Árvores
O INEVITAVEL
O belo das árvores agitadas pelo vento
A aura da manhã calma
Tocando a harpa da alma
Cintilando corações em orações
Libertando aromas de emoções
Onde tudo parece paz
Sem lamentações
O inevitável acontece no tempo
Em que o mundo inteiro se esquece
E tudo bem parece
O canto dos pássaros em festa
A natureza tirando a cesta
Entre sorrisos e abraços
Tudo presta
Agitadas ondas do mar
Os homens com pressa para amar
Sem caminhos por onde andar
Em noites contemplando o luar
Com receios de tropeçar
O inevitável acontece no tempo
Em que o mundo inteiro se esquece
E tudo bem parece
8 Certo dia, as árvores se puseram a caminho para ungir um rei que reinasse sobre elas. Disseram à oliveira: ‘Reine sobre nós’. 9 A oliveira respondeu: ‘Vocês acham que vou deixar o meu azeite, que honra deuses e homens, para ficar balançando sobre as árvores?’ 10 Então as árvores disseram à figueira: ‘Venha você, e reine sobre nós’. 11 A figueira respondeu: ‘Vocês acham que vou deixar o meu doce fruto saboroso, para ficar balançando sobre as árvores?’ 12 Então as árvores disseram à videira: ‘Venha você, e reine sobre nós’. 13 A videira respondeu: ‘Vocês acham que vou deixar meu vinho novo, que alegra deuses e homens, para ficar balançando sobre as árvores?’ 14 Então todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha você, e reine sobre nós’. 15 Então o espinheiro respondeu às árvores: ‘Se vocês querem mesmo me ungir para reinar sobre vocês, venham e se abriguem debaixo da minha sombra.
// Os vv. 8-15 reproduzem uma fábula popular, que apresenta a mais severa crítica ao poder político: somente aquele que nada produz é que se presta para exercer o poder, e a segurança que ele oferece não passa de armadilha contra a liberdade do povo.//
Algumas pessoas são como árvores frutíferas: rendem-nos deliciosos frutos. Outras, lindas e cheirosas flores e outras folhagens incríveis... Mas, ainda sim, são apenas árvores e não adianta esperar que nos acompanhem no caminho porque isso jamais acontecerá.E quem aceitar esta verdade, vai deixar de viver presa ao pé de pessoas-árvores para seguir seu caminho, ainda que os frutos daquela árvore sejam bons, até porque pelo caminho não faltarão mais árvores e com frutos de diversos sabores...
Em uma pequena vila, entre o céu, a terra e um riacho, morava um jardineiro que plantava árvores. Árvores que davam frutas, árvores que davam sombras, árvores que davam madeiras e até uma ou outra que não davam nada, mas eram lindas árvores. Regavas e podava seus galhos para que crescessem forte, e dessem belas frutas e sombra às margens do riacho. Centenas de passarinhos passavam por ali, deliciando-se a sombras das árvores, construindo ninhos e comendo as frutinhas, e com certeiros rasantes, bebiam a água fresquinha que corria pelo riacho. E assim o jardineiro deixou passar dezenas de primaveras, outonos, invernos e verões, sempre cuidando de suas árvores do mesmo jeito. Um dia então, ouviu uma voz diferente, um canto diferente, olhou e era um passarinho, era igual a todos, mas parecia diferente, olhava o jardineiro nos olhos. O jardineiro achou estranho, mas voltou ao trabalho. Mas disfarçadamente observava o passarinho todo dia, no mesmo lugar. Um dia o jardineiro se aproximou, e ela não voou. Então ele notou que a pequena ave, que olhava nos olhos, trazia em seu bico um raminho de algum tipo de planta. Ele pegou, e plantou. A Plantinha cresceu rápido, pois era bem cuidada pelo jardineiro, e constantemente vigiada pelo passarinho, que vinha todo dia. E o jardineiro esperava ele chegar, para começar a cuidar da plantinha. O canto do passarinho era maravilhoso, uma voz suave, e um olhar tão doce quanto as pitangas do pomar. Então um dia aconteceu: a plantinha, já era um arbusto e estava carregada de flores, só então o jardineiro, que não era especialista em arbustos viu...era um bouganville, com flores violetas, era lindo, e no galho mais alto estava a passarinha. Mas estava diferente, mal cantava, já não olhava nos olhos...o jardineiro percebeu, a missão estava completa. Agora em meio a tantas árvores, tinham flores, lindas flores. O jardineiro sentiu que ela iria partir. E ela, apesar de não estar em uma gaiola, também gostava de estar ali pertinho do jardineiro, mas ela era um passarinho, tinha de voar e espalhar as flores pelos lugares que não tinham... Então ela olhou o jardineiro nos olhos pela última vez despedindo-se sorriu, e ela voou...
e ele pensou no coração: Seja feliz minha adorada amiga...
Perguntei a lua, coitada não soube responder.
Perguntei as árvores, mas preferiram se esconder.
Nos oceanos, nos desertos, no pomar, até os confins do universo fui pra te encontrar, mas só migalhas pelo caminho, foi o que pude notar. Será que você se perdeu? Foi embora para não mais voltar? ONDE ESTÁS AMOR? Volte para o seu lar.
Um coração triste e partido, mas que, ainda, pode amar.
Descobri que Príncipe encantado ainda existe, mas vive no refugiu de seu castelo feito de arvores com enormes raízes cercadas por cogumelos, sim, ele está lá com seu sorriso estonteante apenas a espera do meu abraço, como eu o encontrei? Foi fácil, bastou colocar os pés na areia abrir um sorriso e se deixar levar pelas energias do mar.
Foi a mais pura e linda vivência no melhor paraíso natural.
Árvores Verdes, praias,lindos campos.. tudo isso não tem valor nenhum se você não der um significado.
Para algumas pessoas, a poluição é a paisagem mais linda do mundo!
Quando vejo
A brisa batendo nas árvores
E com delicadeza
Tocando as folhas
Lembro do dia
Em que meu pensamento
Foi junto dela
Bisbilhotar você
E querer
Beijar-lhe a face, delicadamente
E as estrelas mostram um brilho intenso
E meus olhos lagrimejaram sob sua imagem
Fiel e ilustre imagem
Arrastarei com o tempo
Mas desde que ele pare
Só pra eu poder olhar-te
Mais um instante
Ah, delírio seria para o meu pulsante
Saborear seus risos
Penso em você
Mesmo quando não tenho a intenção
Mesmo quando não penso
Você me acompanha
Até quando durmo
Quando sigo preocupada
Em meu caminho solitário
Você me faz companhia
Digo te amo
Mesmo quando não tenho a intenção
Mas um instante
Em que meu pensamento
Desloca-se para seu ser, para
Beijar-lhe a face, delicadamente
E meus olhos lagrimejaram sob sua imagem
Lembro do dia
Em que meus olhos correram sobre sua face
Ah, delírio para o meu pulsante
Você me acompanhou desde aquele feliz momento
Mesmo quando não tinha a intenção
Fiel e ilustre imagem
Do meu amor mais verdadeiro.
Aqueles que destroem as árvores e com elas, a natureza, não têm consciência do que é o tempo na vida de cada um.
As luzes, os brilhos e as árvores enfeitadas não há quem não se desperte para compartilhar dessa festa. Tudo é natalino.
Primavera de criança
(Gorete Salvador)
Hoje reparei as folhas das árvores todas
Lentamente a se mexerem,
Parecendo estarem dançando...
Reparei melhor...
Não estavam se mexendo
E sim
Aplaudindo,
As
Flores...logo abaixo no jardim
Lembrei também...
Como eu gostava de balançar...
Em um balanço colocado numa árvore...
Que saudades do tempo de criança!!!
E as folhas continuavam
A aplaudir as flores...
E eu a balançar...reparando...
É PRIMAVERA
Dia 24/09/07
Nunca pare de sonhar
Havia no alto de uma montanha três árvores.
Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas disse:
eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros.
A segunda, olhando um riacho suspirou:
eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas.
A terceira olhou para o vale e disse:
quero crescer e ficar aqui no alto da montanha;
quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim,
levantem os olhos e pensem em Deus.
Somos como árvores, somente produzindo frutos, poderemos deixar sementes para as próximas gerações, e dar continuidade a nossa missão."
Sentir a chuva cair, de baixo das arvores escutando as gotas tocarem o solo de braços abertos respirando o cheiro de terra é imaginar de olhos fechados a liberdade dos passaros.