Frases de autoconhecimento na psicologia para transformar sua mente
Quem não conhece a si mesmo nunca irá mudar. Autoconhecimento é uma das mais genuínas formas de liberdade.
Estar presente no agora nos poupa de uma imensa carga de sofrimento, desencadeada pelo fluxo de pensamentos em desequilíbrio.
Estar, simplesmente estar, cria a corrente energética salutar da serenidade e da paz.
A causa de todas as coisas está no desejo, em querer o que ainda não está na hora de ser compartilhado em nosso caminho.
A sinceridade integral com nosso próprio ser é o que mais conta no processo de autoconhecimento, início da retomada divina por ora adormecida.
"A crítica ao seu autoconhecimento revela as prisões internas de quem critica. Persevere na jornada interior; só quem se conhece é verdadeiramente livre."
DIFERENÇA ENTRE AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA
Autoconhecimento é o conhecimento das tuas próprias características, características do teu Corpo, da tua Mente, do teu Temperamento, da tua Personalidade e da tua Biografia.
Autoconsciência é a percepção de ti mesmo e da tua função no Organismo, como uma entidade diferente do Corpo, da Mente, da Personalidade e do Espírito.
AUTOCONHECIMENTO, AUTOCONSCIÊNCIA E ILUMINAÇÃO DA ALMA HUMANA
Autoconhecimento é o conhecimento das características corporais, cognitivas, afetivas e biográficas do seu próprio Organismo por si mesma.
Autoconsciência é a percepção ou visão de si mesma como uma entidade diferente do corpo, dos pensamentos, da personalidade e dos fenômenos vitais no seu próprio Organismo.
Iluminação é a recepção de intuição ou lampejo de informação especial que causa alguma admiração a si mesma.
DISTINÇÃO ENTRE AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOCONHECIMENTO
1. AUTOCONSCIÊNCIA:
1.1. É da dimensão afetiva do Homem.
1.2. Tem como palavra-chave: Perceber.
1.3. Implica o Sentir.
1.4. Está relacionada com o Sistema Límbico.
1.5. É assunto da Psicologia Filosófica, baseada na inscrição do pórtico de Delfos, que visa libertar o Homem de todos os condicionamentos.
2. AUTOCONHECIMENTO
2.1. É da dimensão cognitiva do Homem.
2.2. Tem como palavra-chave: Conhecer.
2.3. Implica o Refletir ou Pensar.
2.4. Está relacionado com o Cérebro.
2.5. É assunto da Psicologia Científica, nascida no século XIX através de experimentos psicológicos, que visa proporcionar condicionamentos socialmente úteis no Homem.
O autoconhecimento liberta. Mas entender quem você realmente é, o que deseja da vida e o que fez para chegar até aqui, não é um processo simples. O autoconhecimento é doloroso, pois exige reviver questões internas que estão adormecidas dentro de você, questões, que mesmo de forma inconsciente, ainda causam dor e sofrimento. Mas conhecer a si mesmo é necessário. Ninguém poderá se curar apenas com o otimismo e o desejo de mudança. É preciso voltar para si mesmo e reconhecer a própria escuridão. Mas isso liberta. Faz com que seguir em frente seja mais motivador.
A solidão pode ser um fardo pesado, mas também pode ser a chave para o autoconhecimento e a descoberta da própria essência.
Autoconhecimento é você fechar os olhos e suavizar todas as palavras ruins que já te disseram na vida.
É conhecer seu ser, suas expressões e sua forma de lidar com os conflitos externos.
É olhar pra dentro, perceber seus limites e se resguardar das coisas negativas.
É entender que tudo tem um tempo de cura.
É ficar quieto, fechar os olhos e o coração para tudo que não te faz bem.
Uma das melhores viagens que a gente pode fazer é aquela em que buscamos o autoconhecimento. Mesmo que você faça uma viagem, não estará presente. Por isso, se pergunte: o que eu faço me faz feliz? Os pensamentos conduzem a ações. E ações conduzem a resultados. E resultados nos trazem a felicidade. Se ainda não chegou, continue. Não existe a opção de desistir dos seus objetivos.
"A fraternidade é o SER estar conectado verdadeiramente
em seu autoconhecimento, para que o processo de
acolhedor possa estar em constante evolução."
Autoimagem, autoconhecimento e auto-responsabilidade são pilares fundamentais na construção da excelência em todas as áreas da vida. Ao trilharmos esse caminho, nos libertamos das ilusões criadas pelo ego e nos aproximamos da verdade que transforma nosso destino.
“A diferença entre o conhecimento interpessoal e o autoconhecimento intrapessoal é que, no conhecimento interpessoal, conhecemos como as pessoas são e se comportam. Já no autoconhecimento intrapessoal, nós conhecemos como nós mesmos somos e agimos. Portanto, se queremos ser excelentes em cada relacionamento, devemos aliar essas duas realidades e aplicá-las através da sabedoria de Deus.”
O autoconhecimento emocional é a única forma de nos libertarmos dos nossos medos, traumas, complexos e sofismas que dominam nossas vidas.