Atenção do Filho Adolescente
O destino pôs a gente
Para cruzar o olhar
E igual a adolescente
Faltou coragem pra falar
A timidez atrapalhou
Quando o olhar paquerou
O meu olhar o olhar dela
E a vergonha não deu trela
Para uma conversação
Porém a imaginação
Só me faz pensar nela.
Ouvir a criança ou o adolescente,a ensina que o que ela pensa é importante e tem valor.
Quando você demonstra interesse,elas abrem o coração e compartilham seus sentimentos e opiniões.
Até mesmo situações bloqueadas vem a tona diante de um ouvido atento e interessado. Ouvi-las também para conhecer suas necessidades e sonhos e defende-las ou incentiva-las.
A criança é uma caixinha de surpresa,mas para descobri ,temos que ter a curiosidade de abrir.
Procure estabelecer uma boa comunicação com a criança ou o adolescente. Reserve um tempo na semana somente para eles. Não espere ter este tempo livre,pois sempre existira muitas coisas a se fazer. Mantenha uma atitude cordal. É muito mais fácil conversar com alguém que mantem o sorriso nos lábios . Procure ficar no mesmo nível que eles,isso lhes trará mais conforto.
Seja paciente,lembrando que a expressão facial e corporal também falam.
Ao fazer uma pergunta,espere a resposta. Mostrar pressa e ansiedade interrompe o pensamentos deles.
Ouça com interesse e sem julgamentos. Lembre se que você esta ouvindo uma criança,que precisa de instrução,e não um adulto que sabe tomar decisões.
A criança constrói seu conteúdo mental,a partir do exemplo dos pais e, assim acumula experiencias .que serão utilizadas para a sua vida.
As crianças são a esperança de um mundo melhor. Então dê a sua contribuição com o seu melhor ,para a construção de um mundo bom
Eu sempre fui de mergulhar fundo. Sabe quando a gente é criança ou adolescente? Que não tem medo nem conhecimento do perigo? Você corre em direção a piscina e mergulha de cabeça. Você não pensa muito, só quer viver aquele momento e se divertir.
Confesso que por mais que muitas vezes eu corri e escorreguei na beirada da piscina, outras mergulhei e vi que não era tão fundo e que por pouco não me machuquei, continuava mergulhando, sempre que via uma pessoa incrível eu ia lá e mergulhava fundo.
Eu tenho um jeito meio peculiar de olhar as pessoas, talvez seja por isso que eu sinta tanto prazer em mergulhar fundo. Deixe-me fazer uma correção: talvez seja por isso que eu SENTIA tanto prazer em mergulhar fundo.
Confesso que nos últimos dias tenho me sentido diferente, e talvez hoje, o que eu não entendia quando as pessoas falavam "você é assim porque não sofreu o suficiente pra mudar", passei a entender.
É como o girar de uma chave, ou a queda de uma moeda, o clique de um botão. E quando você menos espera algo muda dentro de você.
Hoje percebo que preciso parar um pouco e me olhar, sinto que mudei e que já não sou a mesma, tô meio indiferente, meio fria, tipo Tomé: só acredito vendo!
E agora sinto que vai ser difícil mergulhar de novo. Acho que acabei crescendo e aprendendo que antes de mergulhar a gente tem que ir devagar, sentar na beira, colocar o pé, e sentir a profundidade, se aquilo vai dar pé, se vai nos submergir, ou se vai está na medida de nos fazer feliz.
Talvez tudo isso seja sobre reciprocidade, e a gente só entende depois de muitos mergulhos em piscinas rasas.
Quem tem tempo de sofrer por amor é adolescente, olha a nossa idade, tantas coisas que tem pra gente fazer, decepção amorosa a gente coloca no bolso e vai pro bar contar história!!
"Desde adolescente ansiava conhecer para falar com propriedade. Hoje depois de mergulhar nas profundezas das ciências, em especial das humanas, apenas o silêncio restou. Cade vez mais quero me silenciar. Encontrei a resposta que tanto procurava: o silêncio. O mundo da liguagem, dos símbolos, significados, figurações, lógicas, ilusões, artificialismo, teias pegajosas, cria encanto e desencantos'.
“Em suas mãos está o Estatuto da Criança e Adolescente, continue lutando pelas nossas crianças como se fosse seu próprio filho”.
