Arrependimento
A concepção do arrependimento como uma capacidade crítica, ultrapassando a estática expressão de remorso por ações passadas, adquire um caráter dinâmico e construtivo.
Ao invés de se deter na lamentação, o indivíduo se engaja na análise crítica de suas escolhas e ações, buscando aprender e fomentar um desenvolvimento pessoal e moral. Isso sugere a possibilidade de uma transformação positiva através da reflexão sobre falhas e limitações, em contraste com uma resignação estagnante diante dos erros cometidos.
O arrependimento como uma capacidade crítica construtiva, que vai além do mero remorso, promovendo o aprendizado e crescimento moral através da análise reflexiva das ações passadas.
Quando você for fazer um pedido de desculpas, lembra-se, que o teu arrependimento esteja a Altura do Mal que você causou.
O arrependimento, humildade e empatia são os remédios que cortam as doenças mais graves do ser humano!
"Decisões feitas na pressa são sementes de arrependimento."
O Guia Moderno de Salomão – Provérbios para os Tempos Atuais
O verdadeiro arrependimento não vem de choros ou emoções, isso é remorso. O arrependimento verdadeiro traz consigo uma mudança de atitude e de caráter.
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Assim como o arrependimento inclui a confissão e o abandono do pecado, também envolve viver uma vida devota a Deus.
O verdadeiro arrependimento, à luz da fé bíblica e cristã, não é uma máscara a ser vestida nem um papel a ser interpretado; é um caminho vivo e transformador, uma jornada diária de purificação e abandono sincero do pecado.
Que possamos dividir sorrisos em vida para que não haja arrependimento no luto pela presença que não demos enquanto podíamos dar!
O arrependimento só é verdadeiro quando ele nos leva de volta para casa.
Lucas 15:17: Então, caindo em si...
Lucas 15:18: Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai...