próprio: "Eu sou forte e nada é superior a mim."
Não confunda arrogância com autoestima.
Seja uma pessoa bela com humildade.
Isso te tornará uma pessoa muito mais bonita.
Não permita que os problemas desta vida te desanimem. Não os deixe infectar a sua autoestima, nem os deixe roubar o seu sorriso.
Sinceridade? Mas que coisa chata. Por favor, diga me que sou bonita porque da minha autoestima baixa cuido eu.
Quanto maior a intensidade da busca pelo status social, menor a autoestima. Quanto maior a interação afetiva menor o desejo de status. Interação afetiva presupõe boa autoestima.
Quando nossa autoestima não está em jogo, estamos muito mais dispostos a ser corajosos e correr o risco de mostrar nossos dons e talentos.