Frases de arquitetura que falam da arte de projetar

⁠Afinal, o que é beleza? Certamente nada que possa ser calculado ou medido. É sempre algo imponderável, algo que está entre alguma coisa.

Inserida por matheusrudo

⁠A arte de construir é, na realidade, sempre a execução espacial de decisões espirituais. Está vinculado ao seu tempo e se manifesta apenas ao abordar tarefas vitais com os meios de seu tempo. Um conhecimento dos tempos, suas tarefas e seus meios são as pré-condições necessárias do trabalho na arte da construção.

Inserida por matheusrudo

⁠Prudência é o mal necessário para o bem desejado.

Inserida por flaviosantos10

⁠O óbvio, quase sempre, é a resposta que precisamos para nossas decisões mais difíceis.

Inserida por flaviosantos10

⁠Nunca, mas nunca mesmo tente mudar algo em sua vida da qual você não possui controle.

Inserida por flaviosantos10

⁠Ninguém fará nenhum mal, dano moral ou psicológico capaz de destruí-lo, a não ser que você permita isso acontecer.

Inserida por flaviosantos10

⁠As pessoas são tão incríveis quanto diferentes em talentos, habilidades e capacidades.

Inserida por flaviosantos10

Jamais deve haver concorrência em um casamento, mas uma parceria de sucesso e orgulho conjunto.

Inserida por flaviosantos10

Motivações certas te levam a tomar decisões mais racionais e menos emocionais.

Inserida por flaviosantos10

⁠Compartilhar suas decisões de forma indireta, inteligente e com as pessoas certas será o primeiro passo para enxergar se elas poderão ou não serem concretizadas.

Inserida por flaviosantos10

⁠Ser líder deveria significar menos o ser autoritário ou dominador e mais sobre ser um bom condutor de decisões.

Inserida por flaviosantos10

⁠Respeito e Orgulho, não tem nada mais fortalecedor para uma parceria de sucesso, seja na vida pessoal ou profissional.

Inserida por flaviosantos10

⁠Deveríamos nos preocupar mais com as consequências de nossas decisões do que com as decisões propriamente ditas.

Inserida por flaviosantos10

⁠⁠Quando tomamos decisões em conjunto compartilhamos a responsabilidade, a alegria do sucesso e a tristeza da derrota, somos juntos coparticipantes dos resultados de nossa decisão e não há em quem atribuir o sucesso ou o fracasso.

Inserida por flaviosantos10

⁠De nada adianta termos conhecimentos diversos e profundos sobre questões importantes para a nossa vida se não aplicarmos isso em nossa vida prática.

Inserida por flaviosantos10

⁠⁠Algumas coisas na vida não negociamos, ou pelo menos não deveríamos, e uma delas é o caráter.

Inserida por flaviosantos10

⁠O mundo moderno da arte nos apresenta nada menos do que a própria realidade, tanto física cotidiana quanto psicológica do individuo, procurando mostrar, traduzir e expressar essa nova realidade na quebra de paradigmas artísticos, busca uma reflexão acerca da sociedade, do que aflige o individuo e a máxima expressão dos sentimentos e identidade nacional (esta última, no caso do Brasil).

A arquitetura moderna, por exemplo, busca um design futurístico, aliando comodidade e aproveitamento do espaço, devido as novas tecnologias na construção civil, esta é uma forma de aproveitar estes artifícios e demonstrar a época tecnológica de nosso tempo.

A arte moderna, afinal, é moderna, por apresentar uma nova forma quase que totalmente desconexa com a arte convencional e realista, de certa forma, com um liberalismo artístico, valorizando somente a expressividade e significado que a obra vem a despertar ao apreciador.

Inserida por AZEVEDODouglas

⁠A força motriz da educação transforma uma sociedade; funciona como pedra de toque daqueles que mergulham na arquitetura da sabedoria.

