Aprendizagem
A repetição é mesmo mãe da aprendizagem?
Repetição é condição necessária, mas não suficiente, para a aprendizagem.
É preciso repetir com inteligência, utilizando estratégias que efetivamente potencializam o aprendizado.
Por exemplo: se você repetir, diariamente, a rotina de estudar feito louco e dormir 4 horas por noite, você não aprenderá nada.
É durante o sono que memórias são consolidadas, e que o cérebro se prepara para conseguir absorver novas informações no dia seguinte.
Quando a atitude do educador é a mediação, a aprendizagem acontece de forma significativa, porque quem aprende, ver em seu mediador, o sentido no que se pretende aprender.
Não é a metodologia que apresenta resultados em um processo de ensino e aprendizagem, mas a afinidade entre o planejamento e a prática.
Quando se muda o foco do ensino e aprendizagem,
retirando do aluno para o resultado
que ele possa apresentar, em avaliações externas,
o educar transforma-se
em um cadáver sepultado
na cova chamada escola.
"As derrotas ou fracassos são oportunidades de superação, de aprendizagem, de reorganização para novas empreitadas em busca do objetivo final."
Acredito Que Cada Relacionamento Nosso É Aprendizagem Pro próximo,Nunca iremos Errar Duas vezes... <3
Sobre os professores...
Pela didática trilhamos o caminho para a aprendizagem.
Pelos livros, uma aliança com instigantes emoções se concretiza.
Porém, são com os professores que a imaginação ganha forma, os saberes profundos nos são revelados, a didática se cria e os livros nos são apresentados como amigos e companheiros na bela jornada dos saberes e da vida.
Que o novo ano seja um campo fértil para o cultivo do nosso ser, onde as sementes da aprendizagem brotem entre os espinhos da adversidade. Que não sejamos poupados das lágrimas que regam nossos dias, mas que essas mesmas lágrimas fortaleçam nossa alma para encarar os desafios que se avizinham.
Que não nos seja dado um caminho desimpedido, mas que nos tornemos resilientes o suficiente para enfrentar qualquer jornada, mesmo aquelas que parecem ser íngremes e desconhecidas. Que não nos seja negada a experiência das dificuldades, mas que o temor seja removido de nossos corações, guiando-nos com coragem e firmeza diante do desconhecido.
Que não recebamos apenas a luz radiante do sol, mas que saibamos manter o brilho do nosso rosto mesmo nas sombras, iluminando não apenas o nosso próprio caminho, mas também a jornada dos outros. Que a vida não seja apenas uma constante busca pelo conforto, mas um chamado para estender a mão àqueles que mais precisam, despertando em nós a ânsia de sermos presentes onde a ajuda é mais urgente.
Que o amor, a paz, a esperança e a alegria de Deus inundem nossos corações no próximo ano, transformando cada desafio em uma oportunidade para crescer, cada lágrima em uma dádiva de aprendizado e cada momento sombrio em um reflexo mais profundo da luz que podemos oferecer ao mundo.
Que o novo ano seja um convite para sermos melhores uns para os outros, para olharmos além das nossas próprias dores e encontrarmos significado em cada gesto de compaixão e em cada ato de amor que compartilhamos. Que a jornada do próximo ano seja permeada pela coragem de enfrentar as tempestades e pela serenidade de encontrar paznomeiodelas.
Não faças um drama com qualquer problema. Transforme-o numa aprendizagem que te ajudará na gestão, na resolução ou chegar à conclusões de outros problemas! Tenha bom ânimo!
O uso da linguagem dialógica no EaD amplia o potencial do ensino-aprendizagem não utilizado normalmente no processo tradicional que é mais focado na quantidade de conteúdo ministrado.
Cada Percurso, é uma Estrada.
Cada Estrada, é uma Caminhada.
Cada Caminhada, é uma Aprendizagem.
Cada Aprendizagem, é uma Sábia Espera.
Cada Sábia Espera, é um Organizado Sucesso.
Percorra, Caminhe, Busque, Aprenda... ESPERE!
"Lá vem o Sucesso "!...
Não é a metodologia em si que faz florescer a aprendizagem. Será que há um método infalível? que é só aderir e ceifar os frutos? Não adianta priorizar o meio moderno em detrimento do jeito convencional de lecionar. A abnegação e o expurgo jamais devem ser praticados. Pois o que resulta em conhecimento, não são as metodologias exercidas, mas sim, a entrega, o foco, o desejo o espanto e a cumplicidade dos docentes e dos discentes na mesma intensidade.
111122