Aprendizado da Vida
"É longa a jornada em busca do autoconhecimento, porém diferente das vezes em que nos dispomos por bens materiais ou reconhecimento, essa é a única capaz de assegurar a chegada a um porto seguro de paz e serenidade, a completude de estar pleno de si."
"Desistir nunca é uma opção quando você compreende que é a forma como reagimos nos momentos de adversidades que moldam nosso caráter.
Portanto as batalhas difíceis da vida não são um prenúncio do fim, mas do quão grandioso tem sido o nosso aprendizado."
"Circunstâncias nos agridem todos os dias, ainda assim devemos ser gratos.
Porque embora ofensas injustas nos causem dor, o viver dessas experiências e o enxergar do mau que há no outro, é também a oportunidade de evoluirmos no aprendizado de como nós jamais seremos."
E vamos fazer dos ovos que nos foi jogado, uma deliciosa omelete. Assim seguimos sempre otimista, enxergando até mesmo nas dificuldades alguma lição a ser aprendida.
HORIZONTE DE AREIA
Com as alvoradas, tornamo-nos capazes de conciliar o horizonte e a areia. Compreendemos o valor das águas de outrora que, de grão em grão, formaram a praia do agora.
Realmente, “o rio já não é o mesmo”...
Os olhos estão no horizonte, mas, continuo sentindo a areia entre os dedos dos pés.
Alcançamos o horizonte com os olhos, e se olharmos para o lado, o vemos refletido em outros olhos. Diferentes perspectivas, mas, o mesmo horizonte. Assim, ele pode não ser só seu, como ser de todos ou, simplesmente, não ser de ninguém.
Não! Não é uma corrida, muito menos uma disputa. Na verdade, é um teste. Um teste de altruísmo e empatia. Um teste de quebra das barreiras do egocentrismo. Indiscutivelmente, existem mais horizontes do que olhos!
Mas, será que ele está longe? Não sei. Talvez. O que importa? O importante é que, mesmo que mude, continue sendo horizonte.
Os olhos estão no horizonte, mas, continuo sentindo a areia entre os dedos dos pés.
A areia está logo ali. Aqui. Apesar de os olhos serem suficientes, não são necessários à sua percepção. Diferentes sentidos a experimentam. Mesmo que tente fugir, ela te acompanhará. Ela te incomodará e despertará recordações…
Ah… e, como é bom recordar!
Enquanto o horizonte pode estar distante, a areia está ao alcance dos dedos. Cada grão traz um motivo, um significado. Um aprendizado! Às vezes, não enxergamos esse motivo, porém, a sua ausência conduziria a uma praia totalmente diferente…
Será que o horizonte de lá seria tão belo quanto o de cá?
Embora essa areia possa queimar em dias quentes, as cicatrizes deixadas são prenúncios de êxito para se chegar ao mar. Entender o porquê de estar onde está, é reconhecer a importância de cada grão, independente do que esse desperta.
Os olhos estão no horizonte, mas, continuo sentindo a areia entre os dedos dos pés.
Me volto ao horizonte. Eu quero chegar lá. Eu vou chegar lá! E, quando eu chegar lá?
Ah! Lá, o horizonte se tornará areia! Mas, se aquiete, viva cada grão, guarde o seu tempo.... Aí então, fique na ponta dos pés e olhe mais adiante.... Um novo horizonte estará a surgir!
Os olhos estão no horizonte, mas, continuo sentindo a areia entre os dedos dos pés.
MUDANÇA DE OPINIÃO
Se mudarmos nossa opinião com o decorrer do tempo, isso não diz que somos voláteis ou instáveis, isso diz que ainda estamos dispostos a aprender, inclusive humildade.
Todos estão nesta dimensão para aprender mas cada um receberá personalissimamente, a melhor lição que necessita.
"Nossa jornada é efêmera, nossos percalços são muitos, ainda assim, caminham melhor aqueles que não se esquecem desta preciosa lição: "conhece-te a ti mesmo"."
O fracasso pode servir de ponto final para uma história ou de início para outro capítulo, vai depender do autor e seu desejo de continuar.
O verdadeiro significado de viver é encontrar propósito e felicidade em cada momento, aprendendo, amando e crescendo a cada dia.
"O verdadeiro significado da vida não está em apenas existir, mas em encontrar propósito e significado em cada momento da jornada."
Podemos seguir por vários caminhos diferentes, na dúvida sobre qual o melhor destino, consulte a bússola que pulsa em seu coração.