Arrependimento
O arrependimento é uma das armas mais poderosas para conter o verbo errar, pois quem não corrige seus erros, pode ser impedido de ser uma pessoa melhor, um sábio ou até mesmo um gênio.
Quando eu olho para trás, sinto um enorme arrependimento. No entanto, quando olho para frente vejo um líder de inúmeras vitórias e derrotas.
Foi você quem escolheu seguir o caminho do arrependimento, quando lá atrás ignorou o amor que te ofereci.
Amargo é o arrependimento, de quem faz tudo pelo sucesso, algumas conquistas, são verdadeiros fracassos.
Desabafo ao Tempo:
Rejeição à Chuva e arrependimento ao Sol
Quando a Chuva vem quando o Sol está raiando mais que tudo. Essa chuva é a que mais pega a gente de surpresa, estamos tranquilos quando nos lembramos das roupas no varal. Que raiva! Elas estão quase secas, quase prontas para serem usadas e exercer seu papel de me cobrir e proteger, aí vem essa chuva desavisada e começa a molhar tudo novamente! Por que confiei no Tempo? Por que diabos o Tempo não avisou que a chuva viria? Uma nuvem escura bastava, um simples sinal. Tempo enganoso, enviou-me a chuva sem avisos. Vou te dizer uma coisa Sr. Tempo: da próxima vez que pretenderes mandar-me chuva, tu avisa! Abre o jogo e fecha o céu! Pro Sr. são apenas roupas no varal, mas para mim são as roupas que EU LAVEI, são MINHAS roupas, minha confiança estendida em ti. Tantos povos fazem dança pra tu chegar, clamam por ti, mas hoje eu só te peço: Cessa Chuva! Sai tempo ruim! Vem Sol!
Sr. Sol, me perdoe por não valorizar seus raios enquanto eu os tinha! Ao invés de receber a vitamina que tu podias me dar, fiquei acanhada dentro de casa e fechei as janelas. Oh, Sol!, se tu soubesses o valor que te dou agora... Quanto tempo até estiar e tu volver a mim? Sol, traga contigo o Arco-íris, a selagem de nosso amor, minha companhia predileta junto a ti. Sei que o Arco-Íris é fiel e trará o final dessa tempestade.
"Chegará um dia na vida em que a saudade irá bater e o arrependimento atormentar,a menos que tenha a decisão sábia de impedir que isso jamais aconteça."
O arrependimento assola os corações dos precitados, provoca uma tormenta de pensamentos negativos e frustrações, toma conta da mente e aguça o sentimento de derrota.
Decisões precipitadas, as vezes, podem te trazer arrependimento, um único minuto que se perde pensando em uma possivel resposta pode te levar a decisão correta. A pressão te força a cometer erros primários e tal erro pode te colocar em uma situação que não queira estar.
Arrependimento?
Me arrependo de ter me irritado. Me arrependo de a primeira vez que ergui a voz com você eu ter destruído a nossa relação. Me arrependo de não ter consertado. Me arrependo por ainda pensar que é tarde demais.
Me arrependo por ter deixado que a vida e os problemas dela, me tornassem tão ruim a ponto de te perder.
Me arrependo por ter feito tanto pra chegar onde chegamos e por não ter feito nada para nos salvar.
Me arrependo de ter desistido.
Me arrependo de não ter me arrependido.
Encontrando Perdão
A tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação. - 2 Coríntios 7:10
A leitura da Bíblia de hoje é da segunda carta de Paulo aos cristãos em Corinto. Ele começa o capítulo chamando-os de “amados” e termina se regozijando com sua confiança neles.
Como ele poderia honestamente dizer essas coisas, considerando que o resto do capítulo é sobre os pecados que ele enfrentou severamente em sua primeira carta? (1 Coríntios 5). Ele poderia elogiá-los porque eles haviam respondido com tristeza divina. Eles se arrependeram sinceramente e agora sua lousa estava completamente limpa!
Muitos de nós, cristãos, achamos difícil aceitar o perdão de Deus pelos nossos pecados e nos sentirmos perdoados. Falamos aos outros sobre o amor e o perdão que Jesus oferece, mas a coisa mais difícil para nós, parece, é receber o mesmo amor e perdão. Depois de fazermos algo errado, não é incomum ter pena disso. Mas se simplesmente nos arrependemos das conseqüências e não nos arrependemos genuinamente e aceitamos o perdão de Deus, não fizemos nada mais do que tristeza como o mundo (2 Coríntios 7:10).
Não diga: "Se ao menos eu pudesse desfazer o passado". Você não pode desfazer o pecado, mas pode se arrepender sinceramente dele. Nosso Deus misericordioso está esperando agora mesmo para inundar seu coração perturbado com a alegria do Seu perdão.
Querido Senhor, seja misericordioso para conosco;
Nosso pecado tem entristecido o seu coração;
E fortaleça nossa determinação, ó Senhor,
Para fazer um novo e novo começo. —DJD
Deus nos torna infelizes pela convicção de nos alegrar por meio da confissão. Joanie Yoder
Bom dia amigos!!!
EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO - Parte 2
O homem perverso, que não reconheceu suas faltas durante a vida, sempre as reconhece depois da morte, então, mais sofre, porque sente em si todo o mal que praticou, ou de que foi voluntariamente causa. Contudo, o arrependimento nem sempre é imediato. Há Espíritos que se obstinam em permanecer no mau caminho, não obstante os sofrimentos por que passam. Porém, cedo ou tarde, reconhecerão errada a senda que tomaram e o arrependimento virá. Para esclarecê-los trabalham os bons Espíritos e também vós podeis trabalhar.
Haverá Espíritos que, sem serem maus, se conservam indiferentes à sua sorte, aliás, há Espíritos que de coisa alguma útil se ocupam. Estão na expectativa. Mas, nesse caso, sofrem proporcionalmente. Devendo em tudo haver progresso, neles o progresso se manifesta pela dor. Esses Espíritos desejam sem dúvida, abreviar seus sofrimentos, mas falta-lhes energia bastante para quererem o que os pode aliviar. Quantos indivíduos se contam, entre nós, que preferem morrer de miséria a trabalhar?
Os Espíritos veem o mal que lhes resulta de suas imperfeições, contudo há os que agravam suas situações e prolongam o estado de inferioridade em que se encontram, fazendo o mal como Espíritos, afastando do bom caminho os homens, estes são os de arrependimento tardio e assim procedem, mas, também, pode acontecer que, depois de se haver arrependido, o Espírito se deixe arrastar de novo para o caminho do mal, por outros Espíritos ainda mais atrasados. (971)
971. É sempre boa a influência que os Espíritos exercem uns sobre os outros?
“Sempre boa, está claro, da parte dos bons Espíritos. Os Espíritos perversos, esses procuram desviar da senda do bem e do arrependimento os que lhes parecem suscetíveis de se deixarem levar e que são, muitas vezes, os que eles mesmos arrastaram ao mal durante a vida terrena.”
971a. Assim, a morte não nos livra da tentação?
“Não, mas a ação dos maus Espíritos é sempre menor sobre os outros Espíritos do que sobre os homens, porque lhes falta o auxílio das paixões materiais.”
Veem-se Espíritos, de notória inferioridade, acessíveis aos bons sentimentos e sensíveis às preces que por eles se fazem. Contudo existem outros Espíritos, que os supomos mais esclarecidos, revelarem um endurecimento e um cinismo, dos quais coisa alguma consegue triunfar, mas a prece só tem efeito sobre o Espírito que se arrepende. Com relação aos que, impelidos pelo orgulho, se revoltam contra Deus e persistem nos seus desvarios, chegando mesmo a exagerá-los, como o fazem alguns desgraçados Espíritos, a prece nada pode e nada poderá, senão no dia em que um clarão de arrependimento se produza neles.” (664)
664. Será útil que oremos pelos mortos e pelos Espíritos sofredores? E, neste caso, como lhes podem as nossas preces proporcionar alívio e abreviar os sofrimentos? Têm elas o poder de abrandar a justiça de Deus?
“A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a alma por quem se ora experimenta alívio, porque recebe assim um testemunho do interesse que inspira àquele que por ela pede e também porque o desgraçado sente sempre um refrigério, quando encontra almas caridosas que se compadecem de suas dores. Por outro lado, mediante a prece, aquele que ora concita o desgraçado ao arrependimento e ao desejo de fazer o que é necessário para ser feliz. Neste sentido é que se lhe pode abreviar a pena, se, por sua parte, ele secunda a prece com a boa-vontade. O desejo de melhorar-se, despertado pela prece, atrai para junto do Espírito sofredor Espíritos melhores, que o vão esclarecer, consolar e dar-lhe esperanças. Jesus orava pelas ovelhas desgarradas, mostrando-vos, desse modo, que culpados vos tornaríeis, se não fizésseis o mesmo pelos que mais necessitam das vossas preces.”
'Ser diferente!'
A tristeza divina produz arrependimento que leva à salvação. - 2 Coríntios 7:10
Lloyd Ogilvie, capelão do Senado dos EUA, conta sobre uma época em que estava almoçando com um empresário de destaque. Uma mulher, que reconheceu o executivo, foi até a mesa e o cumprimentou com um tapa forte nas costas, fazendo com que derramasse café no terno. Então, com um gesto extravagante, ela jogou a estola de pele por cima do ombro, acariciando o dr. Ogilvie. "Oh, me desculpe", ela se desculpou. O executivo olhou-a nos olhos e disse: "Senhora, não se desculpe, seja diferente!"
Quando pecamos, o Senhor não está interessado em apenas um rápido pedido de desculpas. Ele procura uma atitude diferente e uma mudança de comportamento. As escrituras chamam essa tristeza divina que leva ao arrependimento (2 Cor. 7: 9-10).
Paulo viu essa tristeza nos crentes de Corinto, que resultaram da resposta a uma carta de repreensão que ele havia escrito (1 Cor. 5: 1-8). A princípio, incomodou-o o fato de tê-los feito tristes (2 Cor. 7: 8), mas quando a tristeza deles levou a uma genuína mudança de coração, o apóstolo se alegrou (vv.9-11).
A tristeza pelo pecado pode ser boa ou ruim. No entanto, somente quando leva a uma intenção de mudar é que ele liberta a culpa e a renovada alegria de nossa salvação.
Para Estudo Adicional
Segundo Coríntios 7:11 apresenta sete características
do verdadeiro arrependimento. O que eles são?
Repita-os com suas próprias palavras.
Arrependimento: um coração partido pelo pecado e pelo pecado. Dennis J. DeHaan