Aprendizagem
A me lapidar
A vida tem andado a me lapidar.
Tem ela se preocupado em meu formato mudar.
Sinto que viver é um eterno abandonar.
Um passado descolorido,
numa luz anêmica,
pra trás tão no pretérito deixado.
Contemplo-me no espelho.
Olhar magoado.
Vejo marcas e machucados.
Cicatrizes feias e profundas.
Enquanto todos dormiam
a vida de mim fazia o que queria.
Nunca houve certeza de amores correspondidos.
Nunca houve certeza de anseios respondidos.
Minhas ambições... tantas... as ondas do mar pra bem longe levaram.
Meus sonhos... de sonhos nunca passaram.
Mas uma coisa aprendi: quando a vida me chama digo – Estou aqui!
Sempre... silentemente não.
"As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar."
Seja crítica e questione as “verdades absolutas”, tentando sempre enxergar os diferentes pontos de vista de uma mesma situação. Saber interpretar e ter opinião própria é um passo importante contra a alienação.
Neste ano eu:
Sorri. Chorei. Me divertir. Viajei.
Estudei. Decepcionei. Conquistei.
Aprendi. Errei. Perdoei. Perdi perdão.
Fiz novas amizades. Distanciei de algumas.
Vivi momentos muito bons.
Outros nem tanto. Uns inesquecíveis.
Outros dolorosos.
Mas chegou no final do ano,
com gratidão, pois até nos
momentos mais difíceis aprendi.
E acima de tudo, Deus esteve comigo!
Didática é empatia metamorfose - instrumento do mestre para transmitir conhecimento: transformações acontecem. Se não sintonizarem-se as partes, não haverá nada além de fingimentos.
Pessoas que se apresentam amistosas somente em momentos de fraqueza, precisam transformar essas experiências indesejáveis numa oportunidade para o aprendizado de convivência social positiva.
Experiências da Vida
Hoje enquanto eu fazia o almoço comecei a observar como são as coisas em nossa vida
Percebi que qdo eu era jovem eu não enxergava a sujeira na tomada da cozinha, nem fazia idéia do que era terminar um almoço ou jantar com a cozinha arrumada o que causava certa aflição pois, depois tinha uma cozinha inteira para limpar.
A inexperiência...
...me lembro qdo eu preparava meu enxoval para casar e eu adorava edredons, aí comprei uns 3 e descobri como é difícil arrumar um lugar para guarda-los por causa do volume.
Mas o que me fez pensar tudo isso foi apenas que as experiências da vida são adquiridas com o tempo, mas todos me cobravam tudo desde muito nova, tinha verdadeira aflição em ver minha mãe naquela limpeza desenfreada por todos os cômodos da casa e jamais imaginei que uma tomada encardida me incomodaria um dia, ou que sentiria alívio ao terminar o almoço e ver que deixei tudo organizado e limpo, que pia sem louças para lavar me traria paz, na verdade não tinha idéia que me tornar meu pior pesadelo um dia faria eu me sentir bem.
"Ao enfrentar os desafios e os obstáculos que a vida oferece, um ser humano tem a oportunidade de encontrar nos caminhos mais árduos, a aprendizagem necessária para conduzir com êxito a sua própria existência".
“Usar os mais importantes valores humanos como oportunidade para construir uma organização de trabalho digna e responsável, que impulsionea força e a determinação de cada colaborador dentro de uma empresa são atitudes que refletem o resultado de uma conquista dentrode uma dinâmica de atuação gerencialque faz de sua missão uma permanente oficina de aprendizagem corporativa.”
Sucesso é o resultado de tentativas, de erros, de aprendizagens, de mais tentativas, de mais erros e de mais aprendizagens.
APRENDER tem origem No Latim AD, “junto” mais PREHENDER, relacionando com o ato de “trazer para junto de si”. Só é aprendizagem quando toma para si um determinado pensamento, com ou sem a mediação do Professor.
“Cumpre lembrar que: sempre me ative à leitura, incansavelmente, com olhos famintos e sedentos por conhecimento. Assistia às aulas de meus mestres quase como um estivador em um show gratuito de ‘strip-tease’.”
Compreender os estágios de desenvolvimento da inteligência, como se dá a evolução do pensamento e interessar-se sobretudo em compreender os erros da criança, são atitudes de um verdadeiro educador interessado na formação psíquica saudável do sujeito.
Nós somos tempo. Compreender aquilo que nós somos é compreender o tempo que nós somos, aquilo que o tempo exterior, o tempo da história, o tempo da sociedade é em nós. Não se faz essa aprendizagem sem que ela seja uma metamorfose permanente daquilo que nós somos.
Olhar para o espelho será sempre olhar para o passado. Entender o passado é fundamental para olhar para o futuro, se não pararmos ali. O risco é entrarmos no dilema de narciso, se admirando e achando que o que vê é suficiente. Uma metamorfose ambulante, de transformação não somente estética, mas também de conceito, a de se não só o diferente, mas o processo de transformação constante em algo comum.
Luta, foco e fé. E compreensão, carinho, compaixão, amor, paciência, determinação, força, inteligência, capacidade, persistência, equilíbrio…