Assunto
Os homens têm o mesmo espírito, quando o assunto é ter certeza, sobre que palavras devem ou não proferir.
Só um verdeiro sábio mede o efeito do que diz antes de falar.
Só um sábio perfeito, e na carne não há sabedoria perfeita que impeça um homem de ferir quem lhe escuta.
Quando o assunto é amor
somos mamíferos com gravetos nas mãos
sempre mirando direto no coração.
Se você não viu, nem ouviu, não tem elementos suficientes para afirmar assunto algum. Se viu e ouviu, mas essa informação em nada acrescenta, continua calado.
É imprescindível,
quando não se tem conhecimento sobre determinado assunto:
Não ter viés ideológico
e ser imparcial;
duvidar e questionar;
observar e pesquisar;
Analisar os lados e DISCERNIR.
Em meio a uma exposição de palavras diretas e sinceras, pode ocorrer que em um determinado assunto; o ouvinte se sinta diminuído, sendo tido por ignorante ou indouto no exposto e venha a reagir , não espere um retorno muito agradável. O fato, pode ser que, por não discernirem e traduzirem corretamente a intenção e o tom da conversa , reaja assim. O certo é, que podem revelar a sua posição quanto ao que pensam de você diante daquela situação, pois não filtraram o real sentido delas , por não estarem numa guerra de competição de conhecimentos e sim numa troca de experiências sem querer humilhar ninguém.
Já conversou com sua alma hoje?
Independente do assunto ou desejos, a última palavra é sua e não dela.
A morte de Cristo é o assunto mais atual que a humanidade poderá tratar; pois em todo o tempo Ele cura, salva ,liberta e traz paz a alma.
Não existe posição neutra quando o assunto é crenças.
Ouvi de alguém com notório saber sobre o assunto, afirmar que a Natureza exige que tenhamos uma missão em nossa existência, e perder é perder seu rumo, sentido e finalidade. Sem finalidade, a Natureza cobra e fará expurgo, deixará o físico, voltará a ser energia, você morre. Sem fazer juízo de valor ou filosofar é fato, ter uma missão é dar sentido a sua vida. Se não tiver, invente, seja o que for, mas tenha, por uma questão de vida.
Os melhores diálogos são aqueles abertos para qualquer assunto. Sem cobrança, sem imposição, apenas curtindo o tempo naturalmente.
O trunfo do Imbecil.
Quando um imbecil quer falar de um assunto sério, só sai asneiras da sua boca.
A Saudade e mais um Assunto
Morrer de Saudade
Morrer
Morrer com saudade
Deixarei
De morrer de saudade
Mas
Morrerei com saudade
Voltando ao assunto, decidi escrever sobre o contrário da inveja.
Seja por ciúme ou ganância é um pecado horroroso, e o suprassumo da cobiça, desejar algo que o outro possui.
Somos presos à tudo que o dinheiro pode proporcionar, mas quem não quer "comprar felicidade"?
Para a grande maioria, a vontade de ter é sempre maior do que a vontade de ser.
E como diz o velho e bom ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde.
O nosso celular perde a graça assim que alguém nos apresenta a nova versão.
Isso é tão vazio, afinal de contas a nova versão de tudo aparece com velocidade cada vez maior.
No Google não consegui achar uma palavra exata para definir o antônimo da inveja, mas gostei de desprendimento.
Acho que quando a gente consegue se desprender das coisas, a inveja não acha lugar no nosso coração.
Como dizem por aí, os grandes prazeres da vida estão nas coisas mais simples.
Nesse sentido lembrei de um cena do filme Forrest Gump (O Contador de Histórias), quando o grande amor da vida do Forrest estava no leito de morte. Ele contou para ela dos grandes momentos que viveu, e todas as ocasiões narradas refletiam a contemplação da natureza.
Então acho que é simplesmente isso. Para acabar com esse desejo humano interminável de ter, devemos contemplar o que nos cerca. Talvez essa atitude seja suficiente para nós, com a mente quieta e em paz, tentar achar o prazer em meramente ser.
Depois que postei o que escrevi em um grupo de whatsapp de amigos de infância, Roberto São Thiago, me deu uma definição muito melhor para o contrário da inveja, a admiração. Por isso, cheguei a conclusão que sou exageradamente invejoso, admiro poucas pessoas.
E tenho dito.
Bom, falando sobre o contrário avareza. Já tratei desse assunto quando analisei um pensamento do "Guru" Chico Xavier, mas agora trato diretamente desse pecado capital. Acho que ser avarento deve ser ruim demais. Imagino que essa pessoa acorde, passe o dia e durma pensando em como não gastar seu rico dinheirinho com todos que o cercam, sejam familiares ou amigos, e ainda deve pensar em como poupar seu importante tempo em coisas que considera fúteis. No dicionário de antônimos achei a palavra matadora, generosidade. Entendo que uma pessoa é generosa quando, em detrimento de si, oferece ao outro ser humano uma coisa que possui, seja em grande ou pouca quantidade, para que o outro possa se satisfazer. Isso é ser magnânimo, um antônimo de avarento. Isso não tem relação só com o dinheiro. Imagine você dando alguma coisa que pode te fazer falta! Doando parte do seu prato de comida, doando seu tempo, escutando com paciência, dando um abraço com amor ou perdoando com paz no coração. Generosidade é tão amplo que atinge tanto humanos, quanto animais, plantas, céu e mar, terra e ar. A pessoa utopicamente generosa é a doação encarnada, é o ser que todo bom ser humano procura dentro de si. É aquele que está atrasado para o trabalho e para tudo para ajudar alguém. É aquele que carrega ração e água dentro do carro para ajudar os cães de rua. É a pessoa que participa de alguma campanha de doação ajudando moradores de rua e ainda participa na distribuição dos alimentos. É o que participa de ONGs de recuperação da fauna e da flora. É o que pesca e devolve o peixe para o mar. É o cara que tem um carro elétrico para não poluir o planeta. É o que separa seu lixo por amor aos catadores e ao nosso mundo. Tomara que seja uma geração que está próxima. Enfim, tentar ser generoso é o próximo passo para ser uma pessoa melhor. Finalizando, cito a passagem Bíblica onde Jesus repreende um jovem rico, que diz ter feito tudo segundo as escrituras para entrar no treino dos céus, mas foi incapaz de vender tudo que tinha para dar aos pobres. " É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus" (Evangelho de Marcos 10,23). E tenho dito.
De ida na mesma direção
e de volta na mesma direção,
O bailão imita a vida
quando o assunto é coração;
E lá vamos nós neste xote
das sete voltas pelo salão,
e a poesia desta invernada
nos inundando de paixão.
Mais o foda é que ela caça muito assunto mais eu não curto já sou de ficar quieto tipo mudo,
Pois aprendi a ser homem e justo
Ser inteligente em um assunto não é explicar com palavras difíceis, é explicar da forma mais simples possível.