Inserida por JBP2023

A chegada da era moderna impulsionada pelas Revoluções Francesa e Industrial no séc. XIX, bem como a ascendência da vida urbana, mais rapidez nos deslocamentos e a mudança na quantificação do tempo para unidades métricas (uma forma de facilitar as relações comerciais, que antes se baseavam em trocas) trouxeram para os artistas um paradoxo que os acompanha até a contemporaneidade.
Até então as artes eram restritas em sua grande maioria ás obras religiosas e para nobreza, tratavam-se não de criações propriamente ditas, mas de atender pedidos dos seus clientes. Com a revolução burguesa, abriu- se um novo leque de potenciais compradores; agora quem pudesse pagar pelo trabalho artístico (basicamente burgueses e comerciantes) faziam a encomenda diretamente com os artistas.
Á cerne da questão está em, quem produzia arte agora é o que chamamos hoje de “freelancer”, à medida que não estavam mais exclusivamente atrelados aos antigos consumidores de seus trabalhos. Entretanto para vender-los precisavam agradar a clientela, temos o seguinte quadro: Artistas “livres” para produzir e vender para quem quer que seja (desde que tenha como lhe pagar), mas que precisam seguir parâmetros que o mercado e gosto popular indicam (geralmente bem inferior ao que os artistas consideram bons), a fim de se sustentarem financeiramente, uma tremenda contrariedade que circunda esses profissionais. Como trabalhar seu portfólio, sem perder a identidade que o levou a ser artista, que move suas inspirações e conseguir sustento econômico que lhe traga retorno satisfatório (vale lembrar que arquitetos, pintores, escultores etc, estudam consideravelmente para entregar um produto de alto nível).
Nesta linha tênue que todos os anos surgem novos profissionais da área de Artes Visuais e escritas cheios de energia e vontade de deixarem seus nomes eternizados no rol de memoráveis que o mundo já conheceu e acabam batendo de frente com um mercado que acaba cortando muitas assas e formatando-os na mesma fôrma, independentes do como chegaram até ali.
Contudo, o que por vezes faz com que surja um desses milhares que ande na contramão esta na possibilidade de “ascensão artística”, que faz com este se destaque dos demais e alcance “A luz no fim do túnel” para aqueles que não abrem mão da identidade artística que consiste em ultrapassar a barreira dos “reles mortal” dependentes de agradar os compradores e alcançarem o patamar de “lenda” que independente de outros fatores pode usar de toda sua inspiração para ficar marcado na história das artes, reverenciais como Oscar Niemeyer, Zara Hadid, Gaudí, Beethoven, Shakespeare chegaram a um nível que já não importava o conteúdo produzido, simplesmente por serem eles já é considerado marcante, claro que nas obras desses artistas, uma ou outra se fossem assinadas por algum recém formado não seria tão badaladas, a questão é independentemente da maneira que chegaram a este status, estão lá eternizados na memória e estudo da arte, com todo mérito que tem direito. Esta talvez seja a única saída para aqueles que não abrem mão de todo sentimento e identidade.
É inevitável viver essa contradição na vida de quem trabalha com arte, o que muda é a forma de encarar esta situação. Se adaptar ao mercado somente? Agarrar com todas as forças sua corrente artística até que o reconhecimento chegue (se chegar)? Tentar se equilibrar entre um e outro? A resposta está na mente de cada um dos que dia pós dia adentram no magnífico mundo das Artes.

Inserida por LucaSerafim

⁠É Deus....
Nem sei como expressar...
Nem sei como nem abrir a boca pra falar...
Nem sei se choro...
Ou fecho os olhos...
E me balbuceio...
Nas próprias lagrimas...
Só em imaginar....
Como podes....
Tao grande...
Tao perfeito...
Tao sublime...
Tao adoravel...
Tao poderoso....
Pois pintastes o céu...
Coloriu a terra...
Fez tudo em detalhes...
Tudo sem medidas...
Aqui...
Não caberá o que sinto..
Muito menos...
Onde meus pensamentos viajam...
Só temho que te louvar...
Te adorar sem cessar...
Te amar sem parar...
Obrigado...
Muito obrigado....
Te peço perdão...
Mais que perdão....
Não tenho nada a pedir...
Somente entregar....
Tudo de mim...
Nas tuas preciosas mãos.....


Autor:José Ricardo

Inserida por JoseRicardo7