Solidão ou egoísmo?
Já fui criança e com o tempo tornei-me um adolescente meio rebelde, hoje um Homem e com a mente madura. Será? Muitas vezes me pego pensando o por que a vida nos faz surpresas?
Ou posso dizer que somos as surpresas da vida?
Será possível entender que a vida é um pano onde temos escolhas de lava-lo ou mantê-lo sujo?
De uma coisa sei.
De uma coisa aprendi.
Falar o que a mente te ensina é mais sábio que expressar o que o coração sente.
O coração é cheio de mistérios e reflete aquilo que foi lhe dado, tanto o amor como as decepções e amarguras.
A mente é nosso currículo da vida, e cabe a cada um usá-la como desejado. A mente pode nos levar ao abismo, mas também podemos escolher se queremos se jogar nele.
Á mente é fabulosa quando adquirimos sabedoria. OBS: tornando-a simples e confortável.
Desta terra não levamos absolutamente nada e nem mesmo o que aprendemos. Mais podemos usar o que foi concebido com o tempo tudo aquilo que aprendemos, seja ele bom ou ruim! Usaremos ao nosso favor ou contra a nós mesmo.
Aprendi que fazer o bem não nos faz melhor e nem pior que ninguém.
Fazer o bem me traz, paz mental como no amor.
Fazer com que as pessoas sorriam faz com que meu bem-querer minha alto estima cresça e que tudo dessa forma torne minha vida abundante no amor.
Aprendi que fazer o bem não é preciso esperarque sejamos presenteados com carinho. Não podemos esperar do próximo aquilo que a mente não registrou.
A idade como todo mundo sabe, não é significado de amadurecimento, se fosse dessa forma o mundo não seria corrompido pela ganância e egoísmos.
Viver é minha sina, é meu querer
no MAIS e no MENOS é fundamental em nosso dia a dia, é o suficiente para que posamos somar ou diminuir aquilo que não está nos favorecendo.
O Ser humano complica, faz com que carreguemos um papel cheio de obstáculos e vírgulas sem cessar.
Por isso temos o direito de decidir se queremos ou não ser os burros de carga.
Sejamos sábios para aproveitar cada momento cada segundo de nossa vida.
Bom muitas das vezes as pessoas acham que ser uma adolescente è fácil, mas aqui vai o desabafo de uma. nós as vezes pensamos tantas coisas que preferimos escutar uma musica alta pois sabemos que nossos pais não iram nós entender. por que muitas das vezes vão dizer que é frescura nossa.
mas as vezes acabamos nós machucando por uma paixonite que temos na vida, as vezes surgi um garoto lindo que chama a nossa atenção e não sabemos como chegar nele, ai as vezes preferimos contar para as nossas amigas do que para a nossa mãe, por que muitas das vezes elas iram falar:
- a você é muito nova pra pensar nesse tipo de besteira, você deve estudar e ser alguém na vida.
mas o que muitas de nós queríamos escutar é me conte mais sobre ele filha. ou se aproxime dele eu vou estar aqui para o que você precisar.
mas por falta de uma conversa sobre, acabamos quebrando a cara com uma de muitas decepções amorosas digamos assim . e por isso preferimos ficar com os nossos fones de ouvidos do que conversar, por isso muitos de nós ficamos no celular até tarde. tentando achar alguém que nós entenda.
as vezes uma pequena conversa com o seu ou sua filha poderia animar o dia dele ou dela. mas uma conversa sem discursão, uma conversa onde você sentasse para escuta-lo ou escuta-la, sem falar alto em gritaria sem falar o quanto preguiçosa ela ou ele é apenas tente escutar.
luka...
eu nao sei porque eu te amo
pode ser so uma paixonite qualquer
como um adolescente qualquer
mais eu sei que e mais do que isso
munto mais como o seu cheiro de doce
que me encanta e o seu capelo laranja
como o por do sol
como o seu gosto peculiar por musica
suas roupas escuras como a noite
e o seu soriso como uma estre prilhante
e como vc desenha munto bem
meus desenhos muinto ruim combarado com o seu
mais mesmo assim eu me sinto mau
por nao ter vc aqui
onde sera que vc ta
longe perto alguma coisa por favor
eu preciso amar alguem
como vc meu bem
saiba que eu te amo
luka...
