Arrependimento
"Arrependimento é a mudança essencial de caráter ou na maneira de pensar e agir. Caso contrário é apenas remorso."
"Do que vale as lágrimas de arrependimento por perder alguém que enquanto estava do seu lado, nunca recebia o seu amor."
O melhor choro da vida é o que acompanha a redenção, ou seja, o choro de arrependimento, perdão e transformação.
(ver Salmos 51:1-12, Romanos 6:3-11, 2 Coríntios 5:17 e Efésios 4:22-24)
A concepção do arrependimento como uma capacidade crítica, ultrapassando a estática expressão de remorso por ações passadas, adquire um caráter dinâmico e construtivo.
Ao invés de se deter na lamentação, o indivíduo se engaja na análise crítica de suas escolhas e ações, buscando aprender e fomentar um desenvolvimento pessoal e moral. Isso sugere a possibilidade de uma transformação positiva através da reflexão sobre falhas e limitações, em contraste com uma resignação estagnante diante dos erros cometidos.
O arrependimento como uma capacidade crítica construtiva, que vai além do mero remorso, promovendo o aprendizado e crescimento moral através da análise reflexiva das ações passadas.
Ouçam quem tem mais experiência, ganhamos muito mais agindo assim. Do contrário o arrependimento chega, e tenham certeza ele vai chegar.
A cruz de Cristo, É o primeiro passo para a santidade, para o verdadeiro arrependimento e santificação. E quando nos dispomos a viver a sua realidade em Cristo, e com Cristo no centro da sua vontade veremos que o seus mandamento não são pesado e verdadeiramente encontraremos descanso para nossas almas.
Quando a graça de Deus nos toca, e nos leva ao arrependimento, ela não muda apenas a forma como agimos e vivemos. Mas, muda a nossa personalidade e caráter, que antes era continuamente má, e que agora passa a ser guiados pela sabedoria e poder do Espírito Santo.
Quando o poder do Espírito Santo, nos leva ao arrependimento e revela a cada momento o amor de Deus, e a sua graça torna-se mais real que o ar que respiramos. Seremos transformados em um relacionamento com Ele, mais que uma vida inteira de religião estéril através do nosso esforço.
A graça de Deus, quando manifesta em amor e santidade, irá produzir mais arrependimento e avivamento interior, do que uma vida inteira de religiosidade liturgica e sem entendimento.
Quando o amor e a graça de Deus, se unem em favor daqueles que buscam o verdadeiro arrependimento. Nascerá em cada um a santificação, sem a qual ninguém nunca o verá, e nem o conhecerá.
O arrependimento só será uma realidade, quando aprendermos pela fé a renunciar os nossos princípios, e valores que tinhamos antes do nosso novo nascimento com Cristo. Pois, aqueles que amam o mundo, e praticam os seus valores e princípios são inimigos da cruz de Dele.
A medida que produzirmos frutos dignos de arrependimento, e a graça de Deus começar a criar um modelo de vida de santidade em nós, então vamos compreender que a nossa transformação vêm de dentro para fora de nós, e é produzida pelo amor e graça de Deus sobre nossas vidas.
Quando Deus nos chama para o verdadeiro arrependimento, devemos compreender que Ele quer nos guiar através dos caminhos da sua santidade, manifestando em nós o poder curador da sua graça.
O verdadeiro evangelho é aquele que tira o pecado das pessoas, levando elas a uma arrependimento tão íntimo e profundo, que faz com que elas saiam do valores e princípios desse mundo, reconectando elas com a santidade.
O verdadeiro arrependimento só acontecerá em nós, quando nos esvaziarmos do que somos, e nos enchermos do Espírito Santo. E dessa forma, deixarmos ele conduzir a nossa transformação interior não por força ou violência. Mas, através da manifestação da sua graça e do seu poder, que se aperfeiçoa em nós apesar das nossas limitações e fraquezas.
A graça de Deus só nos levará ao verdadeiro arrependimento, quando nos despirmos completamente da nossa velha natureza e maneira de viver. Para, recebermos através da fé o dom do amor, para vivermos em unidade com a santidade de Deus.