Auto Domínio
Autocontrole
Às vezes, na área em que atuo, atendo pessoas que estão no limiar da explosão com a vida, revoltadas com tudo e todos...
Nesse momento, faça ouvidos de mercador... sei que é difícil.
A técnica que uso, acredito que servirá para o nosso dia a dia:
Quando ouvir agressões, ponha dentro de si que cada palavra será, para você, uma coisa que você sempre desejou ouvir, imagine palavras de incentivo, de alegria, de relaxamento... viaje mesmo...
Sei que é difícil... no início! Tente!
Você confortará no final essa pessoa e se sentirá bem consigo mesmo, pois conseguiu evitar mais uma desavença!
Quando você exercita o autocontrole sobre seus atos e acredita ter o domínio e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido quando percebe que errou, de nada adianta se você não tiver a dignidade para corrigir,pois esta atitude prova o contrário do que você imagina ter.
Esse é o tamanho de minha FÉ!
Fé, serenidade, confiança e autocontrole.
Melhor maneira de conviver nos dias de hoje. Serenidade, tenho adquirido. Confiança, aumenta a cada dia. Autocontrole, esse tenho trabalhado muito. E minha Fé, ah! Essa é inabalável . Pois sei que mesmo que o vento sopre com toda sua força, permanecerei firme. Confiante em um ser superior que me protege!
Os primeiros dias são terríveis. Terríveis testes de autocontrole. Dá vontade de ligar, mandar mensagem, cartão-postal, sinal de fumaça. Só pra saber se tá bem, se comeu direitinho e tomou o remédio. Saudade, saudade, saudade. Maldita falta de costume da ausência.
sabe crescer
Adicione à sua fé virtude. . . conhecimento, . . . autocontrole, . . . perseverança, . . . piedade. . . bondade fraternal. . . amor. - 2 Pedro 1: 5-7
Vários anos atrás, entrevistei um aluno da Santa Monica College para um programa de rádio que eu estava hospedando. Ele me disse que estava interessado em descobrir tudo o que podia sobre religião. Mas quando perguntei o porquê, ele explicou que queria expandir sua educação. Este estudante estava curioso sobre o que motiva as pessoas religiosas a fazerem o que fazem, mas ele disse que não era o tipo de pessoa que acorda de manhã com o desejo de fazer a vontade de Deus.
É possível que nós, como cristãos, somos assim? Temos o desejo de aprender mais sobre a Bíblia por outras razões que não seja conhecer melhor a Deus e viver como Ele deseja? O apóstolo Pedro disse que deveríamos aumentar nosso entendimento para um propósito primário - levar nossa fé à maturidade. Ele ressaltou que o conhecimento é um elemento indispensável no processo que leva ao autocontrole, perseverança, piedade, bondade fraternal e amor. Essa progressão em direção à maturidade resulta em conhecer Jesus Cristo de uma maneira profundamente pessoal (2 Pedro 1: 5-8).
Deus não nos pede para aumentar nosso conhecimento em prol do conhecimento. Ele nos pede para aumentar nossa compreensão para que possamos crescer em pessoas produtivas, centradas em Deus, amorosas. É por isso que queremos saber.
Obter conhecimento da Palavra de Deus
pode ser um objetivo digno
Se nos levar ao Senhor
e nutrir nossa alma. —Sper
O conhecimento pode ser perigoso se não levar à sabedoria. Mart DeHaan
Para o perfil de discreto, é fundamental ser humilde, respeitoso com os outros, ter autocontrole e saber o momento certo de interagir. Será notado gerando respeito e confiança, desde que haja equilíbrio. Em excesso, a virtude pode se tornar defeito, com o rótulo de frio, calculista e sem transparência. Portanto, o meio-termo é sempre preferível aos extremos.
Ser melhor humano é uma busca diária pela virtude e autocontrole. A cada amanhecer, somos convidados a desenvolver sabedoria, coragem, justiça e temperança. Enfrentar os desafios com calma e aceitar o que está fora do nosso controle são passos essenciais. Refletir sobre nossas ações e cultivar serenidade nos tornam mais fortes e compassivos. Assim, o verdadeiro progresso está em melhorar internamente, conduzindo-nos com retidão e propósito.
Indivíduos sem autocontrole acabam se tornando
reféns daqueles que desejam manipulá-los.
Livro: O Respiro da Inspiração
A verdadeira liberdade exige um autocontrole do indivíduo. Portanto, deve-se estabelecer limites, isto é, saber que pode fazer tudo, e ainda assim, não o faz.
Autocontrole : podemos beber,comer,curtir e fazer amor; desde quando , nossas atitudes não prejudiquem a nós e ao nosso próximo. Ou seja, faça tudo que você consegue controlar, mas evite fazer aquilo que te escraviza e faz de você um ser marginal e antissocial.
O autocontrole não é sobre nossos pensamentos e sentimentos,
Mas sobre nossa reação em relação a eles!
Tenha paciência, pelo amor de Deus!!!
Qual o limite da sua paciência? Você tem autocontrole emocional? Você suporta, na boa, situações desagradáveis?
Paciência, qualidade daquele que é paciente.
Paciente, que tem paciência...
Haja paciência.... quando procuro uma definição de palavra no dicionário e encontro coisas do tipo aí.
Mas sempre me disseram pra ter paciência e esperar... ou, no caso aqui, procurar um pouco mais que a resposta vem... um lucro sempre tem.
...
Um ano depois... brincadeirinha.
Paciência “é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração”.
Paciente: “Resignado, conformado. Que espera serenamente um resultado; tranquilo".
Agora sim... já estava no limite da minha paciência... brincadeirinha de novo.
Qual o limite da sua paciência?
Você tem autocontrole emocional?
Você suporta, na boa, situações desagradáveis?
Veja bem: “na boa”... porque, às vezes, a gente suporta só porque não há outro jeito... sem serenidade nenhuma.
Foi sincero nas suas respostas?
Descobriu que é uma pessoa superhipermegapaciente?
Constatou que vive num mar de tranquilidade?
Clap... clap... clap...
Ou... descobriu que o limite de sua paciência é limitadíssimo, ou seja, não há limite? (sim, sim... percebi a ambiguidade).
Li outro dia que a gente pode treinar nossa paciência... se você pesquisar na internet vai encontrar diversas receitinhas que irão lhe ajudar a ser mestre em paciência.
Ah! Você achou que eu iria facilitar pra você? Sorry!
Na verdade, quando comecei a escrever o texto não tinha em mente testar sua paciência... eu queria mesmo era falar sobre esta frase do compositor alemão Beethoven: “Tenho paciência e penso: todo o mal traz consigo algum bem”.
Paciência! Vai ficar pra outra hora...
☝️O verdadeiro autocontrole de que tanto necessitamos consiste primeiramente estar em paz consigo mesmo...