As Atitudes Ficam para quem as Pratica
Se você tivesse tanto foco para colocar em prática quanto tem para ficar planejando, talvez as coisas realmente dessem certo. Organização é essencial, mas a vida é sobre agir.
MÁRTIR
Um indivíduo que pratica o vitimismo e associa à sua imagem a um mártir, se expondo demasiadamente; Não é um homem!
É escancaradamente um perverso.
281220
“A prática da perseverança é impossível para quem não têm foco ou objetivo claro na vida”.
Frase do dia29/11/24
O pouco que escrevo, são experiências de vida prática.
Prefiro-o, a extensas teorias amorfas que não passam do papel.
"Só existe um caminho seguro para a paz interior: a prática do bem e da verdade. Quem nega esta máxima divina sofre dores atrozes, e segue iludindo a si próprio, mas sempre terá que retornar ao sumo juiz. Nossa consciência de que somos semelhança de Deus."
ESCREVER, OFÍCIO SAGRADO QUE REQUER RESPONSABILIDADE
Escrever é um ofício de artesão, a prática é que aperfeiçoa o texto e a obra final, portanto, por fazer deste ato um exercício diário, não raro cometemos equívocos; às vezes por falta de experiência no manuseio da palavra, em outras por descuido ou falta de compromisso ou concentração.
“Deve-se escrever da mesma maneira com que as lavadeiras lá de Alagoas fazem em seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.”
Graciliano Ramos sobre o ato de escrever
Linhas Tortas (1962)
Desta forma penso que ao escrever, todos nós abraçamos uma grande responsabilidade, seja no ato de comunicar, instruir ou entreter. Devemos buscar a cada dia resolver questões complexas relacionadas com a nossa língua, procurar desvendar alguns mistérios que são desconhecidos do senso comum e de pessoas que não têm como hábito o sagrado ofício da escritura.
Portanto, se houver dúvidas quanto a uma sentença, sobre um verbo e sua temporalidade, ou ainda sobre a bendita crase: por exemplo: se em " ofereço a Deus" usamos crase. Se há dúvida é porque não dominamos o assunto perfeitamente, busque as respostas antes de publicar.
Isto que escrevo não é um desincentivo ao ato de escrever, é, ao contrário, um incentivo para que mais pessoas atinjam a excelência em se comunicar através da palavra escrita.
"O que sustenta e equilibra nossa humanidade diante das intempéries da vida é a prática do bem, com ela encontramos saúde e conforto emocional... Graças aos iluminados, com seus exemplos reais, de que o bem triunfa o mal, ainda conservamos um pouco de fé e esperança no futuro dos homens."
"A ciência nos fornece o conhecimento, a filosofia a sabedoria prática... A verdade não nos torna ricos, mas nos liberta..."
Falando de virtudes com garbo e maestria, mas na prática apenas julgando com hipocrisia.
“A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude” já disse La Rochefoucauld com precisão. Mas esse disfarce é apenas uma ilusão.
Pois “a verdadeira hipocrisia é acreditar sinceramente naquilo que se finge” definiu Søren Kierkegaard, e assim ninguém se rende.
Que tolice é viver em falsidade, “pois nada é tão certo como a hipocrisia do mal” afirmou François Mauriac com verdade.
Não se deixe enganar pela figura do hipócrita, em palavras e ações ele apenas imita.
Pois “a hipocrisia é a audácia dos fracos” disse Victor Hugo, e assim o segredo se revela.
Seja autêntico, verdadeiro e honrado, “pois a hipocrisia é a habilidade de mentir para si mesmo” alertou Jean Giraudoux, com argumento proclamado.
Não aceite a hipocrisia em sua vida, pois como citou William Shakespeare, “os hipócritas são como as estátuas: parecem vivos, mas não estão”. Ao invés, busque a integridade querida.
Enfim, não se deixe levar por essas mentiras. Como bem disse Friedrich Nietzsche, “aqui mentimos todos” – sem titubear, sem pausas, sem respirar... e quem somos nós, afinal?
Eita povo cheio de dedos enternecidos, de apontar ferida alheia, com seus tumores apodrecidos.
"Não podemos esperar um mundo renovado enquanto permanecermos alheios à prática do bem. O mundo não é um ente separado da nossa essência; é, antes, o espelho das ações que nele imprimimos. A sua harmonia ou desordem é o eco das escolhas humanas, pois a verdadeira transformação começa no interior de cada indivíduo, refletindo-se inevitavelmente no todo."
Lisboa, 12 de Janeiro de 2025
22 horas e 56 minutos
In Crónicas da Vida
A timidez é mais uma face da "impotência aprendida". Terrível prática exercida, na grande maioria das vezes de maneira inconsciente, pelos adultos sobre a criança em formação. Esta criança aprende a se sentir errada e inadequada. Assim , logo aprende que é melhor calar e guardar para sí suas idéias e seus sentimentos. Timidez".
Inteligência Ativa e Funcional.
Não adianta ser inteligente. Tem que demonstrar na prática cotidiana.
Quero confessar que sempre fui usuário nas minhas relações consensuais da Ciência Aberta, prática que me tornou dependente da química do pensamento fora do padrão que é torturante, mas, inovador a cada dia que observo o nascer do sol e percebo que estou vivo de novo.
Ativismo é a prática cotidiana da autoestima corporativa e auto defensora, com argumentos cada vez mais convincentes.
"Dominar só a teoria é entender algo, mas que ainda não funcionou. Dominar só a prática é fazer funcionar algo, mas que ainda não se entendeu. O ideal é conciliar."
“A confiança cresce, gradualmente, com a prática constante. No caminho espiritual, confiança é a base para o verdadeiro desenvolvimento.”
“Na teoria recebe-se conhecimento, na prática adquire-se sabedoria. Somente a experiência de colocar a teoria em prática transforma o conhecimento em sabedoria.”