Ato

Cerca de 4110 frases e pensamentos: Ato

Uma das piores tragédias da humanidade é quebráramos tão acostumados a esperar que um ato de bondade e gentileza sempre tenha segundas intenções, que isso acaba sufocando aqueles que honestamente e verdadeiramente querem fazer o bem pelo simples prazer de fazer o bem e sem esperar absolutamente nada em troca. Sim, pessoas assim existem; apenas estão cansadas de serem confundidas com as outras.

Inserida por admiradoresdotony

A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.⠀
Estando entre muitos, vivendo com poucos, pensando como ninguém.
Devemos saber diferenciar certas coisas, à males que vem para o bem.
Estar sozinho nunca foi ruim, diferente de estar mal acompanhado, entenda sobre a verdadeira solitude, e nunca mais se sentirá sozinho.⠀

Inserida por allanbelotti

O pior assassino é o que mata com palavras, pois além de praticar o ato repetidamente, considera-se mais santo que a maioria das pessoas!

Inserida por clarindo

“Indo de Bicicleta, transformas teu deslocamento para o trabalho em um ato de prazer.”

Inserida por Danielbiologo

A POTÊNCIA, O ATO, O MOVIMENTO

Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Peço por um momento, que você venha debruçar atenção no texto, pare tudo por um instante e reflita com Nilo Deyson.
Desde o seu começo, no século VI a.C, a especulação filosófica grega ocupou-se do problema do movimento.
Enquanto Heráclito de Éfeso afirmava a mudança permanente de todas as coisas, Parmênides apontava a contradição que existiria entre a noção de ser e a noção de movimento.
Essa contradição Aristóteles pretende evitar através da interpretação analógica da noção de ser, que lhe permite fazer uma distinção fundamental: ser não é apenas o que já existe, em ato; ser é também o que pode ser, a virtualidade, a potência. Assim, sem contrariar nenhum princípio lógico, poder-se-ia compreender que uma substância apresentasse, num dado momento, certas características, e noutra ocasião manifestasse características diferentes: se uma folha verde torna-se amarela é porque verde e amarelo são acidentes da substância folha (que é sempre folha, independente de sua colocação).
A qualidade "amarela " é uma virtualidade da folha, que um certo momento se atualiza.
E essa passagem da potência ao ato é que constitui, segundo a teoria de Aristóteles, o movimento.
Mas Aristóteles não aceita a doutrina do transformismo universal que, em pensadores pré-socráticos como Anaximandro de Mileto ou Empédocles de Agrigento, apresentava todo o universo como animado por uma transformação contínua, por um único fluxo que interligava as várias espécies num mesmo processo evolutivo. Para Aristóteles o movimento existe circunscrito à substância que, cada qual, atualiza suas respectivas e limitadas potências: o movimento dura enquanto dura a virtualidade do ser, de cada ser, de cada natureza, cessando quando o ser expande suas potencialidades e se atualiza plenamente. Em nome da noção de espécies fixas, Aristóteles se apresenta como adversário do evolucionismo.
Dentro da metafísica aristotélica, a doutrina do ato-potência acha-se estreitamente vinculada a determinada concepção de causalidade.
Para Aristóteles, causa é tudo o que contribui para a realidade de um ser : é tanto a causa material (aquilo de que uma coisa é feita: o mármore de que é feita a estátua) quanto a causa formal ( que define o objeto, distinguindo-o dos demais: estátua de homem, não de cavalo), como também a causa final ( a idéia da estátua, existente como projeto na mente do escultor, e que o levou a talhar o bloco de mármore para dele fazer uma estátua de homem), como ainda a causa eficiente ( o agente, no caso o escultor, aquele que faz o objeto, atualizando potencialidades de determinada matéria). A causa formal está intimamente ligada à final, pois seria sempre em vista de um fim que os seres ( naturais ou artefeitos) são criados e se transformam: a finalidade é que determinaria o que os seres são ou vêm a ser.
Vejam com Nilo Deyson, que no processo do conhecimento, a causa formal é separada, pelo intelecto, das características acidentais do objeto e passa a existir no sujeito, plenamente atualizado e, portanto, universalizada.
Antes existia no objeto concreto, particularizadamente, como uma estrutura que o identificava ( fazendo-o por exemplo, uma ave e não um peixe ), ao mesmo tempo que o assemelhava, apesar das peculiaridades individuais, aos demais seres da mesma espécie ( tornando-o uma das aves existentes); depois de abstraída dos aspectos materiais e individualizantes ( cor branca, bico fino, pescoço longo, etc.), a forma passa a existir na mente do sujeito, como um conceito universal ( não mais ave de determinada família, mas simplesmente "ave").
Quer na natureza, quer na arte, todo movimento ( tanto deslocamento quanto mudança qualitativa) constitui, para Aristóteles, a atualização da potência de um ser que somente ocorre devido à atuação de um ser já em ato: o mármore transforma-se na estátua que ele pode ser graças à interferência do escultor, que já possuía a idéia da estátua.
Também na geração natural, a forma preexistente ao ser que é gerado: o ser atualizado ( O homem adulto, por exemplo) tornar-se capaz de gerar um ser semelhante a ele. Assim, as formas, entendidas como tipos de organização biológica, seriam imutáveis e incriadas, embora sempre inerentes aos indivíduos.
Repare com Nilo Deyson, como a intenção do escultor é que comanda a transformação do mármore em estátua, analogicamente é sempre a causa final que rege os movimentos do universo.
Cada ser atualizaria suas virtualidades devido à ação de outro ser que, possuindo-as em ato, funciona como motor daquela transformação. Contrário à visão evolucionista, frequente nos pré-socráticos, Aristóteles não admite que o mais possa vir do menos, que o superior provenha do inferior, que a potência por si só conduza ao ato.
Concebe, então, todo o universo como regido pela finalidade e torna os vários movimentos ( atualizações das virtualidades de diferentes naturezas) interdependentes, sem fundi-los, todavia, na continuidade de um único fluxo universal. Haveria uma ação encadeada e hierarquizada dos vários motores, o mais atualizado movimentando o menos atualizado.
Enfim, a potência, o ato e o movimento, pode ser interpretado segundo cada indivíduo enxergar, contudo, é interessante você analisar e levar em consideração o ponto de vista de Aristóteles.
A filosofia lhe faz refletir assuntosaos quais, a maioria da humanidade sequer cogita debater ou buscar conhecimento das verdades que lhes foi impostas goela abaixo desde que ela se entende por gente.
Com isso, o propósito é que você possa buscar o conhecimento, afim de viver uma vida de leveza e de paz interna, com uma visão ampla do mundo, de perceber cada universo e apender a observar em silêncio, e com posse do conhecimento, corar suas próprias palavras, usando-as de modo construtivo em momentos oportunos, afim de transmitir essa paz e sabedoria adquirida através do saber direito quem é você e o que é de verdade a vida.
Sigam nossa linha do tempo - (Nilo Deyson Monteiro Pessanha).
Educação, cultura e outros.

NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA

Comemorar a vida é sempre um ato de amor!

Inserida por ValMoni

O cuidar é uma declaração de amor em ato.

Inserida por carlos_alberto_hang

Bereré

As campanhas de eleição
Não passa de ato ceráceo
Esse de promessa em vão
Que se crê apenas um nécio!

Ainda se põe fazer bereré
Não vêem que andam de ré
Ao eleger qualquer candidato
Que fala de olho no mandato!

Tudo que falam é coerente
Não é atoa que engana a gente
Mas, vou dizer uma real:

- A mudança é o ideal!
O jeito é passar o pente,
Pra fazer um Brasil diferente!

Inserida por marialu_t_snishimura

Em tempos antigos, mais primitivos (como estes?, perguntou outra parte de minha mente), era um ato de confiança dormir na presença de outra pessoa. Se a confiança fosse mútua, o simples sono era capaz de uni-los mais do que a junção de corpos.



A viajante do tempo, Outlander

Inserida por iamvivianlira

Ler é um ato que nos liberta e nos dá asas para alcançar voos mais altos, a leitura é o caminho.

Inserida por MarcosCarvalhoPoeta

Não podemos culpar alguém para sempre por um ato menos honroso, depois de uma vida de grande integridade, apenas por causa de um momento de fraqueza.

Inserida por pensador

O ato de executar de forma satisfatória determinada atividade, está diretamente ligada à capacidade de planejar organizadamente suas etapas, procedimentos e ingerências com foco total na experiência desejada e explicitada em suas especificações iniciais.

Inserida por joaopaulolima

O amor é um ato involuntário.

Inserida por velhopoema

A solidariedade é um ato de humanidade na sociedade em que vivemos. Momentos difíceis que estamos passando, onde repensamos sobre a vida e a prática da bondade.

Inserida por DamiaoMaximino

A Essência do autoconhecimento é retratada no próprio ato de isolar-se

Inserida por arthur_dalpra

Se o perdão fosse fácil, não viria de um ato que provocou a dor.

Inserida por paulo_bruno_ruinho

Em quanto meu colo serve de cama para meus gatos
Fico eu escrevendo poesias refletindo em cada ato
E como um felino bem premeditado fico de olho no passado e faço do futuro como um ataque coordenado

Inserida por Eueomonstro

Ser justo, não é um ato de vingança mas sim, um ato de honra.

Inserida por Pensadora573

Perdão, um ato amor que caminha em uma via de mão dupla. É um ato de amor para consigo mesmo, em que você não faz de si mesmo uma prisão para inimigos, mas também é um ato de amor para com aquele que errou contigo, não lhe imputando o erro, liberando-o do seu julgamento.
Todo inimigo só existe porque você o fabrica ou o alimenta dentro de você.

Inserida por WilliamLeal

Num contexto mais profundo da comunicação humana, o ato de compartilhar significa sair do isolamento, porque aquilo que era exclusivamente meu, passa a ser nosso e o que era somente do outro, também passa a ser meu.

Inserida por marcos_gross