Astúcia
Astúcia, cinismo, trapaças, manhas, mentiras e subterfúgios, são os desdobramentos no plano humano, da antiga e eficiente camuflagem do reino animal.
"Sou tomado pelo emoção
que liberta em meu coração
com a astúcia de um guerreiro
cultivando a esperança
te desejo o tempo inteiro
lhe convido a uma dança
que a todos encanta
de adulto a criança
ritmo alucinante
que é amar"
A astúcia premeditada, aliada à presunção do egoísmo desenfreado, macula a alma humana e fere os puros de coração.
Àqueles que usurpam da fé e exploram os mais humildes, fazendo uso da astúcia desenvolvida nos meios acadêmicos com o fito de enganar,manipular, induzindo-os ao juízo errôneo, somente lhes restará sentir sobre os seus ombros o peso da Suprema Lei.
Joga sementes por onde passa, por onde pisa; roga por mais leitura, mais astúcia e poesia. Agora, mais velho, se aposentou da correria; mas a mente ainda atua, a pena apura e a escrita é viva.
Podemos enganar a todos, depende da astúcia, mas a vida não pode ser enganada. A verdade chega, cedo ou tarde.
"Desbancar a morte e desafiar o tempo, exige a perícia, a astúcia, a paciência e os nervos de aço, que nós como reles mortais mal conseguimos imaginar!"
As trevas é a definição da claridade do mal. A astúcia se adquire provando das trevas, no entanto, a sabedoria se adquire experimentando a luz.
– O fogo da verdade consome toda impureza. A astúcia age por exagero, no entanto, a sabedoria é estruturada com temperança, guarnecida de amor e afiada com prudência.
– O ciúme traz a astúcia, mas o amor traz a sabedoria. Aquilo que você não fez por egoísmo, quando o egoísmo morrer nunca mais poderá fazer. O tempo não volta e a mágoa da falta do perdão é eterna.
"As palavras cruéis são julgadas pelos tolos como sabedoria, porém não passam de astúcia, pois a verdadeira sabedoria é firmada com pilares de amor."
Angustia
A falha é uma falta de astucia;
O medo inquietante nos assusta;
Intriga-nos como se o esforço nada vale e se anula;
São assim atos praticados com angustia;
"Angustiado estou, porque falhei".
Lute energicamente contra
tua língua,
para que tua suposta
astúcia
não lhe ponha de joelhos
diante de ninguém!
A sagacidade e astúcia do ser humano é tamanha, na vontade de depreciar seu próximo, entretanto, triste e deplorável.