Aprender com o passado
"Contigo estou aprendendo que o Amor, por mais que os resquícios inoportunos de um passado sombrio tenham adentrado meu ego e me tiveram feito chorar, pode-se então encontrar no momento perfeito, que é o de encontro entre o meu e o teu sentimento".
Você não pode consertar os erros do passado, mas pode aprender com eles e mudar. Cada novo dia é uma nova chance que damos a nós mesmos e às pessoas que amamos. Não temos mais o passado, mas o futuro pode ser o que quisermos que seja. (Roberto Falchi Martins)
Muitos aprendem com os erros do passado e dos outros e é por essa razão que continuam errando.
Faça o certo, aprenda com Jesus.
Agradeça ao passado, por tudo que aprendeu, e que foi ensinado.
Agradeça ao futuro, por tudo que você vai realizar.
Agradeça ao presente, por tudo que está fazendo.
Aprendemos com o passado a não repetirmos os mesmos erros de antigamente e acessando as nossas memórias resilientes, também encontraremos soluções. Porque no passado existem erros e acertos, cabe a nós, decidirmos o que queremos de nós mesmos. Se desejarmos crescer e progredir, usaremos o nosso passado com sabedoria, sem desprezar o presente, no qual estamos semeando nosso futuro. O passado é tão importante, que o futuro só acontece se existir o passado. Então sejamos sábios ao contemplarmos o nosso passado, presente e futuro. Retiremos de nosso histórico as mais belas lições que nos ajudarão a construir no presente um sólido futuro, melhorando assim os nossos aspectos físicos, psíquicos e sociais.
O único caminho possível para o desenvolvimento humano é aprender com as experiências do passado. Quem aprende, avança, quem não aprende, permanece estagnado.
Devemos sim olhar para o passado, não para nos apegar; mas há de se aprender algo, analisarmos em nosso trajeto o que vale a pena levar adiante! Avaliarmos sobre o que se estacionou lá que deveríamos ter atentado para devida manutenção! Vergonha é não edificar sabedoria, dar passos atrás para impulsionar é maestria, retorno pode ser mais assertivo que pesada bagagem!
O que a gente errou no passado, a gente concerta no presente, né?
Afinal, a gente só aprende com os nossos erros.
O amanhã será um reflexo do que aprendemos no passado, aplicamos no presente e colheremos no futuro.
Não use o passado para julgar o presente, por que o passado é uma lição que aprendemos para o presente.
Aprendendo com o passado
Pegue Mark e traga-o com você, pois ele é útil para mim no ministério. - 2 Timóteo 4:11
Escritura de hoje : Atos 15: 36-41
Todos nós lamentamos o passado e tentamos esquecer nossos pecados e erros. Nós nos sentimos muito como o personagem da banda desenhada Peanuts , Linus, que disse: “Talvez devêssemos pensar apenas hoje.” Charlie Brown discordou: “Não, isso está desistindo. Ainda espero que ontem melhore.
Sabemos que não podemos mudar o que aconteceu ontem. Mas podemos aprender com os pecados e erros de ontem e, com a ajuda de Deus, podemos usar esse conhecimento para melhorar o amanhã.
Foi o que John Mark fez. Ele havia começado uma jornada missionária com Paulo e Barnabé, mas quando eles entraram na Ásia Menor, ele os abandonou e voltou para casa (Atos 13:13; 15:38). Não nos dizem por que ele foi embora, mas o apóstolo Paulo viu isso como uma deserção vergonhosa.
Mais tarde, Mark tornou-se colega de trabalho de Barnabé (15:39). Não sabemos os detalhes, mas em algum momento Marcos deve ter mudado e se reconciliado com Paulo (Colossenses 4: 10-11). Quando Paulo estava na prisão, aguardando execução, pediu a Timóteo que viesse trazer Mark com ele. Ele indicou que Marcos era “útil para mim no ministério” (2 Timóteo 4:11).
Não podemos apagar ontem, mas podemos aprender com isso. Quando levamos nossos pecados e erros ao Senhor e buscamos Sua ajuda, podemos ser melhores hoje e amanhã.
Refletir e orar
Para Estudo Adicional
Como sabemos que Deus nos perdoa? (1 João 1: 9-2: 1).
Leia a versão online do livreto Quando não medimos
O fracasso nunca é final se você começar de novo com Deus. Herbert Vander Lugt
Aprendemos muitas das vezes com o nosso passado, pois o passado sempre ensina de
alguma maneira a nunca repetirmos os mesmos erros...
Precisamos aprender a vivermos mais o momento, pois se estivermos com a mente no passado ou no futuro, não estaremos vivendo o que realmente existe de fato, que é o presente.
A vida é breve demais para desperdiçar com olhos cheios de lágrimas. Aprender com os erro do passado e viver a dádiva que é o presente!