Auto Confiança
MOMENTO PRESENTE
O viver da gente
É a arte do tempo
E o tempo da gente
É o estresse do momento
E no momento presente
É dessabores, neurose e dores...
Ainda somos contentes!?
Contentes seremos todos nós...
Pobres viventes de vida artros
Nada ofende seus olhos!
Calados vivemos, pobres de nós!
E na cara trazemos o sorriso
Hora frouxo hora apertado
Traremos nos olhos o
ceticismo no riso
Guisa desacorçoado.
Orgulho de ser Poeta
Sou Poeta dos amores traídos
Sou Poeta das meretrizes,
Das amantes mau amadas
Sou Poeta das mocinhas enamoradas
Sou Poeta das solteiras e das casadas
Das amantes apaixonadas
Sou Poeta das noites enluaradas.
Sou Poeta dos bares e dos botequins.
Sim, Sou Poeta! Faço verso com carinho
Sou Mensageiro do amor.
Ah! Sou Poeta sim senhor!
ESTA HISTÓRIA QUE AQUI NARRO EM FORMA DE VERSOS É A CARA DA REALIDADE DE MUITOS RETIRANTES, INFELIZMENTE!
JOSÉ & JOÃO
JOÃO E JOSÉ, tomaram seus filhos e mulher
Partiu do sertão em busca de pão.
No sertão a coisa dava feia
Não tinha o que comer;
Acabou a água de bebê.
Há muito tempo não chovia no sertão,
Tudo que se via era desolação,
Por isso que José e João
Partiu do sertão em busca de pão.
Ao chegar na cidade grande
A situação piora. E agora?
Não tinham o que comer
E nem onde morar.
Não viram outro jeito
Senão mendigarem.
Debaixo das pontes e via dutos
José e João foram morar.
Suas filhas foram se prostituirem
E seus filhos foram se drogarem.
Desesperados sem saber o que fazer
José e João começaram a beber.
Sua mulher pensa em voltar para o sertão
Porque lá, mesmo passando fome seus
Filhos não eram ladrões.
José e João partiu do sertão...
Os seus sonhos tornou-se Utopia,
Sonhava ver um dia seus filhos
Na escola estudando pra doutor...
Uns foram presos e outros
A droga matou.
Valda Fogaça
ACHEI NO FUNDO DO BAÚ UNS POEMAS ESCRITO EM 1990, ESTE QUE VOU PUBLICAR AGORA É NOSTALGIA PURA, NÃO SE ESPANTE CAROS LEITORES, POETAS SÃO TODOS NOSTÁLGICOS MESMO QUANDO SÃO FELIZES. SER POETA É ISSO...
"ESTA NOITE EU QUERIA MORRER"
Há tantas noites que não durmo,
Há tantas lágrimas no meu sofrer,
No meu grito calado teu nome sussurro.
Esta noite eu queria morrer!
Quero dormir p'ra não mais acordar,
P'ra dar um fim ao meu padecer,
E num sepulcro abandonado
Meu corpo repousará.
Esta noite eu queria morrer!
Para não imaginar-te em outros braços,
Para não viver sem teu amor,
Para aliviar meu cansaço,
Para meu coração não sangrar de dor.
Oh! Esta noite eu queria morrer.
Valda Fogaça
ANJO IMAGINÁRIO
Minhas asas estão prontas para o voo se pudessem, mas meu corpo cansado da lida impedem-as. Eu retrocederia se pudesse, pois eu seria mais feliz se permanecesse imersa no tempo viva.
Ás vezes imagino que sou um anjo que pretende afastar-se da dureza desse mundo, cujo olhos escancarados, boca dilatada e asas sempre abertas... É esse o aspecto desse anjo o qual imagino, o rosto direcionado ao passado onde ver uma cadeia de acontecimentos, uma catástrofe única que acumula incansavelmente ruínas sobre túnel e as dispersas ao nossos pés. Ele gostaria de deter os maus feitores, acordar os "mortos" e juntar os fragmentos, mas uma tempestade sopra-o do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro ao qual ele vira as costas enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.
Chego à maturidade super carregada de conhecimentos e experiências, embora não sendo de fato um anjo bem feitor mas deixo a minha contribuição ao mundo: o meu legado.
Recordar, as vises, nos deixam tristes, ou saudosos, mas, todas as recordações nos dá a oportunidade para uma reflexão, é aí que vale a pena resgatar lembranças, caducas ou ressentes...
