Ato
Hoje refletindo bem no ato da confissão, entendo melhor o significado; Não era o perdão do padre que tinha interesse, mas sim o ato de eu admitir os meus erros perante os outros e pedir perdão! Era tão somente aprender o valor real do perdão e o quanto isso contribui para a humildade e evolução do Ser! O ato de humildade de nos expormos perante alguém faz-nos refletir nos nossos erros.....tornar-se-à uma aprendizagem.
Se nos ensinassem isso com esta simplicidade, todos nós aceitaríamos a confissão como um tesouro.
Não existe nada mais insano que o ato de amar.
- Hoje encontrei uma jovem que não via a dez anos, hoje psicóloga com grande representatividade na sociedade carioca. Ao me vê abraçou e falou: professor lembra-se de (%$¨¨&¨&¨) que namorei no ensino médio? Falei sim claro, o que tem? Ele vai casar essa semana. Falei e isso te deixa mal? Ela falou: sim, só hoje me dei conta que o perdi para sempre.
A semiótica explica, mas “nunca” saberemos que história será melhor para nossas vidas
Jogar o lixo fora da lixeira, além de ser um ato irresponsável, indica a falta de inteligência ambiental.
O ATO DE PLANEJAR
* Jacinta Niehues Schlickmann
O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara é uma situação que requer um ato de planejar. O planejar foi uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou como poderia agir para vencer os obstáculos que se interpunham na vida diária. Pensava nas estratégias de como poderia caçar, pescar, catar frutas, e de como deveria atacar os seus inimigos.
A história do homem é um reflexo do seu pensar sobre o presente, passado e futuro. O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer. O homem no uso da sua razão sempre pensa e imagina o seu “o quê fazer”, isto é, as suas ações, e até mesmo, as suas ações cotidianas e mais rudimentares.
O ato de pensar não deixa de ser um verdadeiro ato de planejar. A mais simples das pessoas diz: quero isto ou aquilo, como devo agir, que meios tenho para alcançar o desejado, qual o melhor caminho a seguir, quem pode me ajudar, quando devo fazer? Toda pessoa, ao se levantar, pensa no seu dia, no que vai acontecer. O seu dia é um constante “devir”. E este constante “devir” obriga a pessoa a pensar, prever, imaginar, sonhar e tomar, a todo o momento, decisões; porém, ela sempre quer tomar as melhores e mais acertadas decisões para a sua ação, para o alcance dos seus objetivos.
A pessoa que pensa sobre o seu dia está planejando o seu dia. Esta é uma tarefa de pessoa, simples e da analfabeta, ou do letrado, do sábio, do cientista, do técnico, do especialista; enfim, todos pensam e planejam o seu dia. Pensar o dia-a-dia é planejar a nossa ação para atingir os nossos desejos. Algumas pessoas planejam de forma sofisticada e altamente cientifica, obedecendo aos mais rígidos princípios teóricos, e em nada se afastando dos esquemas sistemáticos que orientam o processo de planejar, executar e avaliar. Outros, que nem sabem de existência das teorias sobre o planejamento, fazem seus planejamentos, sem muitos esquemas e dominações técnicas; contudo são planejamentos que podem ser agilizados de forma simples, mas com bons e ótimos resultados. Disto pode, isto sim, se evadirem do ato de executar, mas não do ato de planejar. Portanto, justificar a necessidade de planejar parece não ser tão necessária; pois, o homem hoje e sempre fez e faz planejamentos das suas ações. Cabe ressaltar, que tudo é pensado e planejado na vida humana.
A indústria, o comércio, a agricultura, a política, os grupos sociais, a família e os indivíduos fazem os seus planejamentos altamente técnicos e sofisticados como os de uma usina atômica; ótimos como de uma pequena indústria, razoáveis como um time de futebol da várzea, simples como de uma atividade corriqueira; contudo são planejamentos. Muitos estruturam planos sérios, válidos, úteis e viáveis; outros elaboram planos sem validade, sem utilidade, isto é, planejam até as inutilidades para ver se elas conseguem se tornarem úteis.
Nessa linha de entendimento, todos fazem seus planejamentos. Tudo é pensado: vou fazer isto ou aquilo; faço isto desta ou daquela forma; posso fazer ou não posso fazer; posso fazer com isto ou com aquilo. Isto tudo acontece porque a pessoa quer alcançar alguma coisa para ela ou para os outros.
Por isso, planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. Como o homem pensa o seu “o quê fazer”, o planejamento se justifica por si mesmo. A sua necessidade é a sua própria evidência e justificativa. A educação, a escola e o ensino são grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores, o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.
*Mestre em Educação. Professora da UNISUL. (Universidade do Sul de Santa Catarina)
todo ato de autoridade que um homem exerce sobre outro é tirânico quando não é absolutamente necessário ao bem geral
Participar da dor alheia é ato de seriedade e amor.Desequilibrar-se revela fraqueza e abre o coração ao sofrimento.
Ultimamente tenho pensado no porque de tanto procurar. Um ato tão inopinado, que quando percebemos já achamos. Sendo que não havia nada para se achar. Estava tudo aqui, completo, sem cortes ou censura. Sempre esteve. E toda essa pretensão tentando mascarar a realidade, nos fazendo buscar sempre mais, e que quando se encontra cria essa falsa ilusão de felicidade e euforia.
Isso já não cabe mais a mim. Não a mim!
Amar é um ato
Viver é um fato
Existir é uma obrigação
Lutar é uma opção
Querer é uma atitude
Amizades é uma virtude
Nada é feito sem finalidades,sem valor.Cada pensamento,cada palavra,cada ato,bom ou ruim,representa algo para seu destino.
Me chamo Erika...
Mente pensante, as vezes ignorada pela complexidade do ato intelectivo mal compreendido!
O importante são as entrelinhas do que escrevo...
Não posso deixar a soberania do meu país sucumbir entre vergonhas e descasos! Faço aqui meu ato público, o meu protesto junto ao povo simples do meu Brasil! Não vamos ficar deitados eternamente em berço esplêndido e sim
sairmos à luta por esta pátria amada, idolatrada, Brasil
- Relacionados
- Um Ato de Amor