Depois de tudo isso, eu resolvi mudar e parar de ser aquela adolescente enjoada que batia de frente( até porque que meus pais eram bem autoritários e eu vim de uma família com conceitos puritanos e machistas). Eu tentava antes gritar e ter voz de uma maneira irracional, eu queria ter o espaço que as outras meninas tinham, as liberdades das outras meninas, pra sair e se divertir, pra ir a uma festa, sei lá. Mas como eu não tinha essa liberdade, então, soltei minhas frustaçoes em relacionamentos idiotas.
Então passei a prometer pra Deus que eu iria ser melhor, prometi não entrar em brigas e nem a desobedecer. Mas depois do episódio do rapaz, eu era tratada como escrava, e de uma maneira bem árdua. Ninguém queria saber se eu estava bem, mas enfim, se eu já era o bode expiatório da casa, imagina nesta época. Mesmo que eu tivesse mudado em atitudes, eu já não era bem vista. Na vdd, eu sempre estava errada a partir de então.
Gostaria de ressaltar agressividade do meu pai, que não procurou se concertardiante de tudo o que eu fiz, na vdd ninguém quis saber a origem sas minhas escolhas, só sabiam que tinham que me castigar, com o intuito de "educar".
Os nossos problemas falam muito da gente.
Um homem tem dilemas de um adulto, não de um adolescente.
Quais os seus dilemas?
Um amor pra vida inteira
Quando criança nós amamos
Sem saber oque é amar
Quando adolescente nós amamos
Com medo de se declarar
Quando adulto nós amamos
Com risco de traição
Quando velho se amarmos
Ficará pra sempre no coração.
O adolescente e a pessoa imatura não se interessa tanto pelo que o outro é, e sim pelo que o outro faz ela sentir.
Bebê - passividade
Criança - proatividade
Adolescente - pre-atividade
Adulto - atividade
Idoso - pos-atividade
A reatividade é uma escolha!
Abreviada —
Certo dia,
numa conversa com
uma adolescente de 16 anos,
(através de uma rede
social),
eu fiz-lhe duas perguntas em
que as respostas, de um
ponto natural,
eram as mais simples:
sim ou não.
Mas ela conseguiu "simplificar"
ainda mais:
A primeira respondeu-me
com um "Nn".
E para a segunda ela usou
um "Ss".
Ainda um pouco confuso,
pensativo,
eu deduzi que esses
"sinais",
seriam abreviações do
sim e do não,
e então questionei-me:
O que será desta e das
próximas gerações?
(Ora, a grande maioria das pessoas
já não é lá grande coisa,
imagina só abreviada).
A lei criou conceitos de criança, adolescente, jovem e idoso. Somos todos parte de uma engrenagem chamada vida, cujo respeito é fruto do amor em Cristo.
Não dar para ser adolescente a vida toda. Jogo de desinteresse cansa, provocações são coisas triviais, entre-olhares são fascinantes e temporários. Em certo momento queremos o que pode ser falado, ouvido e tocado. Muito mi-mi-mi acaba com uma grande história de amor.
Responsabilidade
Eu ainda sou adolêscente, porque em cada processo de crescimento tem suas etapas.
Não são apenas notícias duras que farão um homem tornar-se responsável, como por exemplo a Virgínia está grávida, não é apenas isso, mas como também há vários motivos para ter maturidade.
Estou crescendo e noto a cada ano que tenho sempre que deixar uma idade para trás.
Não desistirei de chegar até ao auge da minha vida como profissional.
Estou tentando ser um jovem atualizado mesmo trocando todos os dias o mesmo canal.
Não tenho namorada, mas tenho responsabilidade e maturidade para assumir as minhas necessidades e vícios controláveis.
Nesta vida existe vários modos de níveis de vida.
Mais não baixo a autoestima de outrem.
Casos cruciais que tens que tomar nota tanto para as mulheres principalmente para os homens.
(Cláudio Santos,Domingos Dos Santos;2022)
- Relacionados
- 67 frases sobre filhos crescendo que mostram como o tempo voa
- 53 mensagens sobre filhos para reflexão e aprendizado em família
- Frases de conselho de mãe para filho
- Mensagens para filha adolescente
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Palavras de desabafo de uma mãe magoada com o filho