O SONHO DA MULHER
A dignidade só pode ser construída numa sociedade ou em um indivíduo quando parte do princípio da necessidade de mudança... Sinto-me triste e indignada diante de situações constrangedoras e humilhantes que a mulher tem vivido por ter sido em todas civilizações e em qualquer época, privada de sua liberdade, em nome:dos costumes, da religião e da tirania do machismo que vem reinando desde mais remota civilização. Mas, graças a idealistas como gulabi gang- ativista que revoluciona os costumes recuperando a dignidade de mulheres oprimidas na Índia; e tantas outras na historia, que um Flache de liberdade tem dado a mulher o direito de sonhar por dignidade; mas, como alcançará a dignidade se são encarceradas, e cujos carceres encontram-se em si mesmas, pois desde sempre desconhece a liberdade... Em países Islâmicos a opressão à mulher chega causar indignação; por essa razão não falta ativistas que tentam de modo acanhado, resgatar a mulher da tirania dos costumes da religião empanado de um machismo exacerbado. Onde já se viu, nos tempos de agora mulher ser condenada a ser chicoteada até a morte por praticar adultério? E, se quando sai à rua a mulher, se quer tem o direito de mostrar seu rosto, subordinada a um costume imposto por uma religião fundamentalista... No Ocidente a Burcra é trocada por desrespeito de natureza diversa; desde uma mentalidade "prostituitiva" a violência física que muitas vezes resulta em óbito. O refrigério que a mulher contemporânea, buscam, assim como buscavam a do passado, através de uma liberdade tão desejada, cujo grito tem ecoado nas paredes do tempo, possivelmente o encontrará... A mulher não é o sexos frágil como tem sido rotulada nas sociedades, ela é forte em demasia; pois, para suportar sobre os ombros o peso da tirania do machismo ela tem que ser vista como sexos forte, portanto não lhe cai bem essa ambiguidade rotulando-lhe de sexos frágil. Convenhamos, que a dignidade, e a liberdade é o direito de todos ser humanos, e por que negá-la?
Realmente o tempo passa... E a saudade nem sempre fica, e se fica é possível que seja num canto esquecido na memória ou não...
A VIDA É UM SHOW
A vida é um palco, o nosso viver é a trama, e nós, portanto, somos os protagonistas _ vilões ou heróis; todavia, o teatro da vida não permite ensaios, entretanto, o espetáculo terá que continuar antes que as cortinas se fechem e o show termina sem aplauso.
O HOMEM, SENHOR DO SEU DESTINO
PARA REFLETIR!!!
É comum ouvir dizer por aí, dito pelos insatisfeitos, que o Estado, o "Leão" são os culpados das suas insatisfações; reclamam de tudo... Eu, porem, digo: Todos, quais quer que seja o indivíduo tem livre arbítrio, capacidades, mental e intelectual, portanto, senhor do seu destino. Uns se destacam mais na sociedade que outros, tudo depende da capacidade de cada um para gerir sua mente...
A LINGUAGEM DO CORAÇÃO
Procuro uma forma simples para
expressar a linguagem do coração.
Um jeito romântico de dizer: eu te amo!
Bem diferente dos: eu te amo, sem a
expressividade poética; por essa razão
faço meus versos, e numa nota e outra
canto o amor. O amor que me inspira
às minhas canções.
Muito já foi dito sobre o amor!
O amor sem pudor. Os lábios
o pronunciam sem consciência
ou lúcidos ou talvez com inocência,
verdadeiro ou ainda de aparência.
Amor é tudo!
Com amor ou é tudo ou é nada.
Não tem meio termo, quem diz
que o amor fica em cima do muro
nunca, pois, nunca amor.
Falar de amor é algo motivador.
É uma loucura santa! Então, não
posso ser louca porque canto o amor.
Não posso ser isso porque tenho que
ser aquilo.
Mas, a poesia nos trás a loucura
para conseguirmos ao menos pôr
para fora um sentimento puro, e
que brota em cada um a verdadeira
forma de amar.
Ainda me lembro como se fosse ontem o dia em que eu parti do meu sertão castigado, terra de gente sofrida, porém alegre e marcante. Eu ainda era uma "menina"... Eu trouxe comigo o sorriso brejeiro, valores aprendidos na casa materna e os sonhos que por serem tantos mal cabiam na bagagem. um deles era poder expressar meu pensamento, tanto em prosa quanto em versos. Hoje percebo que o tempo me logrou não só a juventude como também a inocência que tive um dia, mas o meu sorriso ainda é o mesmo.
E A CADA DIA ME SINTO MAIS ESTRANHA, COMO SE PARTE DE MIM SE ESVAÍSSE LENTAMENTE, SINTO QUE AOS POUCOS DEIXO DE SER EU MESMA.
É importante que possamos buscar cura para nosso traumas pois a configuração que temos de vozes, sons diversos, figuras, cores e ambientes muitas vezes estão atrelados a conflitos e dores e isso impede de nos concentrarmos em ouvir, ver, degustar, sentir o Universo da forma como ele se apresenta e não como nos foi apresentado.
Eu Sou Moisés Cubas aqui - Path Preparer
Há momentos na nossa vida quando confiar no próprio instinto parece mais apropriado – quando uma determinada decisão parece a mais certa. E eu descobri que é ao encarar as decisões realmente importantes que a intuição parece o elemento mais indispensável para chegar lá.